segunda-feira, 6 de abril de 2015

CORRE ABRIL E ALGUNS FIZEMOS E DISSEMOS COISAS.



                                                MEMORIAL NO ESCOURAL EM HONRA DE CARAVELA E CASQUINHA

  

Os testemunhos valerão alguma coisa? Talvez não, mas...

No video ,sobre a Reforma Agrária ( https://www.youtube.com/watch?v=9b_4ogTU4Ys ) digo o que pensava  então, aos 2' 43'' ( mantenho), aos 26 minutos (mantenho) e aos 33 minutos,faço alguma revisão, quanto a uma certa utopia da sociedade só com trabalhadores.

Nestes tempos fiquei admirado e fico, com a sabedoria do povo. Neste video  também se dá noticia de uma grande dificuldade deste processo- o conflito  tremendo de 2º nível,por vezes, muito forte,entre trabalhadores e   seareiros e rendeiros; mulheres e homens; direcções de cooperativas e trabalhadores. Um mundo de problemas, dificuldades, falta de meios e orientação/Direcção politica do MFA, à altura de tamanhas tarefas. Facto fatal. E tudo acabou, como se sabe, em 25 Novembro 75,e mais com as mortes de Caravela e Casquinha, em 1979, no Escoural. 

 Os dias que se sucederam são os hojes.

Porém, no  Alentejo, nunca houve meios materiais e muito menos humanos- O MFA era, como sempre o disse, RESIDUAL,isto é, na perspectiva da aliança Povo-MFA,quase nenhuns- para cumprir as tarefas daquela Aliança, e, nomeadamente, acompanhar a totalidade do movimento social nas terras do Sul..

Fizemos muito,sendo muito, muito, poucos, mas face à vastidão das necessidades ficamos aquém do que a ingente Missão exigia.

 O MFA, como um todo,nunca foi poder em Portugal.Não o foi e nunca houve condições para o ser. A Aliança Povo-MFA não se institucionalizou, teve pouco MFA e ainda menos POVO,logo, PERECEU E,assim,será sempre...

6 Abril 2015

Andrde da silva

Video Reforma Agraria

https://www.youtube.com/watch?v=9b_4ogTU4Ys

Pelos que  caíram: Casquinha,ontem, no Escoural, hoje, no Quénia-uma lágrima e um grito: REVOLUCIONAR O MUNDO!



                                                       Casquinha jaz
Massacre Quénia

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2015-04-05-Massacre-no-Quenia-marca-Pascoa


Sem comentários: