sábado, 20 de fevereiro de 2010

CHORO PELA MINHA QUERIDA MADEIRA E O MEU POVO.


A Madeira é vítima de uma grande intempérie. Morre-se no Funchal, a água tudo leva.

Choro o desastre e os mortos.

Mas meu Deus que tanta incúria sobre aquelas Ribeiras! Há tantos anos vivia com este pesadelo de grandes inundações, porque as ribeiras foram sendo estreitadas, mas dizia-se que nunca mais os rigorosos Invernos regressariam. Enganaram-se ou criminosamente esqueceram, o que nunca deviam ter esquecido, que ninguém ainda domina a natureza.

Choro a desgraça do meu Povo. Espero que o meu Povo se erga. Choro as mortes, mas espero que repensem o modelo de desenvolvimento e os riscos que o mesmo comporta. O que ainda pode acontecer a casas e casas construídas em zonas antes selvagens, de ravinas e outras, o que, há uns anos critiquei junto de um professor universitário de arte que logo me chamou de homem das cavernas. Mas pode não ser assim.

Como disse em Dezembro, alguém esqueceu o poderio do general Inverno e não o devia ter esquecido. Interrogo e espero que o meu Povo questione, porquê para além das chuvas esta desgraça está a acontecer na minha querida Terra?

Madeira o meu abraço e as minhas lágrimas de dor e raiva.

A minha família vive no Funchal, felizmente está bem, mas podia não estar, mas a minha grande família madeirense está de luto, e por eles e com eles também estou e todos os Madeirenses.

Que a natureza não os fustigue mais, mas que as promessas vãs e os dinheiros sujos não façam esquecer as responsabilidades, se as houver, como julgo que há.

Apesar de agnóstico peço a Deus protejais o meu Povo, já que os poderes o podem ter abandonado.

CHORO A DESGRAÇA E AS DESGRAÇAS QUE SE ABATEM SOBRE O MEU POVO. MADEIRENSES SOBREVIVEREMOS. SOMOS VALENTES, GENEROSOS, SENSÍVEIS, PORTUGUESES E DEMOCRATAS. AMAMOS A HUMANIDADE, A TERRA, AS PLANTAS, O ANIMAIS, O SOL, A LUA, AS MONTANHAS e O MAR. A NOSSA MADEIRA É ETERNA, LINDA. UMA TERRA ABENÇOADA.

A VIDA REGRESSARÁ. A PRIMEVERA DAS FLORES REDIMIRÁ A NOSSA TERRA. CHORAREMOS OS NOSSOS MORTOS, MAS EXALTAREMOS A VIDA.

MADEIRA CHORO CONTIGO!



Um madeirense

andrade da silva

6 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Meu Querido Amigo
olhe que não há muito tempo você deu o alerta, precisamente a esse respeito
Lamento profundamente a dor e sofrimento, o horror que vive o Povo madeirense e compartilho a sua aflição , apesar de saber que não será isso que lhe dará alivio à dor!
é sempre o povo que paga a incúria dos governantes!
que os elementos se acalmem rapidamente e o meu sincero abraço pata a Madeira e seus filhos
abraço amigo para si
coragem!
Marilia

andrade da silva disse...

Dor e Raiva

Há tanto que este pesadelo e outro me perturbava das derrocadas das rochas e por causa dela fui insultado por um professor catadrádico de história que me chamou como já disse de homem das cavernas que outros bandidos sublinharam com o riso. Malditos.

Mas o povo dá o seu voto a quem os mata.

Mas ainda se desabassem terras as coisas podiam e podem ser de maior perdas humanas. O meu pesadelo não esmorece, porque tudo vai continuar na mesma.

andrade da silva

Jerónimo Sardinha disse...

Caro Andrade da Silva,

Estou contigo e com todos os que sofrem nesta hora dramática.

O meu Abraço Solidário e Amigo,

Jeronimo Sardinha

Unknown disse...

Caro Andrade da Silva,
Zangado com a Natureza, triste por perder irmãos de Portugal e ver a sua terra "maltratada", deixo aqui um abraço aos nossos irmãos madeirenses que vivem este momento...

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=35078

Marília Gonçalves disse...

Em Dezembro passado o Coronel Andrade da Silva lançava um aviso de Alerta
aqui deixo o primeiro paràgrafo e o link que leva à totalidade do seu artigo
Marília

GENERAL INVERNO VIVO E PRESENTE:

Desde há muitos anos que, quando chego à Madeira, vejo com preocupação o afunilamento das Ribeiras e a construção de casas em zonas de risco, em terras que pela sua abundância de água têm nomes como Serra de Água. Todavia diziam-me, os que julgam que sabem destas coisas, que a pluviosidade tinha diminuído, e que os Invernos à antiga já não regressariam. Sempre duvidei destas teorias, exactamente porque sou um ignorante impenitente, enfim…
continua aqui:
http://liberdadeecidadania.blogspot.com/2009/12/general-inverno-vivo-e-presente.html

andrade da silva disse...

Caro Pierrot

Não em relação à manifestação da natureza sinto dor, mas a natureza é a natureza, também nascemos, vivemos e morremos,ponto.

Raiva sim contra os erroa humanos e por não se respeitar a natureza, como o texto que a marilia, oportunamente referiu tão claramente dá noticia.

abraço
asilva