segunda-feira, 14 de março de 2011

100 ANOS DO DIA DA MULHER & 90 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS






100 ANOS DO DIA DA MULHER & 90 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS

Este sincero contributo é dedicado a todos os meus camaradas (simpatizantes e/ou militantes do Partido Comunista Português) e a todas as mulheres que prosseguem na luta por uma vida mais justa e mais digna. As minhas saudações!

Estive para comentar, há tempos, por esta ligação que posso ter com os meus caros amigos leitores, algo que no comício do PCP na Aula Magna no passado dia 4 de Março foi atenuado. Esse comentário destinava-se a uma tentativa de analisar o discurso do Partido. Apesar de tudo, de forma mais ténue, não deixarei de expor parte do meu ponto de vista, já partilhado por alguns.
Sobre o comício a que fiz alusão, devo sublinhar a emoção despertada em todos os Comunistas… naqueles que viveram os tempos do fascismo, e naqueles como eu que não o viveram “na pele” mas que o vivem diariamente na alma. Confesso que fiquei profundamente emocionado não só com a participação gloriosa do Coro Lopes-Graça, bem como com o vídeo organizado pelo Partido e exposto ao público na Aula Magna. Um vídeo que transportou-nos aos tempos da profunda luta contra o fascismo, às vidas de tantos camaradas (uns anónimos, outros nem tanto) que deram a vida pela morte do fascismo e pela implantação de uma verdadeira Democracia Socialista (que infelizmente tem sido chacinada desde Novembro de 1975, e tal genocídio prossegue nos dias de hoje), ao sentimento que tantos partilharam aquando da Revolução (e que sentimento… literalmente, chora-se de alegria), à maravilhosa Reforma Agrária que se lhe seguiu… e depois às infelicidades que surgiram e que continuam actualmente, aos golpes praticados contra a Revolução de Abril, contra os seus valores, contra todos aqueles que lutaram para que Abril tivesse acontecido. Como vêem, não faço justiça ao dizer apenas que aquele comício despertou uma forte emoção a todos os presentes. Após a exposição do vídeo, foi a altura das intervenções, das quais tenho que sublinhar a de Jerónimo de Sousa, para poder estabelecer o elo de ligação àquilo que pretendo dizer-vos a seguir. Neste discurso, Jerónimo de Sousa não se limitou a “discursar” como tantos outros políticos fazem: falou “com” os presentes e aqueles que quiseram ouvi-lo, e não apenas “para” eles. Comentou-se, como não podia deixar de ser, alguma actualidade como a recente submissão do nosso Primeiro-Ministro à Alemanha e à União Europeia – tendo ele estendido o barrete para pedir esmola à chanceler Merkel, parafraseando o discurso do secretário-geral do PCP.

Discuti com algumas pessoas, e entre elas algumas concordaram comigo. Mas não sou o iluminado que chegou à conclusão… apenas dou continuidade à luz que despertaram. No meu caso particular, foi com a intervenção de um camarada da minha organização que “vi a luz” (ou “uma parte da luz”) do problema que existe com o meu nosso Partido. Esse, é o teor discursivo. A ver de alguns, e que partilho, o Partido fala muito para os seus militantes, mas esquece-se de que há muitos que não são militantes… e isso é condição suficiente para que não percebam e/ou não concordem com os pontos de vista proferidos pelo PCP. Por mais que estes temas sejam estudados e aprofundados, não é toda a gente que compreende a nossa opinião (“nossa”, do PCP – visto que sou militante deste Partido) sobre os “mercados internacionais”, sobre “as políticas de direita”, entre outros temas. E não basta proferir os nossos pontos de vista por meias palavras, pois nem todos são conhecedores da plenitude das nossas opiniões, projectos, propostas, etc. Ou seja: o Partido tem que se dirigir mais ao povo em geral. E uma coisa que eu acrescento, é a escassa intervenção praticada junto da população – seja qual for o motivo para tal (porque há vários, mas não me irei prolongar sobre isso não só porque não devo, como também porque acho escusado para este sincero contributo). Não basta (não deixando de ser necessário) que se coloque as nossas propostas (escritas em papeis de diversos tamanhos e grafismos) nas caixas de correio da população e ter a esperança de que esta leia, perceba e concorde. Para começar, a maioria não lê… posso falar pelo universo do prédio onde moro, e onde sou indirectamente discriminado desde que souberam da minha filiação política aquando fiz parte das listas de candidatos à freguesia onde moro, que só num ou em dois pisos deste lêem (ou não deitam fora no nosso contentor…) o que partilhamos com eles; ao mostrar a amigos e/ou à minha família, por vezes levantam-me questões pertinentíssimas e cujos temas devem ser melhor explicados nos comunicados; por fim, dependendo da explicação e do cérebro de quem a recebe, talvez concordem.

Mas isto é extremamente genérico… se o caro amigo leitor me permite, vou-me cingir agora a um universo que considero mais importante… os jovens, quer os da minha geração, quer os de geração imediatamente posterior, quer os de gerações mais novas que a minha. Procurando estudar sociologicamente a sociedade que me rodeia, verifico que, em bom português, os jovens deste país não querem saber de Política para nada (salvo raras excepções, nas quais me incluo pois desde os 12 anos que me interesso por Política, desde os 14 anos que procurei um partido com que me identificasse, e só aos 17 anos encontrei-o e desde então que estou com ele como militante – o Partido Comunista Português; foi por decisão estritamente pessoal, e sem quaisquer influências, que me juntei ao PCP). Aliás, diga-se de passagem, os jovens querem cada vez mais saber menos… seja do que for. Mas por culpa de quem? Posso adiantar desde já que a culpa não é estritamente dos pais (apesar de estes não deixarem de ser culpados). Basta analisar-se o que passa nos nossos meios de comunicação social (principalmente a televisão) para compreendermos o porquê – mas só para começar. Ou é aquilo a que chamo o “programa idiota”, ou são as toneladas de publicidades para jogos e outros tipos de consumismo, ou é a falta de programas educativos… enfim, uma autêntica lista de Schindler. No meu tempo (tenho 20 anos de idade), ainda havia desenhos animados de cariz educativo, e até programas “para divertir” com algum cariz educativo… hoje, a chamada “Geração DragonBall” e posteriores carece desses programas. Mesmo em brinquedos, só vemos aquilo a que chamo “brinquedos para a estupidez”, destacando as consolas cujos jogos, na sua plenitude, são de guerra e violência desmedidas. Podem chamar-me de antiquado… mas há quem me chame de racional, contra a ideia daqueles que me chamam de antiquado. Não maço os meus amigos leitores com a experiência pessoal, descrevendo com o que é que me divertia – mas terei todo o gosto em expô-lo em local mais próprio.

Outro dos problemas é o combate massivo à Educação. Como disse há tempos Medina Carreira, Portugal parece uma fábrica de doutores. Eu corrijo este argumento, pois não vejo doutores nenhuns. Vejo muitos com o título, mas muito poucos com o mérito – e portanto, não há doutores, mas sim muitos DR’s (leia-se “dê-erres”). Eu frequento a licenciatura de Direito (sou terceiranista no regime de Bolonha dos 4 anos de licenciatura), e acho ridículo que se possa ser licenciado em Direito em apenas 3 anos. Aliás, já acho ridículo o regime em que me obrigam a frequentar a licenciatura – sou apologista do antigo regime em que a licenciatura era de mais anos. A preparação e o Ensino eram diferentemente melhores, apesar de não serem perfeitos (nunca o foram). E portanto, como é bom de ver, concordo com a opinião do Dr. António Marinho e Pinto, que penso seja bem conhecida e portanto não vou alongar-me expondo-a. Mas se este problema se limitasse ao Ensino Superior, menos mal… mas este defeito começa no próprio Ensino Básico. O incentivo à Cultura e à descoberta do Conhecimento por auto-recriação é nulo, e já no meu tempo era escasso. Trata-se os jovens como se fossem bebés, ao invés de os preparar para a vida futura e para o desenvolvimento pessoal. Elimina-se a opção de os jovens serem obrigados a pensar por si – sempre me recusei a que “me dessem a papinha à boca” (passo a expressão), mas hoje todos, inclusive os pais, fazem isso aos jovens. Fora outras questões. Que fazer?
As bases devem ser dadas em casa. Os pais têm que obrigar os filhos a pensar por si. Obviamente que não é desde que nascem, pois senão nem sequer seria possível aprender-se a andar. Mas a partir de umas bases mínimas (faça-se uma analogia para “teorias”), há que incentivá-los a desenvolverem essas mesmas bases (faça-se uma analogia para “práticas”). Lenin escreveu e disse: “A teoria sem a prática de nada vale, a prática sem a teoria é cega”. Reflictam sobre isto. Para os jovens, deixo um conselho, que é algo escrito por Karl Marx, que reflecte bem qual a minha opinião sobre o estado de Portugal actual e da sua juventude: “Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos”.

Para concluir, o Dia da Mulher. A sua história é um exemplo, e partilho-a convosco pois acredito que muitos a ignorem. No dia 8 de Março de 1857, as operárias de uma fábrica de tecidos situada na cidade norte-americana de Nova Iorque fizeram uma grande greve, tendo ocupado a fábrica e começado a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como a redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam então 16 horas de trabalho diário), a equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho), e o tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Diga-se de passagem que a manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num acto totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram naquela fábrica em 1857. Mas esta data só foi oficializada no ano de 1975 pela ONU. É de facto importantíssimo assinalar esta data por aquilo que a luta destas mulheres (e de tantas outras como Catarina Eufémia, Carolina Beatriz Ângelo, e tantas outras por esse mundo fora).

A todos os Comunistas e a todas as mulheres, reitero as minhas saudações, com umas palavras que escrevi num dos projectos que tenho para futuros livros da minha autoria: “A vida sem luta é o perfeito estado de coma”.

Fernando Barbosa Ribeiro
(oabismodeportugal.blogspot.com)

5 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Sendo o que nós sempre fomos seremos cada vez mais!
6/Março/2008 - 87º Aniversário do PCP!

Pela espora da opressão
pela carne maltratada
mantendo no coração
a esperança conquistada.

Por tanta sede de pão
que a água ficou vidrada
nos nossos olhos que estão
virados à madrugada.

Por sermos nós o Partido
Comunista e Português
por isso é que faz sentido
sermos mais de cada vez.

Por estarmos sempre onde está
o povo trabalhador
pela diferença que há
entre o ódio e o amor.

Pela certeza que dá
o ferro que malha a dor
pelo aço da palavra
fúria fogo força flor
por este arado que lavra
um campo muito maior.

Por sermos nós a cantar
e a lutar em português
é que podemos gritar:
Somos mais de cada vez.

Por nós trazemos a boca
colada aos lábios do trigo
e por nunca acharmos pouca
a grande palavra amigo
é que a coragem nos toca
mesmo no auge do perigo
até que a voz fique rouca
e destrua o inimigo.

Por sermos nós a diferença
que torna os homens iguais
é que não há quem nos vença
cada vez seremos mais.

Por sermos nós a entrega
a mão que aperta outra mão
a ternura que nos chega
para parir um irmão.

Por sermos nós quem renega
o horror da solidão
por sermos nós quem se apega
ao suor do nosso chão
por sermos nós quem não cega
e vê mais clara a razão
é que somos o Partido
Comunista e Português
aonde só faz sentido
sermos mais de cada vez.

Quantos somos? Como somos?
novos e velhos: iguais.
Sendo o que nós sempre fomos
seremos cada vez mais!

José Carlos Ary dos santos

andrade da silva disse...

Caro Fernando

Partilho das tuas preocupações julgo que os partidos olham para o país como se fosse ou tivessem de ser de militantes, ou que têm de compreender e aceitar sem reservas a ideias dos dirigentes partidários, o que, nem sequer não deveria ser imposto aos militantes, mas por mais que se diga, a maioria dos militantes dos partidos têm medo de se expressarem livremente. A democracia, a liberdade de pensamento, a auto-afirmação sobretudo se forem divergentes não são geralmente toleradas, e de um modo geral os militantes são condicionados de modo a dizerem o que é mais aceite pelos dirigentes, e assim, nada mudará.

Mas só há dois ou três modos de alterar isto: um seria entrarem em massa os cidadãos nos partidos, o que, não é provável; outra seria os militantes exigirem liberdade de pensamento no interior dos partidos e que estes se abrissem à sociedade civil não só para dizerem o que pensam, mas sobretudo ouvirem o que a sociedade pensa e sente; outras seriam encontrarem-se outras alternativas.
Abraço
joão

Fernando Barbosa Ribeiro disse...

Amiga Marília, é um grande poema do camarada Ary dos Santos. Assim é o nosso Partido, sempre na linha da frente na luta por uma vida melhor.
E já agora, acrescento alguns versos de um outro, também de Ary dos Santos:

"E por cada novo assalto
cada escalada fascista
subirá sempre mais alto
a bandeira comunista."

(declamei este poema há algum tempo, http://www.youtube.com/watch?v=RIK4SP41J_Y)

Um enorme e fraterno abraço!!!
Fernando Barbosa Ribeiro

Fernando Barbosa Ribeiro disse...

Amigo João, posso falar pelo Partido Comunista Português que a nossa opinião é totalmente livre. Só não sei é se quando as nossas opiniões são transmitidas (que o são) aos... por analogia, e para me fazer compreender, designo-os "órgãos superiores"... se os constituíntes desses "órgãos superiores" dão ouvidos ou não - desconheço por completo. Mas penso que o serão, pois a linguagem utilizada já sofreu umas ligeiríssimas alterações nestes últimos meses (e daí referir-me ao discurso da Aula Magna como uma atenuante à minha sincera opinião), mas é preciso mais. E ouvimos sempre o que a sociedade civil nos quer dizer - mas sendo eu de uma comissão de uma freguesia, e mais uma vez, desconheço se as mensagens a nós transmitidas e (aquelas que o devam ser) reencaminhadas para os "órgãos superiores" são ouvidas com a devida atenção ou não... existe sempre quem se julgue "iluminado", coisa que não ajuda nada nem ninguém (principalmente ao próprio).
E obviamente que militância em massa é impossível...
Mas como digo, penso que uma boa solução (para começar) seria a alteração da linguagem (inicialmente falo em "alteração do discurso" - lapso de expressão), falar mais "com" o povo e não "para" o povo. Há uma frase muito boa, do filme "O Padrinho III" (ou "The Godfather III"), que passo a parafrasear: existem pedras que estão sempre mergulhadas na água, mas essa água não consegue penetrar nelas. O mesmo se está a passar com as mensagens do PCP: fala, fala, fala... mas o povo não está a interiorizar/absorver/inteligir aquilo que é dito. E por isso, uma alteração na linguagem, para começar, é urgente. (penso eu de que...)
Um enorme e fraterno abraço amigo!
Fernando Barbosa Ribeiro

andrade da silva disse...

Caro Fernando

Ainda hoje eescrevi sobre isso ouvir o povo,ou como dizes falar com o povo e não falar para o povo.
O mesmo com a Republica que seja um governo do povo, pelo povo e com o povo e não o governo da burguesia para o povo com tem sido, para a burguesia gozar agora à custa do mesmo povo, os beneficios da nobreza. Abraço fraterno.
joão