quarta-feira, 29 de abril de 2009

CIDADÃS E CIDADÃOS ( 1ª parte)



Caras cidadãs e cidadãos de Almada


Em 1ºlugar quero saudar Almada por ter o Pragal, onde, no 25 de Abril de 1974, a Escola Prática de Artilharia, esteve posicionada, no Cristo Rei, para ajudar a derrubar o regime fascista;

Saudar e agradecer ao povo do Pragal e de Almada por nos terem ajudado naquela gloriosa manhã e, a mim, particularmente, nos dois anos em que, após o 25 de Novembro 75, os democratas enjoados me prenderam por dois anos na prisão da Trafaria. Agradecimento que torne extensivo a todo o querido Povo do Alentejo.

Saudar esta Margem Sul por ter vozes da revolução, como Luísa Bastos

Saudar e agradecer aos presidentes das juntas de freguesia e a todos os autarcas deste concelho o convite que me fizeram para estar convosco e a grandiosidade desta comemoração

Mas sobretudo saudar-vos a vós cidadãs e cidadãos que aqui estais, aos vossos pais, filhos, netos e todos os vossos familiares e amigos, porque sois o POVO DE ABRIL que constrói o Presente e o Futuro.

Caras Cidadãs e Cidadãos

Daqui, desta terra, sem medo, proclamo que se desiludam todos os inimigos de Abril se pensam que estas comemorações são uma mera romagem de saudade.

Não! Aqui estamos numa actividade politica que Abril consente, para fazer andar o presente para o futuro, e não só para vitoriar o passado.

Que se desiludam, envelhecemos, é certo, mas não nos rendemos.

Envelhecemos, mas trazemos jovens para este campo da luz e da luta, e havemos de trazer cada vez mais.

Envelhecemos, mas não nos acobardamos.

Também daqui proclamo sem nenhuma hesitação que o regime de Salazar era um regime fascista, e que Salazar não era tão inteligente quanto se faz crer, porque se o fosse, teria percebido que por algum tempo se pode governar bem o povo português com patranhas e mentiras, sem necessidade de Pides. Todavia ninguém poderá em democracia pretender prolongar o reino da mentira para além do seu prazo de validade que é relativamente curto.

Caras cidadãs e cidadãos

Neste presente momento da nossa história a mentira está a chegar ao fim do seu período de validade, por isso, nas sedes do capital financeiro se procuram novas personagens, para com outra música se continuar o fado de sempre, ou seja, mais pobreza para os pobres e muito mais riqueza para os muito ricos, mas contra isto nos temos de levantar e dizer basta, e vão-se embora!

Os donos do dinheiro querem fazer crer que falar destas coisas não faz sentido que é de gente ridícula, ou mesmo atrasada mental, porque pretendem que glorifiquemos a nossa melhor qualidade de vida em relação aos africanos, asiáticos e sul-americanos, o que é verdade.

Não o esquecemos, mas se vivemos melhor não é porque esses senhores sejam generosos. Se vivemos melhor é fruto de muitas batalhas e da morte de muitas mulheres, mesmo muitas mulheres, porque são as mulheres que estão à frente das lutas mais progressistas que também os homens travaram, e vão continuar a travar, para que não retornemos ao trabalho sem direitos.

Eles temem, ou, como na Madeira, impedem estas comemorações, porque sabem que o que aqui fazemos dá força aos ideias da libertação do povo e à concretização do objectivo de mais e melhor democracia em Portugal, na Europa e no Mundo.

Há por aí políticos assustados que Portugal realize isolado as boas práticas democráticas contra a corrupção e a lavagem de dinheiro, mas porque esse medo, se toda a Europa reconhece que assim deve ser?

Mas porque esse medo, se também fizemos os descobrimentos e o 25 de Abril sem autorização das cortes da Europa ?

Mas a quem confiamos o nosso futuro, a gente que tem medo de combater os corruptos, porque eles são uma força tenebrosa que vence a Política?

Foi a este estado que chegamos, mas porque estamos à beira do abismo, temos de mudar de rumo, e esta é mais uma grande força de Abril que eles, os banqueiros não consentem, mas nós sabemos que Abril não nasceu sob a bandeira da exploração do capitalismo selvagem e especulativo, mas sim sob o signo da liberdade, da democracia e do desenvolvimento, e, assim, se vai manter.

Sabemos que os donos do dinheiro querem que os governos neo-liberais dentro de um rotativismo com alternância, mas sem alternativas, continuem a sugar o sangue de quem trabalha em Portugal, e no Mundo. Conhecemos esses propósitos e, por isso, os denunciamos, o que aqueles senhores queriam que ficasse bem calado.

Mas o Povo de Abril e os militares de Abril que nunca traíram e estiveram sempre do mesmo lado da barricada: do mérito, da justiça social e da solidariedade, nunca serão calados.
( continua)


andrade da silva 25 Abril 09


1 comentário:

Marília Gonçalves disse...

25 de ABRIL SEMPRE

VIVA O PORTUGAL DE ABRIL

Marilia