quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

2016

          

                                                      


                                    2016


" BAMOS" PUXAR PARA CIMA.
 
Boas entradas!


Um abraço especial para os meus camaradas, amigos e familiares na Eternidade, especialmente para alguns que não referi no meu Bilhete de Natal, a quem nunca esqueci e muito amo: José Afonso que me visitou na prisão com a sua mulher Zélia, Brissos de Carvalho, Ramiro Correia, Marques Júnior, João Crisóstomo do Centro Reforma Agrária de Èvora, Cor Baptista CEM do COPCON, o inseparável camarada comando na Reforma Agrária Major Gil, o meu camrada, então, capitão Sardinha que para proteger Mário Soares ,na Madeira, em 1976, levou com muitos ovos no capacete, alguns na cara, o comandante Xavier,  o meu camarada sargento da FA Guy e  o grande capitão Pestana do assalto ao quartel  de Beja com quem estive uns dias no QG do Funchal e  que a sua filha Isabel visitou-me, sempre, na Trafaria, quando estive preso e mais alguns cuja face vejo, e não recordo os seus  nomes...

  Já partimos, muitos... e, bem cedo...

COISAS!....

Abraço-vos
joão

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

BILHETE POSTAL AO FILHO DE UM GRANDE MÉDICO -DE SEU NOME GOVERNO.

 
 

 
 
 
Nota: O Dr. Governo teve consultório em Algés e foi médico dos CTT.
 
Caro Steven
 
Como sabes, tenho pelo teu pai uma longa e profunda consideração pela consulta que tive com ele há décadas, e, apesar de já ter partido para a eternidade, continua entre nós. Vive!
 
Igual consideração cultivo pela minha irmã e MILHARES de Médicos que ganham nos hospitais muito pouco (muitos entre 1500/1800 €), trabalham em condições quase sub-humanas, e estão enojados, desmotivados com estas repelentes campanhas de gente bárbara em que até alguns, muitos, estão vivos devido ao sacrifício de grandes médicos. E nisto há também as campanhas orquestradas para destruição do SNS, de que, o CM parece ser uma ponta de lança.
 
Todavia, ainda hoje, logo ao amanhecer ,dei graças à minha "Santa" pneumologista, Dra. Susana de Castro, dos Lusíadas,( já lhe disse que no meu coração ergui-lhe uma estátua) porque pela sua competência no diagnóstico e interesse reduziu, em muito, os incómodos que o inverno me acarreta. Ainda bem que há medicina e médicos, não só porque nos aumentam a esperança de vida, mas também a qualidade desta.
 
Não fora o egoísmo e a barbaridade civilizacional em que vivemos e o primeiro acto seria o de justiça: louvar os médicos, os enfermeiros, os militares, os padres, os juízes, os policias, as empregadas das grandes superfícies e das pequenas, isto é, todos os que cumprem; depois julgar os governos que nos desgovernam e, simultaneamente, perseguir, condenar os corruptos médicos e outros que não cumprem as suas funções e violam os deveres deontológicos e éticos.
Contudo, como podem as pessoas humanas de bem esperarem os melhores comportamentos da generalidade dos seus concidadãos, quando a centenas de quilómetros do centro do Mundo há:
colunas de refugiados a morrerem;
o dito estado terrorista islâmico,
gente sem abrigo, a viverem, aqui, no túnel do Marquês de Pombal. etc .etc. etc.?
 
Quanto ao meu modo de protestar (uns dizem berraria) , sempre direi que sei, o que incomoda e porque incomoda em termos de substância o que digo, mas claro que há outros modos de dizer o mesmo; claro que, por vezes, me emociono um pouco mais; claro que posso parecer agressivo e, por vezes, sou mesmo e quero sê-lo, por me revoltar o cinismo e a hipocrisia, mas também o meu comportamento tem a ver com o facto cultural de ser madeirense, o profissional de ser militar artilheiro, e com a "desvirude" , actual, da honestidade Aceito e concordo com algumas criticas, e, sobretudo, com a discordância com a minha visão das coisas, gostaria é que, em vez de relativizarem o que digo, me mostrassem outras alternativas ou realidades substantivamente diferentes. Quanto ao grau dos desajustamentos concordo que talvez possam ser um pouco menos do que digo, mas no essencial que diferença fará isso?
 
Coisas.!....
 
abraço
joao

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

OS SEBASTIÃO CARVALHO E MELO- EM CORPO INTEIRO: ESOTÉRICO, QUIÇÁ PSICÓTICO, DITATORIAL, NARCISISTA, EFICAZ, PATRIOTA - DEUS!

 

 
Um retrato livre - super-livre - do Marquês de Pombal, feito a partir de uma obra genial -Trilogia Portuguesa- de Miguel Rovisco .( Em Portugal, e bem, há génios e melhor, bem melhor, outros, muitos outros que não o são, destes: uns fazem coisas generosas, merecem o nosso amor; outros, demónios que são, povoam Portugal de Infernos. Sim, onde há diabos, há infernos. fome, mortes, decepados, prisioneiros de consciência.
 
O Mundo, Portugal, precisam de se livrarem das seitas demoníacas, para que a Liberdade resplandeça. Coisa adiada -talvez?)
 
Ei-lo: Sebastião Carvalho e Melo -Marquês de Pombal:
 
Arbitrário: datas, dias, horas serão as que a seu bel prazer entender que são, e os secretários têm de dizer- Sim!ponto ( São ,agora, 30H do dia 56 de novembro de 1775: correcto e afirmativo, Sr. 1º Ministro!);
 
Psicótico,( quiçá?'): os nus de mulheres e homens, a pele nua, incomoda-o - fóbico;
 
Esotérico: Vê os jesuítas a matarem o Rei e depois a queimarem-no vivo. Vai daí deportação de Malagrida para Setúbal, continua a incomodar, logo:  Expulsão dos jesuítas... regressarão....
 
Totalitário Iluminado: A aristocracia é precisa ao desenvolvimento da país, mas domesticada, donde, o primado da politica inteligente e lógica. Os Távoras são um obstáculo, logo, são envolvidos numa conspiração contra o Rei, e, consequentemente,  são eliminados -lógico- A  Politica inteligente de um esperto com consequências inaceitáveis... mas... coisas... o país avança... ( segundo LMM - Librax da Manutenção Militar - Sebastião seria, hipoteticamente,  o Modelo de Inspiração de Costa neste transe em que, segundo o cronista, elimina na mesma jogada quádrupla PPP e PP -tanto P - e Seguro e Sócrates -SS, tanto S - uma equação perfeita -PPP.PP SS, coisas...);
 
Eficaz- Reconstrói Lisboa em 1755 ( D. João Jardim, na Madeira, 2010, faz  o mesmo) . Enterra os mostos no mar alto, para evitar epidemias, cuida dos vivos, persegue os desertores de Lisboa. Obriga todos a trabalhos forçados. Prende os larápios.
 
Trabalhador: trabalha no seu gabinete sem horário - 24 ou mais horas por dia, dia após dia( Ele define as horas de um dia 24, 28, 500,  ele, e só ele,  sabe)
 
Deus: o povo quando acorda tem de ver sempre a sua face, não por medo (pudera!), mas por causa das suas sobrevivências;
 
Patriota: agricultura avante, indústria vamos a ele. Basta de Ingleses a mandarem em Portugal , através do comércio  -  RUA! VIVA PORTUGAL LIVRE!

Palavra e compromisso voláteis, conforme a atmosfera: não recuarei- nunca! Porém se a atmosfera for hostil cavará, como um tal de Portas, porventura?
 
Impoluto : sempre ao serviço do país, honestíssimo, mas Rei morto, e é acusado de peculato -Tudo Falso! É rico, sim, pelas poupanças de 1ª Ministro, obviamente, pudera! (Quem acredita?)
 
Eis os ditadores sempre iguais e com direito a estátuas.
 
Depois do Marquês, D. Miguel, Salazar quem se seguirá?
 
TRÁGICO ... COISAS....

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A CAGARRA-MORTE PAIRA SOBRE PORTUGAL.

 
                                                    Flor cadavérica



PAÍS DE CONFUBALAÇÔES , MAS MORRE-SE: MORREU MAIS UM HOMEM NO SNS.

Um abraço solidário às famílias.

O meu filho, também,poderia ter morrido, quando esse outrem, Correia Campos, iniciou, sem nenhuma estratégia, a reestruturação do SNS, com fecho das urgências nuns hospitais, sendo os operados dirigidos para outros, onde, nada sabiam dos procedimentos precedentes. Podia ser faltal, a quantos terá custado a vida? Não custou ao meu filho,porque ele aguentou mais uns dias o não terem feito a completa drenagem dos protudos tóxicos, após uma segunda operação,provocada por uma de apêndicite feita já em fase adiantada , a más horas e mal feita. My god!

Mas de que falam, hoje, estes mesmos que ontem, há meia dúzia de anos, provocaram tanto dano .
SINTO-ME REVOLTADO E ENOJADO COM ESTA GENTE, embora impotente, como cerca de 8 milhões de portugueses, condenados aos ferros pelos tiranos.

E morreram já quantos?

No Inverno Passado, quantos idosos?

Etc.Etc. Etc....
.
Só que a Comunicção Social não estava lá,logo nada aconteceu...obviamente.... mas há quem saiba o que aconteceu, pelo menos nos hospitaias, as familias e alguns deputados, logo...

Mas como podem confabular quanto à situação dos médicos e às condições de trabalho nos hospitais: quanto aos vencimentos, como irmão de médico hospitalar interno com mais cde 20 anos de serviço sei que ganham cerca de 1.500/1800 euros/mês;e as condições de trabalho são péssimas.

Desgraçadamente, enquanto muitos perdem tempo na pornografia politica e nas confabulações, outros, poucos, e, aqui, também, temos denunciado todas estas tragédias, logo, onde têm andado toda esta gente, até porque pode ter havido, por vezes, crimes por negligência e mesmo dolo.

País, querido País!... grandes politicos... grandes confabuladores, mas e a coragem, a dignidade, a moralidade?

Às familias o meu abraço. O meu grito. A minha alma. Até sempre!

Uma lágrima,solitária, por todas as vítimas.

E um grande louvor e amor aos médicos e enfermeiros que fazem o quase impossível, para que alguns carrascos os possam sentenciar, sem saberem do que falam. Gente danada e canalha! Acusem quem devem acusar. A alguns médicos ergo o meu coração, a outros a minha maldição. Não é tudo igual.

Falo do deserto e no vazio, mas...coisas...

andrade da silva

PS: Especificando, no caso do meu filho toda esta maldita confusão, quase fatal, foi entre, o então, Hospital da Força Aérea, hoje, das Forças Armadas, e o Militar Principal. Estes males Vêm muito de trás.

 

domingo, 27 de dezembro de 2015

DA ETERNIDADE UMA RESPOSTA POSSÍVEL.

 
 
 
 
JULGO QUE OS MEUS CAMARADAS E AMIGOS DA ETERNIDADE OLHAM COM UMA
CERTA SURPRESA QUE O LMM,( QUASE UMA SIGLA PARECIDA COM OS ANTIGOS LABORATÓRIOS MILITARES) SAÚDE, NA SIC, OS PROTOCOLOS ENTRE O PS, BE E PCP, EMBORA, ADIANTE QUE ESTE GOVERNO TAMBÉM TEM DE EXPLECAR O OPERAÇÃO HETERODOXA DA VENDA DO BANIF.
 
TODAVIA, O ORÁCULO LMM NUNCA FALA DOS RECEPTORES DOS DINHEIROS QUE FOGEM DOS COFRES DOS BANCOS - PARA QUEM ? QEM? MAS QUEM SÃO OS RECEPTORES? QUEM? PORQUE NÃO SÃO JULGADOS E CONDENADOS?
 
TAMBÉM DEVEM ANDAR ADMIRADOS COM ALGUMAS CONVERSÕES DE FANÀTICOS DE POLOS TÃO OPOSTOS, COMO HOJE, VÃO ACONTECENDO. SEM UMA PINGA DE VERGONHA NAQUELAS VENTOSAS SERÁFICAS DEFENDEM POSIÇÕES CONTRÁRIAS ÀS MUITO PRÓXIMAS DE FASCISTAS RENEGADOS, À ALTURA, COBERTOS POR UM MANTO DE SERAPILHEIRA ROTO E NOJENTO DE UM DADO ANTIFASCISMO DE CONVENIÊNCIA. O FASCISMO-LIBERAL ERA-LHES E, É, MUITO MAIS VANTAJOSO, QUE O SALAZARISTA.E EI-LOS, AGORA, COM IDADES MENTAIS DE 5/6 ANOS INCAPAZES DE VERIFICAREM A CONTRADIÇÃO DE TEREM SIDO SOARISTAS FERRENHOS, E TORNAREM-SE, EM 2015, ADEPTOS FURIBUNDOS E DITATORIAIS (É DO SEU DNA) DO BLOCO DE ESQUERDA. BE QUE AO ACOLHER ESTAS GENTES PROVOCA TAMBÉM, AINDA QUE LENTAMENTE, O SEU SUICÍDIO, SEM SEQUER SER RIRUALIZADO.
 
E, SE ISTO, ESPANTA NA ETERNIDADE, COMO ENTENDER QUE POR CÁ SEJA ALVORECER COM UM CÉU SEM NUVENS, COMO OS DA MADEIRA, EM AGOSTO - COMO?
 
..... COISAS!....
 
andrade da silva

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

NOTAVEL TRABALHO SOBRE UM ACONTECIMENTO ÚNICO.


                                 39 CRAVOS AO RIO TEJO


SIMPLESMENTE ADORÁVEL. QUE GRANDE PRESENTE NATAL.
 
Um trabalho excepcional da Ruth Moreira sobre um acontecimento VITORIOSO : A GLORIOSA COMEMORAÇÂO DO 24-25 de ABRIL 74, em 2013, à hora certa - 22'.55´com a senha: Paulo de Carvalho vai Cantar e Depois do Adeus.
 
Queríamos, queremos celebrar Abril, e construir o Futuro. VAH> CONSTRUIR O FUTURO.

AQUI, TODOS TIVERAM DIREITO À DIZEREM A SUA PALAVRA, OUVIDA.




FOTOS:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=618489561511969&set=a.618489528178639.1073741827.100000527916647&type=3&theater

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

BILHETE POSTAL PARA A ETERNIDADE.

 
 PARA:
MÃE CONCEIÇÃO, PAI JOÃO, TIA, TIOS, PRIMOS, AMIGOS( ENTRE ESTES O PAULO IRMÃO DA GRAÇA GALHARDAS,MÃE DO MEU FILHO, O CARLOS MELON, MEU COLEGA DOS TEMPOS DE LICEU,  PACHECO PEREIRA, PAI DA LENA, COM QUEM PASSEI MUITOS NATAIS ) E CAMARADAS DO MFA CARLOS FABIÃO, VASCO GONÇALVES, SALGUEIRO MAIA, NAVE, SILVA PINTO, CORVACHO, BORREGA, TORRES DE MAGALHÃES, FOGAÇA, AMILCAR E IRMÃO, MIRANDA, MATOS BORGES, QUEIROZ DE AZEVEDO, GUSMÃO NOGUEIRA, SARDINHA, ROCHA NEVES, MAURÍCIO, COSTA MARTINS, SERAFIM RIBEIRO,  ALFERES GUERRA  E CAMARADAS LUTADORES DE SEMPRE -TI JAIME(VENDAS NOVAS), XENCORA CAMOTIM, GOUCHA SOARES,(MEUS ADVOGADOS) JOAO DO GRÃO, PATRÍCIO, A MÃE DO INOCÊNCIO E MULHER DE JOAQUUIM PEDRO DA ESTRELA DA MANHÃ( VENDAS NOVAS,  JOÃO SERRA E JOÃO BESUGA, AMBOS DO LAVRE, A TRANSTAGANA, MULHER DO NOSSO AMIGO POETA TRANSTAGANO  JOSÉ AUGUSTO, O PIAS DO ESCOURAL, PINTO SÁ DE MONTEMOR-O-NOVO  E OS QUE AS FORÇAS CONTRA ABRIL ASSASSINARAM CARAVELA E O PUTO CASQUINHA, E, AINDA OS MILITARES MEUS CAMARADAS QUE MORRERAM EM ÁFRICA, ALGUNS SOB O MEU COMANDO - CABO ANTUNES E  TODOS OS OUTROS, COMO O IRMÃO DA POETA GLÓRIA MACHADO. TODAS AS MULHERES E HOMENS DO MUNDO QUE MORREREM E MORREM  DE PÉ, OU EM NECESSIDADE, E, PIOR, OS MILHÕES QUE NEM TIVERAM TEMPO DE NASCER.
MEUS QUERIDOS IRMÃOS INTER-IRMÃOS
A  todos vós me dirijo, para vos dizer QUE por cá é natal, como sabeis, e julgo que acima das maldades terrenas só há natal, mas também convosco, aqui, na Terra,  só havia lugar para amar. A eternidade já vos habitava.
Como por aí tudo sabem, também não me alongarei muitos mais, e direi o que talvez seja mais importante- minha mãe, meu pai sigo os vossos exemplos e de todos os amigos citados, e convosco, todos os dias ao nosso/ meu lado continuamos no recto caminho, da liberdade, da verdade, do amor. Um dia vos abraçaremos.
De tudo o que por cá se passa têm por certo um conhecimento infinitamente grande, por estas bandas, na Terra, o máximo que se atinge são conhecimentos infinitamente pequenos, mas a maldade cresce, sempre, em progressão geométrica. Há excepções de que sois exemplo - um luminoso  exemplo.
 Amo-vos, se  encontrarem-se na eternidade  uns aos outros, falem do que sabem também de nós, talvez matem umas horas com conversa interessante. Por cá, vos recordamos sempre.
Penso que por aí é sempre Natal, mas à cautela desejo-vos Bom Natal , Bom Renascer a cada um e a todos. Com todos e entre todos vivam estes tempos.
Meu Pai, minha mãe a vossa tradicional e única bênção, vos peço.
Para todos Aquele leal e fraterno abraço
Uma lágrima solitária solta-se....
coisas..... simplesmente....


Abraços  de todas e todos os vossos e meus amigos e demais familiares as minhas irmãs-  Fátima, Ana e meu filho João.

e do vosso
 
 João
 (lá para casa  e para os  meus pais Joãozinho)

PS: Embora não seja novidade registem que por cá morre-se nos hospitais, muita, muita gente, como no inverno de 214/2015; rouba-se nos bancos muito para além dos 6 mil milhões de euros que directamente alguns de nós estamos  a pagar, outros muitos, nem para comerem têm, e, vergonhosamente, outros, muito ricos, para quem o dinheiro vai estão isentos e gozam-nos, mas seja como for   não acontece nada. Somente uns, considerados quase loucos, falam destas coisas.  Mas nada acontece no Estado, governo, tribunais, procuradoria geral da Republica, Provedor Justiça, Assembleia da República, nesta, que devia criminalizar estes crimes são  só discursos bonitos para a fotografia: façam propostas concretas eficazes para a criminalização destes crimes já.


Amigos quando enviarem o vosso cartão postal para os vossos mandem-lhes o meu abraço.


Dos que se disseram de Abril e com alma escurecida mataram a revolução do Sonho de Terra dos trabalhadores do Alentejo, vi a sua sombria passagem pelo planeta azul, sei da sua partida para o território obscuro dos coveiros dos povos, julgo que não fica na eternidade, logo, nada lhes digo, por eles nada sinto, vejo-os como culpados e promotores da escravização do seu povo e dos povos do mundo. Nunca bendirei o dia em que nasceram. Os que fizeram o mais fácil não merecem o meu amor, e,  tanto pior se, com agravo , destruíram a justiça e os sonhos: MY GOD!
 

E isto fizeram os cavaleiros do traiçoeiro Novembro.
 Calam-se, but... eu falo ...coisas....
 

 


PARA TODAS E TODOS FLORES:

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

BOAS-FESTAS




 
BOAS FESTAS!

SEM DEIXAR OS COMBATES, COMO NAQUELE LONGINQUO NATAL DE 1971, EM LUMBALA-VELHA- ANGOLA. BOAS-FESTAS PARA TODAS AS AMIGAS, MÃES, AVÓS,FILHAS,FILHOS,FAMILIARES  E AMIGOS
 
andrade da silva

PODEMOS! PODEMOS SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE PAGAR TUDO.



VAMOS PAGAR 3 MIL MILHÕES OU MAIS AOS DEVORADORES DO BANIF QUE NOS ESCARRAM ( CRUZES QUE TERMO, BUT...COISAS), NA CARA.
...
ONTEM DIZIA NUM TEXTO MALDITO:
 
ELES ,OS DONOS DISTO TUDO, PODEM SEMPRE, NÓS, OS MUITOS OUTROS, NUNCA PODEMOS NADA. SIM!
 
O DESPREZO DE SEMPRE. E FAZEM MUITO BEM...
 
HOJE, CHEGOU A FACTURA: 3 E TAL MIL MILHÕES DE EUROS QUE TEREMOS DE PAGAR.
 
BEM-AVENTURADOS OS...... DELES É O REINO DOS CÉUS.
 
MAS CÁ NA TERRA DEIXEM-SE DE TRETAS SRS DEPUTADOS CRIMINALIZEM ESTES CRIMES.
 
MAIS UMA COMISSÃO DE INQUÉRITO E...?
 
MAIS UMA VEZ A SUPERVISÃO FALHOU E....?
 
E ONDE PÁRA O DINHEIRO?
 
E NÃO HÁ CRIME?
 
E NÃO HÁ JULGAMRENTOS?
 
PODEMOS,PODEMOS SIM, E, MAIS AINDA, AGUENTAR ESTE CIRCO.
 
BEM-AVENTURADOS OS QUE SEGUEM OS DEUSES.
 
EU SINTO QUE JÁ NÃO DEVO DAR MAIS DINHEIRO PARA ESTA FOGUEIRA SEM QUE VÃO À BUSCA DO DINHEIRO ROUBADO E DOS CRIMINOSOS., COMO PAULO MORAIS HÁ MUITO TEM VINDO A DENUNCIAR, E EU PRÓPRIO DESDE,PELO MENOS 2011/12
 
ANDRADE DA SILVA

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

05 - POEMÁRIO * O elogio da Mãe

                       




Que dia pode haver que te consagre,

se há tanto os dias todos já são teus?

Se todos nós, quer crentes, quer ateus,

em ti reconhecemos o milagre?



Teu ventre é o sacrário da promessa

que sempre, imperecível, é cumprida,

na vida que se dá de novo à vida,

num hino de louvor que nunca cessa.



O teu regaço terno embala o mundo,

o mundo que te esquece e que se perde

na horas em que mais de ti carece.



Do céu azul ao pélago profundo,

do luto preto à esperança verde,

até ausente, és tu quem permanece.






José Augusto de Carvalho
Alentejo, 29 de Abril de 2011.

UMA VERDADE, COM PROVA, DA REVOLUÇÃO NO ALENTEJO DE 74/75.


 




 (texto actualizado)

 

UM DOCUMENTO HISTÓRICO FUNDAMENTAL QUE  DÁ A CONHECER QUE, ATÉ BEM DENTRO DE AGOSTO DE 1975, TODOS ESTAVAM UNIDOS E DE ACORDO COM O QUE SE FAZIA NO ALENTEJO: PEZARAT CORREIA, OS MILITARES SOBREDITOS MAIS CONSERVADORES OU..., COMO OS CAPITÃES PEIXEIRO, PORTO E OS DITOS MAIS PROGRESSISTAS CAPITÃO GIL, TENENTE AMILCAR, TAMBÉM  ESTAVA MESTES, JULGO(?); O PS DE ÉVORA; O PCP DE ÉVORA, E OS TÉCNICOS DOS CENTROS DA REFORMA AGRÁRIA.


PELOS IDOS DE AGOSTO, COMO SE DIZ NO DOCUMENTO, A ESCOLA PRÁTICA DE ARTILHARIA E O GRUPO DE DINAMIZAÇÃO DA  REGIÃO MILITAR  (GDR) APOIARAM UM MILHAR DE TRABALHADORES NAS SUAS MOVIMENTAÇÕES EM MORA. E  TAMBÉM SE DIZ NO ANEXO- SONS DA REVOLUÇÃO- QUE A ESCOLA PRÁTICA DE ARTILHARIA ACOMPANHAVA MUITO OS TRABALHADORES, EM CONSEQUÊNCIA DO  QUE, TUDO ERA ORDEIRO E CORRESPONDIA AO SONHO DE TERRA  DOS TRABALHADORES .
 



SÓ LÁ PARA OS IDOS DE SETEMBRO AO TOQUE DE ALGUM TROMPETE TUDO SE ALTEROU NO ALENTEJO, COM O PS E OS SOBRETIDOS MILITARES DOS NOVE A MUDAREM O RUMO ÁS COISAS,. QUERENDO UMA INVERSÃO DE 180º QUE SÓ PODERIA SER FEITA COM MUITO SANGUE, PORQUE A REVOLUÇÃO JÁ IA ADIANTADA, OU COM UMA FORTE NEGOCIAÇÃO COM O PCP QUE PERANTE UM GOLPE DE FORÇA, PARA QUE NÃO FOSSE ILEGALIZADO, OFERECERIAM -SE ALGUNS  MILITARES PARA O ACTO SACRIFICIAL, O QUE,  PARECE VIR A ACONTECER EM 25 NOVEMBRO 75., ATRAVÉS DAS NEGOCIAÇÕES DE  MELO ANTUNES COM.... DIZ REZOLA, NA BIOGRAFIA DE MELO ANTUNES, QUE HOUVE CONVERSAÇÕES ENTRE MELO ANTUNES E O PCP, PARA QUE MELO ANTUNES DECLARASSE O PAPEL DO PCP NA DEMOCRACIA E PARA QUE  OS MILITANTES DO PCP, EM CASO DE BORRASCA MILITAR (GOLPE), FICASSEM EM CASA.  O QUE, ACONTECEU NOS TENEBROSOS IDOS DE NOVEMBRO 75, E  É MATÉRIA ATIRADA PARA DEBAIXO DO TAPETE DA HISTÓRIA... CLARO... NADA DE NOVO A OESTE....

ASSIM, SE PROVA QUE A REVOLUÇÃO DA ALIANÇA POVO-MFA SEGUIA, SEM SANGUE, O CURSO DO PROGRAMA DO MFA, COMO VEIO A SER CONSTITUCIONALIZADO NA CONSTITUIÇÃO DE 1976, E SE DÁ CLARO TESTEMUNHO, INEQUÍVOCO, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER, OU NEM SABE LER, QUE A ESCOLA PRÁTICA DE ARTILHARIA DE VENDAS E O GRUPO DE DINAMINAZAÇÃO DA REGIÃO (GDR) DO QUARTEL GENERAL DE ÉVORA, NOS TERMOS DO QUE SE ESCLARECE AOS TRABALHADORES, OS ACOMPANHARAM, DIA APÓS DIA, HORA APÓS HORA, RECLAMANDO SEMPRE A CONVERGÊNCIA ENTRE O PCP E O PS, QUE EXISTIU ATÉ AGOSTO 1975, E MEIOS ADEQUADOS PARA CUMPRIR A MISSÃO TÃO GIGANTESCA: A DA PASSAGEM DE MAIS DE 1 MILHÃO DE HECTARES DE TERRAS DE  LATIFUNDIARIOS PARA SEREM CULTIVADAS PELOS TRABALHADORES, PELO  QUE PEDIMOS PARA O GDR   : VIATURAS, ATÉ UM HELICÓPTERO, ENGENHEIROS AGRÓNOMOS, GESTORES E JURISTAS, NENHUM MEIO, PARA ALÉM DE UM MERCEDES DE INSTRUÇÃO, NOS FOI CONCEDIDO.

 LOGO, NO ALENTEJO PARA PARAR A REVOLUÇÃO FEZ-SE O GOLPE DO 25 NOVEMBRO 75, E SE DISPONIBILIZARAM MILHÕES DE CONTOS PARA SUPORTAR SEM A MAIOR DESUMANIDADE, MORTES E PRISÕES A OFENSIVA CONTRA A REFORMA AGRÁRIA, ISTO  É, PORQUE HOUVE UMA REVOLUÇÃO, OS TRABALHADORES FORAM CORRIDOS DOS SEUS POSTOS DE TRABALHO, MAS COM O SUPORTE SOCIAL RESIDUAL, PARA NÃO SEREM POSTOS NAS BERMAS DAS ESTRADAS, A ESMOLAREM, COMO  ANTES ACONTECIA.

EIS UM DOCUMENTO, UMA PROVA IRREFUTÁVEL DE  UMA  VERDADE NO ALENTEJO ATÉ SETEMBRO 1975.

andrade da silva.

 

domingo, 20 de dezembro de 2015

05 - POEMÁRIO * A gaivota



Nas águas do nosso Odiana

A gaivota




Os teus lábios de medronho

de fascínio e tentação

são de vida neste sonho

que mata o meu coração.



Que desgraçado conforto

morrer por ti sem te ter,

mas é maior desconforto

continuar a viver.



Nas águas do nosso Odiana

correm mistérios de nós,

desta condição humana

que sufoca a própria voz.



Nem os murmúrios sofridos

agitam as águas frias

nem o pulsar dos sentidos

dói mais nas marés vazias.



No rio manso que corre

para o mar que nos cumpriu

vai o desgosto que morre

e das margens ninguém viu!



Ninguém viu, ninguém chorou,

só no teu olhar tão triste

uma gaivota voou,

gaivota que só tu viste.





José-Augusto de Carvalho
Alentejo, 20 de Dezembro de 2015.



sábado, 19 de dezembro de 2015

DESPOJADA,MINHA ALMA, JAZ. E MANUEL ALEGRE?...


                          NÃO LEDE! NÃO VEDE! NÃO OUVI! NÃO DIZEIS! SEREIS DEUSES, SÁBIOS!MY GOD! BEM-AVENTURADOS , OU QUE PARVOS SÃO OS QUE ESTÃO DE PÉ!   COISAS....



Andei por estes caminhos de Abril que me trouxeram a nenhures, para além de 2 anos prisão, mais 8 dias de detenção, mais 6 anos de julgamento em Conselho Superior de Disciplina do Exercito por causa do 25 de Abril, da Reforma Agrária, coisas que pelas informações disponibilizadas pelos donos disto tudo, com a excepção da direita latifundiária não fiz. Os trabalhadores alentejanos, louvando, também dizem que estive com eles. Possuo milhares de letras por si escritas que o afirmam.
 
 Mas, tudo isto que fazem a militares de Abril talvez não sejam traições e crimes, e  sejam meras coisas.
 
Coisas que uns dizem  serem  amarguras minhas, outros, bondosos e mui revolucionários, que é narcisismo - seu vaidosão! 
 
 Diz nós e não digas eu isto, eu aquilo, mas...  Bolas! Eu é que estive preso, e os tais nós, andavam a comemorar os 25 de Abril, 76, 77, 78 com copos, ensopado de borrego, a cantarem venceremos, mas eu estava preso com direito a um copo de água, uma sopa e um prato de qualquer coisa, com recreio em pátio fechado e murado durante uma hora/dia.  Mas, como posso dizer nós, quando estivemos presos, ou nós quando marchamos no 25 de Abril 74, se não estiveram presos e se durante a longa noite de 24 Abril 74 e Alvorecer de 25 de Abril 74, até às 9, 10 horas dormiam a sono solto, ou iam para os seus trabalhos? Depois a luz raiou e o Pragal rodeou os militares de Abril até à sua partida, alguns militares, poucos,  nunca o esqueceram, nunca o esquecerão...
 
Mas, coisas do diabo, sempre coisas...agora, dizem que Manuel Alegre se sente traído pelos Deuses por não fazer parte do Conselho de Estado..  .coisas...
 
Todavia, recusando ser suíno, como os suinicultores ordenam, e lutando por continuar cidadão livre, a MINHA ALMA DESPOJADA, DESTROÇADA -  JAZ por - tão grandes, nobres, ínclitos e heroicos portugueses - não fazerem parte do CONSELHO DE ESTADO que deveria ser uma fotografia de CORPO INTEIRO de PORTUGAL  e, então, lá deviam estar: Ricardo Salgado, Sócrates, Arnaldo Matos, Manuel Alegre, Miguel Relvas, Dias Loureiro, Jardim Gonçalves, Armando Varas, Duarte Lima, Dias Loureiro, Rosas, Louçã, Portas; Passos Coelho, Ferreira Brandão, Nogueira Pinto, Marcelo Rebelo de Sousa, Isabel do Carmo,  Oliveira e Costa, João Jardim etc. etc. ( enfim.... mais não seja, a imunidade lá lhes serviria para algo, quiçá?).
 
Mas, coisas, o país não gosta de dizer o que é, e, então, escolhe outros retratos do faz de conta de si, meros jogos de espelhos, que não me interessam, pinto-os com fezes. Todavia, a minha alma  álgida, inerte, morta sempre sente um certo conforto, porque lá está no governo dois portugueses ENORMES: Santos Silva e João Soares- VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA DELES,VIVA!
 
COISAS...SIMPLESMENTE COISAS... A GUERRA, A FOME, OS TERRAMOTOS, A CORRUPÇÂO, O CONDICIONAMENTO PSICÓLOGICO E SOCIAL TOTAIS,TAMBÈM SÂO COISAS... COISAS.....
 
COISAS!....
 
Pequenas coisas comparadas com a grande tragédia permanente dos refugiados, milhões e milhões, o que também nos tocou no fascismo, e também com a descolonização, e também com estes ou outros conselheiros de estado, durante estes trágicos 4 anos de governação do PSD-CDS, pontificados por Cavaco da Silva  e Merkel...
 
TEMPOS DE  TRAGÈDIA para 200, 300 mil expulsos de Portugal, 120 mil famílias penhoradas pelo fisco, 1 milhão de desempregados, 3 milhões ameaçados que não fogem, só porque não podem etc. etc.
 
COISAS... Não ledes estas coisas, gente leda: O REINO DA INDIFERENÇA E DO FAZ DE CONTA TORNA-NOS FELIZES,DESCONTRAÍDOS, embora, quase tudo seja duas faces, but... que importa.. sejamos  felizes....Coisas....

Sempre e simplesmente COISAS, algumas, como se diz na Madeira, do Arco da Velha, mas somente coisas....

amo-vos queridas nus,  but... morro nos mares gelados do NINGUÉM! GRATIAS!

COISAS!.....OU  AS DUAS FACES DA COISA...
 
andrade da silva

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

HOMENAGENS AOS CAVALEIROS DO 25 NOVEMBRO 75. MY GOD!

 
 
 
 
 
O 25 Novembro 75 feito pela CIA,MILITARES DOS NOVE E MÀRIO SOARES FOI UM ACTO GOLPISTA  CONTRA O 25 DE ABRIL 74.
 
De que falam, quando homenageiam os Cavaleiros do 25 Novembro 75.
 
Mas há tanto ignorante, troca tintas em Portugal, ou a moralidade, a coragem, a verdade são me_ das, e a vigarice a antevisão do Reino de Deus, se sim qual?
 
Obviamente que devia dizer ámen, mas os capitães de Abril que conheço foram presos, saneados e alguns suicidaram-se: Vasco Gonçalves, Carlos Fabião, Corvacho, Miranda, Lameirinhas, Queiroz de Azevedo, Amílcar Rodrigues, Borrega, Saldanha do Vale, Capitão Martins, Varela Gomes, Cuco Rosa, Dinis de almeida, Duran Clemente, Matos Serra, Arlindo, Caldeira Santos,Barbosa Pereira, Serafim Pinheiro ( faltam outros muitos da marinha) e até, hoje, nenhum acto de reparação: Um país de Bárbaros, pura e simplesmente bárbaros e escravos.
 
O 25 Novembro 1975 foi uma tragédia Nacional contra 25 de Abril 74.
 
O estado de coisas actual é o herdeiro do 25 Novembro 75. Os grandes homens são os que da Lei da morte se libertaram, mesmo que deles não falem os donos disto e os seus cúmplices, por covardia e interesses perversos. Só são imortais os que libertaram os seus povos e não qualquer um, porque fez qualquer coisita, às ordens de Americanos, Alemães, via Mário Soares.
 
Os factos é que contam.O Almirante Victor Crespo é um dos que com outros ELP, MDLP, PS, PSD,CDS enterraram em 25 Novembro 75 as maiores e melhores esperanças e feitos de Portugal, nomeadamende, a REVOLUÇÂO ALENTEJANA. Mataram-na, matando Alentejanos, espancando outros , quebrando a alma do povo e saneando capitães de Abril com 25/26 anos que fizeram pelo povo concreto, o que esses senhores nunca fizeram em 900 anos de história.
 
Calai-vos para que as papoilas e as searas do Alentejo não chorem.
 
Também quero dizer que em todo o processo do 25 de Abril nas reuniões em que estive presente nunca a postura do Sr. Almirante me entusiasmou, era sempre a mesma narrativa: se fosse a marinha seria frito, cozido, depois... my god! As operações militares fazem-se à hora certa ,ponto.
 
Que a eternidade lhe seja agradável. Bem-haja também por ter recibo o MFA num dos seus palácios algures,(óbidos?) antes do 25 Novembro. Nunca tinha entrado em nenhum, gostei. Os bons espaços são óptimos.
Sem mágoa, com verdade. Não o choro, o que não  lhe interessa nada, but... coisas...

andrade da silva

05 - POEMÁRIO * Em tempo de natal


Nas águas do nosso Odiana

Em tempo de Natal





Da barra, em Vila Real,

a maré vem rio acima.

E que frio traz o Natal,

o Natal que se aproxima!



Sem atraso no percurso,

cumpridor do calendário,

vem repetir o discurso

do messias operário.



Vem ainda pequenino,

e nas palhinhas deitado,

puro e nu como é destino

doutro qualquer deserdado.



Sobem as águas do Odiana,

cumprindo as leis naturais,

rumo à terra transtagana

de planuras e trigais.



Águas salgadas deveras,

fartas de peixes e de iodo!

Fim de angústias e de esperas

das mesas de um povo todo.



Como é mãe a natureza!

Corrige o inepto poder,

dando a todos com justeza

pra que todos possam ter.



E ninguém às águas tece

Hosanas e gratidão!

Ai, às vezes apetece

verberar a ingratidão.





José-Augusto de Carvalho
Alentejo, 18 de Dezembro de 2015.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A HUMANIDADE FICOU MAIS POBRE. A ETERNIDADE RECEBE UM HOMEM.

 
 
 
 
 
Durante 6 longos anos acompanhados por uma dezena de camaradas militares ( Fabião, Vasco Gonçalves, Otelo, Pinto Soares, Miranda; Lameirinhas, Golias, Duran Clemente, Queiroz de Azevedo, Matos Serra, Custódio Pereira, Cruz Oliveira, Dinis de Almeida entre outros, mas, sobretudo pelo Ferreira de Sousa e mulher, incansável) e povo plebeu alentejano, os advogados Xencora Camotim,Goucha Soares e o meu camarada Gusmão Nogueira ( todos, agora, na eternidade)  acompanharam-me, graciosamente, nas diversas batalhas para judiciais, embora com forma judicial - tipo tribunal Plenário, assim foi o 3ªTMT, com o juiz auditor Rui Gonçalves Pereira - e pré jurídicas( medievais) que os poderes, com a generalizada cumplicidade dos bons cidadãos e militares, engendraram contra mim, porquê:
 
- por ser um militar de Abril, por sinal, o que comandou às 22h 55´, no dia 24 de Abril 74, a equipa que assaltou o gabinete do comandante para o deter e tomar a unidade, a Escola Prática de Artilharia, Vendas Novas, o que aconteceu;
 
- porque não me deixei matar em 18 de Abril 1976, no Funchal pelo Gang “ Os diabos à solta”, depois de ter sido ameaçado de morte pelo flamista -mor Firmino Monteiro, do que dei conhecimento, por escrito, ao Brigadeiro Azeredo que me disse que nada podia fazer pela minha segurança,( grandes autoridades!) mas que me apoiaria em todas as medidas de auto-defesa. Deu-me um apoio eficaz- prisão preventiva ilegítima por 2 anos. Os bons portugueses, de um modo geral, mantiveram-se calados, apesar de, Manuel Geraldo do diário de lisboa relatar os actos bárbaros e o Duran Clemente, but...Tinha 26/27 anos. Estive preso na Trafaria 2 anos.(1977-79) . As pessoas não me abandonaram, deslocaram-se do Alentejo até Lisboa, e deram abrigo à minha mãe no Couço na casa do Zé e da Modesta. Tempos muito difíceis para a minha família: mãe e irmãs.
 
- porque. segundo Sousa e Castro, com o tenente Amílcar Rodrigues fomos responsáveis, sozinhos, por 50% da Reforma Agrária e, segundo a acusação militar, com base num inquérito feito durante mais de um ano pelo Coronel Bandeira de Lima, que deu base a um Julgamento por 6 anos, com um processo com milhares de páginas (2ooo): onde todos depuseram, trabalhadores, latifundiários e militares, entres estes: general Eanes, general Fabião, Brigadeiro Pezarat Correia, Ministro da Agricultura Baptista, responsáveis pelo Centro da Reforma Agrária de Évora Drs Sitima, Crisóstomo etc, em consequência deste processo, passo, então, a ser acusado por tudo quanto aconteceu no Alentejo em favor dos trabalhadores, seria o CONDESTÁVEL DOS TRABALHADORES? Sim, ou Não? Não importa, mas valeu-me o aniquilamento, e todos concordaram, ou calaram-se que lhes interessava a vida deste ou de outro jovem, ontem, ou hoje , ou amanhã?
 
Hoje, partiu para a Eternidade este grande homem que me acompanhou naquelas batalhas, e acompanho-o e à família, desde sempre, e nestes momentos finais da sua vida. Na próxima 5º feira ia visitá- lo. Partiu o homem INTEIRO, O ADVOGADO DE CAUSAS -Goucha Soares, e quis a vida que no momento da partida final estivessem presentes o General Eanes que ao mandar-me para a Madeira lançou-me aos Tubarões, desarmado,  o advogado que jaz morto e que  me ajudou a combater esse tremendo acto, como recordei ao sr. General - a vida!
 
Diz a sua filha, no expresso on-line, crónica de Nicolau Santos
 
“Ontem faleceu o pai da nossa colega Manuela Goucha Soares. Deixo uma nota, escrita por ela: «António Goucha Soares, (Rio Maior, 10 de junho de 1921), entrou para a Faculdade de Direito de Lisboa em 1950 onde se licenciaria em 1955, em regime de aluno voluntário, expressão então usada para designar estudante trabalhador. Advogado durante várias décadas, foi um dos 150 homenageados em janeiro de 2014 pela Assembleia da República, pela Ordem dos Advogados e pelo movimento cívico Não Apaguem a Memória, pela defesa dos presos políticos nos Tribunais Plenários durante a ditadura do Estado Novo.
 
Publicou os livros Os militares e o direito de defesa : o caso do Capitão Andrade da Silva, edição de autor, Lisboa, 1978, e Não se fez justiça : caso do Capitão Andrade da Silva : peças do processo no 142/M/76 do 3º Tribunal Militar Territorial de Lisboa , em parceria com o colega Xencora Camotim, igualmente homenageado pelo Parlamento em 2014.
 
Muito jovem, tirou o curso de Regente Agrícola em Santarém. Nas décadas de 1960 e 1970 manteve uma coluna de consulta jurídica na revista Vida Rural, e militares publicou vários estudos de Direito nessa área, entre os quais, Arrendamento Rural : legislação suplementar, em parceria com o juiz conselheiro Victor Sá Pereira e José Nunes Melro, Petrony, 1976, Lisboa, e Código das Expropriações, Solos e Construção, com Victor Sá Pereira, Livros Horizonte, 1982. Nas primeiras eleições do pós 25 de Abril de 1974, foi candidato a deputado da Constituinte pelo MDP/CDE. Era casado com Maria Manuela Marques Nogueira e pai da jornalista Manuela Goucha Soares, e do professor catedrático de Direito, António Goucha Soares, autor de uma vasta obra na área do Direito Comunitário».
 
 
PS: Registo. que a minha presença no Adeus, pelo facto de ser amigo da família, mas também um militar de Abril foi de algum modo um bálsamo, como referiu a família. O poder ser, um pouco, um lenitivo à grande dor é um enorme reforçador para o sentimento cósmico de humanidade.
 
Nota: Era escoltado por 6 0u 7 soldados armados de G3, (de que fala o sr. Sócrates?), e por um capitão, capitão Cebolas, da Policia Militar, que se fazia acompanhar, ilegalmente, de uma carabina  de caça Grossa: Esta foi a Democracia pós 25 Novembro 75.





 

ALFREDO BARROSO QUE GANDE DEMOCRATA!

 

UM "RATO NOJENTO" (!?) COM MUITOS SEGUIDORES, pois...
 
DIZ ALFREDO BARROSO:
 
“FICO «ESCARLATE» COM A FALTA DE PERSPICÁCIA DE ALGUNS...
 
Fico «escarlate» quando constato que ainda há muitas pessoas que não percebem a importância de todo o eleitorado de esquerda ir votar nos seus candidatos a PR, na 1ª volta, para assim impedir a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa no escrutínio de 24 de Janeiro e tornar possível a passagem a uma 2ª volta de um dos candidatos de esquerda.
É que, se na 1ª volta só se apresentassem dois candidatos do «centro» contra o candidato da direita, muitos eleitores de esquerda nem sequer iriam votar no dia 24 de Janeiro. E isso garantiria a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa logo à 1ª volta. Será isto assim tão difícil de perceber?!”
 
----------
 
... Nem sabia que apoiava a candidada do BE, que Gande vira-vira..vira...nem conhecia o seu vómito sobre cucos, e comentei
 
João andrade da silva
 
Um só candidato a PR de PORTUGAL sim, com os objectivos certos, independente, pobro, apoiado pela plebe, que seja melhor que os anteriores PR que foram de continuidade, e:
Defenda a independência nacional,
Combata e compreenda que a corrupção é um cancro que nos DIZIMARÀ,
que cumpra e faça cumprir a constituição,
demita o governo se não cumprir a constituição e o seu programa eleitoral,
vete as leis iniquas,
lute pela alteração da lei eleitoral,
defenda o estado social- se combater a corrupção terá mais verbas disponíveis; desinstale esta classe corrupta velha de 200 anos que detesta a Nação e o Povo.plebeu, são somente burgueses e piolheira nacional ( sempre o Eça ); promova a justiça social, a fiscal e a judicial, esta, um verdadeiro feudo ao serviço dos grandes corruptos e do poder politico, económico etc.; promova a democracia participativa,;
seja um real e efectivo comandante supremo das Forças Armadas,:
defenda um conceito Estratégico de Defesa Nacional Patriótico e uma estratégia mundial baseada na supremacia dos direitos humanos, da paz e justa acção da ONU.
Muito para Marcelo que é um comediante e para os demais que se pesquise o perfil, sendo que Paulo Morais responde mais a estes critérios FUNDAMENTAIS para sairmos da cepa torta, terrível, letal de continuidade.
Sampaio da Novoa está rodeado de activos e inertes tóxicos, infelizmente. Não se libertará nunca, alias até com as referencias dos antigos PR, sendo que de todos haverá em Eanes no seu 2ª mandato alguma essência referencial, mas quanto aos demais, estamos conversados my GOD! Todavia um Cavaco III , clone dos anteriores seria um desastre nacional, tal é o caso de Marcelo.
 
--------

Comenta Alfredo Barroso:
 
“Olha! Mais um «cuco», João Andrade da Silva, a «pôr ovos» na minha página! Mas gosto muito da expressão «alguma essência referencial» (?!) para qualificar o 2º mandato de Eanes... “
-----
 
Respondo:
 
João Andrade da Silva
Cuco será você. Não seja ordinário, Julgava que a sua página era aberta.
Aliás, quando você estava no GDE junto do general Fabião é que devia, então, como Delegado do MFA, ter topado a sua reles estirpe de frequentador célere de alfaiatarias.
Por sinal a si e a outros tais e quais nada devo. você tem deixado por onde passa pó e estrume.
Todavia ao menos às 22 e 55 de 24 de Abril 74 chefiei a equipa que a minha unidade, a Escola Pratica de Artilharia para que coisas, como você, possam insultar a torto e direito quem não segue o seu pensamento único. Sabe epistemologicamente como se classifica essa gentinha? Estou licenciado pelo Estado Português para adiantar o respectivo qualificativo.
Portugal que desgraça a tua!
Depois do heroico 25 de Abril existe ainda gente como você, saindo sempre daqueles armários pretéritos com a mesmo vocação totalitária do vosso inspirador de Santo Comba. .Nem sequer reparou que defendo um candidato na área de Abril, que não pode ser de MODO NENHUM A SUA
 
-------
 
Mas este outrem,, Alfredo Barroso, já tinha escrito este nojento vómito:
 
AOS «CUCOS» QUE GOSTAM DE «PÔR OVOS» NA MINHA PÁGINA
 
- uma exortação democrática de Alfredo Barroso
Como eu vos percebo, ó «cucos»! Como tenho, regra geral, o máximo de cinco mil (5.000) «amigos» (reais e sobretudo virtuais) e sou «seguido» por mais cerca de seis mil (6.000) pessoas na minha página do 'facebook', é um aliciante, para quem tem pouca audiência nas suas páginas do 'facebook' vir aqui à minha página «depositar» as suas críticas, regra geral acintosas e provocatórias, porque não gostam do que escrevo em defesa das minhas opiniões e opções políticas, designadamente porque apoio o Bloco de Esquerda e a candidata a PR Marisa Matias, e por vezes critico o candidato ou candidatos que apoiam.
Estes «cucos» chegam mesmo a invocar, com enorme arrogância, o direito de virem aqui para a minha página escrever o que muito bem entendem, com maus modos e mau «hálito» político. E quando lhes respondo, por vezes à letra, dizem que a minha página não é uma «ditadura», sem perceberem que, assim, estão a elogiar-me e a revelar um baixíssimo grau de perspicácia.
Ó «cucos», aconselho-os vivamente a tentar tirar mais partido das vossas próprias páginas (prometo que não vou lá «chateá-los»!), a fazer nelas a propaganda dos vossos candidatos e, já agora, a comprar um daqueles relógios de cuco suiços que o Orson Welles tanto detestava - e eu também! Ponham-no á beira do vosso computador e divirtam-se a repetir com ele: «cu-co, cu-co, cu-co»...
......
 
PERGUNTO:
 
COMO É POSSIVEL ESCARRAR DESTE MODO E DIZER-SE DEMOCRATA?:
 
andrade da silva