domingo, 10 de janeiro de 2016

UMA LUZINHA DE LAMPARINA MADEIRENSE PARA CANDIDATURA DE EDGAR SILVA


 




 
 
 NOTA: Este texto é a minha opinião, visão das coisas, não é uma bula.

 

Muito embora, pareça, não  fazer  parte, de um modo determinante,   do desenho da candidatura do PCP a preocupação dos eleitores, em geral, será pena que se perca muito, ou por completo, a provável capacidade de Edgar da Silva em poder ser apoiado por mais amplas camadas da população, muito para além do grupo consolidado de eleitores do PCP. 

Mas para isto nem o candidato Edgar, um homem com grande coragem de libertação no seio da Igreja católica, mas, agora muito predeterminado pelo eu colectivo - quando  o perfil da função do PR é unipessoal- nem o PCP têm aproveitado a História pessoal deste Homem, para mostrarem o que poderia ser um PR diferente unipessoalmente e independentemente da sua pertença a um partido, neste caso, o PCP. 
 
Mas isto de facto não está, parece nunca ter estado,  no plano estratégico do PCP, se tivesse os apoios à candidatura teriam de ser muito mais alargados, bem como, o respectivo programa para o futuro presidente, e não  terem  só, como núcleo duro da candidatura, militantes do PCP, ou simpatizantes/militantes  muito identificados e concordantes com tudo o que verticalmente os dirigentes do PCP ditam, e, obviamente, que num rasgar de horizontes  a própria efectivação da campanha teria de ser inovada. Tem sempre as mesmas características de visível  reforço para a militância dos militantes e simpatizantes fiéis do PCP,  deixando de fora a restante população. Assim as eleições Presidenciais  parecem funcionar como  a 1º volta para  algo  interno ao PCP, mas deveria ser para muito mais.
 
 Uma candidatura, e, sobretudo, a de Edgar da Silva, porque é ele e não outrem, deveria ter procurado um apoio alargado na sociedade civil, até porque há questões instrumentais que são importantes, como:  que Casas Civis e Militares se podem inferir pelas candidaturas e pelos  mandatários,  apresentados, o que, são matérias muito importantes.

Obviamente, que o objectivo pode estar numa 2º dimensão, ou seja, na 2º volta, havendo provavelmente o desejo, mais desejado, que essa disputa,  se não for feita com Edgar, o que face ao desenho, construção  da campanha será muito difícil, para além de tudo o  mais, tão evidente, então, que se faça entre Marcelo e Sampaio, seria mais difícil se aparecesse Maria Belém, porém, todavia, contudo não vejo só Abril e primavera na candidatura de Sampaio da Nóvoa, enfim, e, deste modo, tristonho e fatal ,acabará o País por ter de escolher entre o vazio -Marcelo Rebelo de Sousa, ou um certo Sebastianismo com muito ar tóxico e de gente que está com um pé em mais que uma candidatura, ou seja, na de Nóvoa e logo à partida, na de  Marisa, e, também,  o que, ainda, é mais evidente, se, como suponho,  Nóvoa seja  o desejado pelos apoiantes de Edgar, se não for ele o segundo candidato ganhador, como a presença de alguns na candidatura de Nóvoa indica, muito embora, a candidata Marisa possa ainda surpreender, e, também não é por acaso que apoiantes de Nóvoa, não se esquecem de ligar Nóvoa e Marisa, e vice-versa aos mesmos combates, obviamente  Todavia é  pena que a realidade seja esta. Na minha opinião, pelo completo desinteresse em se ganhar estas eleições com um grande Presidente, o que, se tivesse acontecido na área de Abril, do Renascer de Abril, poderia Abril vencer na 1º Volta.
 
Em boa verdade  não é preciso nada de messiânico- bastava Renascer Abril: A LIBERDADE; A DIGNIDADE, O DESENVOLVIMENTO, e voltaremos à senda da Mudança: Defendendo a Soberania Nacional, cumprindo a Constituição, alterando a lei Eleitoral, Regionalizando, Combatendo a corrupção, Garantindo o Estado Social e a defesa de um Governação Mundial para a paz e o desenvolvimento com a reforma da ONU.

E, ainda, sejamos honestos e não sonsos a apregoada capacidade negocial de Nóvoa, como reitor nas Universidades públicas, é um gozo. Tenho 2 cursos Universitários, 10 anos na Universidade, em Faculdades de referência ISCTE e Faculdade de Psicologia e todos sabemos que a negociação ali, inter-pares é feita somente com chá e bolos, punhos de renda e com senhor doutor isto, senhor doutor aquilo, com 0% a 5% de fricção, esta,  aumentaria se entrassem os alunos, mas em relação a estes a GOVERNAÇÃO, disciplina a disciplina, é de um modo geral DITATORIAL, mesmo quando alguns Professores Doutores nem sabem do que estão a falar - num dia dizem uma coisa, no seguinte, outra, sobre matéria cientifica - e não fazem a menor ideia do que seja dar uma aula. Conheci professores de excepção Armando, Orlando, Simões, Rosa Novo. Helena Marujo etc, mas a regra, my god!  Nas Faculdades  é regra absoluta: não se pode contraditar os Prof,, nem ultrapassar os limites das cadeiras, ou seja, o quadrado do espaço contraccionário da faculdade, (denunciei por escrito esta situação, como a do generalizado copianço, como aluno) quando se ultrapassa esta regra cai o Carmo e a Trindade, como o vivenciei algumas vezes.
 
Seja quem for Novoa, julgo que terá dificuldade em não deixar que  toda a sua seiva seja drenada pelos eucaliptos egoístas fortíssimos que o rodeiam, embora, na sua candidatura haja gente de grande virtude, mas o que mais importa é a função que cada um desempenhará, posteriormente, por exemplo quem seria o chefe da casa Civil-  Correia Campos, my god? E o da casa Militar ? Etc,
 
Infelizmente, como um prisioneiro de Alcatraz, votarei, but sob indignação, protesto e revoltado. Apelei, gritei por um Grão Português para PR, but os grãos só voam, quando há tornados e, neste caso, em desordem, e, então, algo acontece but... por ora, o  "Povo é Calmo" (pinheiro de Azevedo dix um dia)  ...Coisas....
 

 

Sem comentários: