segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A VIDA


A vida tem um dado curso que é, o que é.

As crianças devem, com peso e medida, ser esclarecidas do que é a vida,a doença e a morte, e devem,como todos, conhecer e exprimir as emoções  rir, chorar, zangar-se. Chorar é humano.

Aos doentes deve dar-se o apoio possível, mesmo em caso de perda da consciência, em estado de coma: tocar-lhes e falar-lhes

Quando a pessoa querida partir, o melhor amor é continuar a viver a vida, em honra de quem amamos.

No dia de  anos da minha mãe bebo uma taça por ela, e recordar os seus feitos,  é amar.É o  que eles querem que façamos.

 Quero que me recordem com alegria e  com alguma saudade.

É muito importante aceitar a regra da vida que a finaliza com a morte, e fazer de cada dia, um dia de sol . A morte  não o escurece,é uma circunstância da vida.


Não faz sentido sofrer por antecipação. Não faz sentido estar à espera  do apito final: interessa viver  o dia a  dia, AMAR, e quando o apito soar cumpriu-se a vida:cai o pano e, então, será tempo de partir e ser ou não recordado,mas entre o principio e o fim que haja amor,que também existe,quando, anonimamente, nos damos a outrem

LUMINOSIDADE!

andrade da silva

PS:Este texto faz parte de um e-mail que enviei a uma nossa concidadã da Diáspora: filha, mãe, avó, a passar um momento de grande dor, por causa do estado de saúde da sua mãe,e resolvi partilhar, procurando contribuir para atenuar a dor e  ajudar a lidar com as crianças, nestes casos.

Sem comentários: