domingo, 29 de outubro de 2017

CATALUNHA EM LUTA DESDE 1640

                                                   CATALUNHA

Desde 1640 que a questão da independência da Catalunha se levanta . É uma questão histórica inultrapassável que tem de estar presente nas secretarias diplomáticas de Madrid , de Portugal e da Europa. A questão histórica desde a luta dos ceifeiros não pode ser descurada, seria um crime lesa-povo. lesa-democracia.

O comportamento do governo Português e do Presidente da República são meramente formais, colocando-se ao lado dos governos e dos poderes formais do Mundo,claro. o politicamente correcto e não tocam a essência do problema.
A muito grave questão da Catalunha exige uma abordagem muito complexa e alguma inovação como já foi proposto, constituir-se uma nação independente,sem ser um estado independente, mas .principalmente, qualquer solução democrática deste teor exigiria uma forte adesão da ordem do 75% da população catalã, sem esta adesão terão de ser muito bem estudados os factores da coesão interna na Catalunha, eclosão da violência e viabilidade da independência etc. etc.
Concluindo há um desejo de Independência na Catalunha desde 1640, já houve muitos mártires por essa causa, e a politica burocrática-pulga ( dos pequenos saltos e acrobacia) ou do Excel não podem ignorar a HISTÓRIA e as raízes profundas do sentir do Povo, como também por aqui se faz, esquecendo não só esse longínquo 1640, mas também, mais proximamente o 25 de Abril 74 e a REVOLUÇÃO AGRÁRIA NO ALENTEJO de que só fala o PCP quanto aos feitos heróicos que segundo o seu critério enumera.
Todavia está completamente esquecida de toda a História a gloriosa e vitoriosa intervenção do MFA nessa REVOLUÇÃO que mais que Reforma Agrária,foi REVOLUÇÃO SOCIAL E POLITICA DA LIBERDADE E DIGNIFICAÇÃO do POVO ALENTEJANO, que nela participou massivamente na Aliança POVO-MFA muito para além da pertença ao partido Comunista ou Socialista, muitos ,muitos eram povo sem partido que depois do 25 Novembro 75 abandonados por todos viram no PCP o melhor defensor daquelas heróicas lutas. HOUVE UM COMPLETO E TOTAL ABANDONO DAS SUAS CONVICÇÕES E COMPORTAMENTOS PELO PS, sou testemunha vivencial, estava lá,não me contaram vi e vivi.

                                    REVOLUÇÃO AGRÁRIA NO ALENTEJO

Em Julho 75, o PS de Évora, em Mora, numa sessão de homenagem ao MFA, publicamente declarou o seu apoio e integração no projecto da Aliança POVO -MFA no Alentejo , considerando-me - Capitão Andrade da Silva - um fiel e leal representante dessa gesta.( Igual era a posição de Pezarat Correia, comandante da Região Militar de Évora.nesta altura Julho de 75), O PS acompanhou as iguais declarações do PCP e sindicatos presentes.
Como militar e cidadão jovem e integro acreditei na boa fé , verdade e comportamento ético destes concidadãos e políticos, mas... coisas... eram afinal o que são hoje -políticos florais que governam e conduzem este pais para.... (como a propósito dos incêndios era para falar por estes dias, mas a Catalunha chama-me,porém, depois de comemorar o renascer do meu filho ,voltarei a Portugal e talvez proximamente para um grito de revolta impotente se o Futuro da Catalunha for cruel,ou trágico)
andrade da silva

PS:

Quanto a processos de independência também vivi e fui vitima do pseudo processo dos independentistas 
da FLAMA e de João Jardim que fizeram do povo uma arma de arremesso contra os governos de Lisboa 
por os considerarem de comunistas ou de índole comunista, e debaixo dessa bandeira perseguiram à bomba
 os que consideravam amigos doscubanos ( os continentais) e a mim ameaçaram-me DE MORTE,por causa 
da Reforma Agrária, razão porque, também o general Eanes para lá me DEPORTOU. 

A Madeira ERA UMA TERRA JÁ INDEPENDENTE ONDE, OS DITOS COMUNISTAS NÃO TINHAM  LUGAR.

 Em 27 de Março 1976 fui ameaçado,e em 18 de Abril ia sendo morto pelo GANG os Diabos à solta, defendi-me
 e não me mataram ,mas tive de sair da Madeira e ser preso na Trafaria por 2 anos. De um modo ou de outro 
eles venceram ,porque assassinaram-me civilmente com muitos cúmplices e cheios de ódio e raiva sempre
, por esse motivo, tentaramcortar a minha carreira militar, o que ,não conseguiram face à integridade 
de muitos dos meus camaradas e à luta quesempre travei e fui acompanhado pelo Major advogado 
Gusmão Nogueira que já partiu, o Capitão Ferreira de Sousae a sua mulher,os doutores Goucha Soares e
 Xencora Camotim, o Capitão Marques Júnior ,Duran Clemente,Otelo,Major Golias, Capitão Custódio Pereira,
Major Pinto Soares, Tenente Coronel Abreu, Vasco Lourenço,segundo me disse, capitão Lameirinhas, Comandante
 Contreiras, Miranda( já partiu) Luís Sequeira,Major Médico Cruz Oliveira , já partiu;Vasco Gonçalves e Fabião,
já partiram Dinis de Almeida,Matos Serra e muitos outros camaradas e pessoas anónimas
do Alentejo e uma amiga  extraordinária do MDP/CDE Helena Alves. 

Bem-Hajam!


Sem comentários: