segunda-feira, 25 de junho de 2012

FUTEBÓIS: NÓS, ELES e OUTROS




Em tempo de Futebol, não resisto à moda e ao fascínio.

                         I - DECALARAÇÃO DE PRINCÍPIO.

Sou o 1º adepto do Mundo, deste e de outro (onde, segundo um seu camarada, Cristiano Ronaldo, madeirense de Santo António, já está) do futebol com  bola de trapos, ou com jogos a feijões, dos outros, gosto de uma França-  Espanha; uma Grécia - República Checa, etc, com Portugal , a coisa é outra, mas…

                        II- FUTEBOL ORGULHO NACIONAL, MAS?....

Numa das TV, hoje, o politólogo, vidente, oráculo, o sabe tudo de tudo, Adelino Maltez- que disse que gostava de Futebol, boa!-  declarou  que o futebol era a ritualização do orgulho Nacional e, mesmo  supra nacional. Mas é assim  só quando se ganha, ou sempre?

Fiquei confuso com esta declaração, porque olhei para o jogo da Grécia, da Grécia que perde tudo, com a Alemanha que ganha tudo, e que muito tem humilhado a Grécia, e com a derrota  no jogo por  4-2 que podia ser bem pior, fiquei a pensar que se  o  grande académico tiver razão, como sairá a ritualização do orgulho Grego pelo futebol, face à derrota perante a Alemanha que tanto tem maltrado os países do sul?...

 III –FUTEBOL DE GABINETE, MODALIDADE MUITO PORTUGUESA

Disse Helena Roseta, numa das TV que quando bastonária da ordem dos arquitectos, apresentou um projecto ao membro do Governo,  de então, Miguel Relvas, que logo disse que o projecto seria apoiado, mas que o trabalho teria de ser atribuído, sem concurso, a uma empresa de que Passos Coelho era administrador.

O facto de um ser 1º Ministro, hoje,  e o outro Ministro adjunto, ou vice-versa, é  tudo  uma mera virtualidade  neste outro tipo de futebol, onde, também se ritualiza o Portugal, destas pessoas.

IV – FUTEBOL NO ESCURO

Que dizer do jogo entre  a ERC, o PÚBLICO e MIGUEL RELVAS, quem sai, quem perde, em que esquema de ataque  se joga,  e quem é o árbitro?
Haverá árbitro?

V –O FUTEBOL CONSTITUCIONAL

Porque perdi, por desconhecimento, a manifestação de protesto da AOFA,  contra o confisco  do 13º mês – que insisto, o que, a burocracia recusa, que tanto ou mais que uma perda de massa salarial  este confisco é um atentado à saúde, em termos da medicina primária e secundária,  no caso do stresse e da exaustão psicológica - acompanhei a de hoje da Função pública.
Todavia,  teimosamente os sindicatos continuam a dizer  que o 13ª mês é um subsidio, lá lhes disse que era um  vencimento.
Para uma sexta-feira houve bastante gente, e, sobretudo, gente em idade activa.
Julgo que o Tribunal Constitucional está fora de jogo, mas talvez seja uma impressão, de qualquer modo alguns dos funcionários  daquele tribunal interagiram com os gestos  amistosos que lhes dirigi.

VI – O FUTEBOL DO GRUPO DA MORTE

A Grécia foi obrigada por pressão externa a votar num governo, ao que parece, fisicamente adoentado e politicamente muito doente.

Logo se verá o que vai acontecer,  todavia tudo está na mesma,  como previ no texto anterior, só que tudo na mesma é pior do mesmo, e na Grécia, como aqui, isso será impossível,  até porque levará o SYriza a radicalizar o seu comportamento para se manter vivo, e evitar mais suicídios na Grécia.

Neste contexto, à beira do desastre Europeu, na próxima cimeira da União Europeia ou se tomam medidas de efectivo apoio  e de mutualização das despesas dos países em dificuldade ; ou a União Europeia vai tremer, e os 130 mil milhões  de apoio  aos países periféricos, decididos na mini cimeira dos 4 países com economias mais fortes, que teve como palco Roma, não será mais do que uma lasanha, logo….

Quanto a Portugal  já há quem diga que o bom  é virmos a ser como a Grécia, para,  in-extremis, alguém nos salvar, ou nos enterrarmos, para aí, numa  derrota no Futebol  Europeu, ou nos salvarmos ritualmente numa vitória contra a Alemanha.

Mas como o mundo será, outro ( se é que já não é, poderíamos ver isto   pela variação da taxa de suicídio na Grécia , nos próximo dias) sempre que se decidir o devir de um país em 90 minutos de futebol.

VII  -  FUTEBOL  LIÇÃO

Se como no Futebol, desde muito cedo se prepararem  bem os jovens nas escolas competentes; depois se der boa formação; melhor selecção;  treino com treinadores competentes,  com objectivos bem definidos e ambiciosos, e muito importante a recompensa material, profissional e pessoal for  justa e atractiva,  a motivação será mobilizada, aumentando o desempenho e a produtividade.

VII –FUTEBOL  DEVIR

?????…………………………  mas, gostaria que fosse dentro de outra Europa  mais justa, digna, democrática, solidária e no caso militar também com a mutualização das despesas nas missões das Forças Nacionais Destacadas. Mas?….

22 Junho 2012
Andrade da silva

publicado na página do facebook da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA)

Sem comentários: