sexta-feira, 23 de novembro de 2018

GENERAL FIRMINO MIGUEL PRESENTE!

                                             General Firmino Miguel


Os seus amigos e, bem ,evocam a sua história e memória com o texto abaixo editado.

Todavia, louvo-me no facto de não ter sido 1º Ministro, em vez de Vasco Gonçalves, porque com ele não teria havido a GLORIOSA ( DERROTADA, em Novembro 75) REVOLUÇÃO do 25 de ABRIL DO POVO-MFA.

Sabemos que os fascistas e outros seres mínimos só vêem nesta revolução uma qualquer coisa do PCP às ordens do Império Soviético, desgraçada e triste gente!

 A REVOLUÇÃO AGRÁRIA. no Alentejo foi a libertação do povo alentejano da submissão do trabalho à jorna - subsiste em Setúbal - e da CONQUISTA DA DIGNIDADE.

Para o MFA, para as Forças Armadas, são um marco maior da História que os preguiçosos não estudam, e a MÁXIMA ALEGRIA, VITÓRIA E HONRA PARA O POVO E OS MILITARES que estiveram nessa mudança histórica. Naturalmente que o PCP desempenhou o seu papel ao lado do POVO, porque o PSD e o CDS sempre concordaram e concordam com a escravização do Povo e o PS sempre o caracterizou, naqueles tempos, a ambivalência e a ideia de que seriamos a Albânia- ISTO-  CONNOSCO- NUNCA!...

Sobre as virtudes pessoais do nosso general só posso dizer que , na minha geração, o considerávamos um general de Topo: ele, o general Loureiro dos Santos e o general Tomé Pinto.

A minha geração até sonhou que com eles, os três, na chefia superior do Exército, nós íamos deixar de ser o parente pobre das Forças Armas, mas ficamos exactamente no mesmo lugar, onde, sempre evitemos na sala de espera e continuamos lá! TANCOS VEIO DIZER ONDE ESTAMOS -LÁ- - na SALA DE ESPERA..... À ESPERA DE QUE UM DIA SE LEMBREM DA IMPORTÂNCIA VITAL DO EXÉRCITO .... COISAS...

Pessoalmente, simpatizava com senhor , com a sua moderação e inteligência emocional,  ao nível da capacidade de decisão não me louvo no nosso general... obviamente... mas a culpa será minha... claro..

LAMENTO QUE ESTE PAÍS, SE ESQUEÇA DE QUASE TUDO,  PARA VIVER, MUITAS VEZES, DAS COISAS TELNOVELEIRAS DOS HOJES... coisas..

MEU GENERAL !


POSTO-ME EM  SENTIDO E CONTINÊNCIA!

 Sinto dor por ter partido tão precocemente



andrade da silva
Cidadão de Portugal PRESENTE. Cidadão- Militar na situação militar de reforma, mas que encalhei nos pensamentos e actos que tinha como de coragem, quando era tenente, capitão ou coronel no activo. Uma chatice IRRITANTE!





Solidão  de Firmino Miguel 

( texto enviado pelo meu camarada Coronel Curto,sem autor)


Quem diariamente passe a pé a caminho da Vila de Sintra, descendo a chamada Correnteza, depara com um busto solitário ali colocado para homenagear o general Mário Firmino Miguel, militar e natural de Sintra, ainda hoje anualmente recordado por um grupo de conterrâneos que em sua memória se reúnem num jantar.

Desde muito novo, e abraçada uma carreira militar, que o jovem oficial Mário foi orgulho para seus pais e amigos, descrevendo frequentemente o inevitável Jornal de Sintra as suas idas e vindas do ex-Ultramar quando frequentemente voltava a casa, naqueles idos de sessenta. 

O 25 de Abril catapultou-o para a ribalta da política. Próximo do Presidente Spínola, foi nele que o velho general pensou quando se tratou de substituir o truculento Palma Carlos como primeiro ministro, em 1974, sendo ultrapassado pela Comissão Coordenadora do MFA, que na altura apostou em Vasco Gonçalves. Afecto a Spínola e aos militares moderados, colocou-se do lado dos que acabaram vencedores em 25 de Novembro, e no período constitucional, integrou como ministro da Defesa os três primeiros governos constitucionais (foto abaixo). Moderado, inteligente e amigo dos seus amigos, foi com consternação que em 1991 se recebeu a notícia do seu falecimento, aos 59 anos, num triste acidente de automóvel na então famigerada “curva do Mónaco”, no Estoril, quando muito haveria ainda a esperar dele.

A patina do tempo, inexorável, empalideceu o seu exemplo e memória, subsistindo aquele silencioso busto, por quem muitos passam sem saber quem foi, e que poucos sintrenses relembram já, passados 20 anos da sua morte. Tarde ou cedo, são os pombos os melhores amigos dos sobreviventes da História.

FOTO
I Governo Constitucional de Mário Soares (1976). Firmino Miguel é o primeiro à esquerda, sentado. Ao lado, Henrique de Barros e Mário Soares. Atrás, da esquerda para a direita, Almeida Santos, Mota Pinto, Nobre da Costa,Medeiros Ferreira, António Barreto, C

3 comentários:

andrade da silva disse...

Maria Cardoso Sissi O Sr.General Firmino Miguel foi meu vizinho durante muito tempo, o seu sogro foi o nosso médico de família. Uma família exemplar, extremamente educados, modestos, cordiais, íntegros.

Abril, Hoje

Bem:Haja o seu acto é nobre,dar noticia da nobreza de quem a tem.

andrade da silva disse...

Rui Firmino Faria Nepomuceno TIVE MUITA HONRA EM SERVIR E PRIVAR COM O ENTÃO CAPITÃO MÁRIO FIRMINO MIGUEL, EM ANGOLA , NA COMPANHIA DE CAÇADORES 167, GRANDE MILITAR E ENORME SER HUMANO QUE NUNCA ESQUECEI;, E DE TER COMANDADO ESSA COMPANHIA, QUANDO VEIO PARA A METRÓPOLE PARA FAZER O CUURSO DO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO.

andrade da silva disse...

José Ricardo Paramés Rodrigues General Firmino Miguel, com quem tive o privilégio e a honra de servir na Guiné e a quem considerei e continuo a considerar o melhor que conheci, quer como militar quer como homem.
O meu respeito e as minhas homenagens para sempre Meu General .