quinta-feira, 17 de março de 2016

16 MARÇO 1974: LEVANTAMENTO DAS CALDAS.


UMA VERSÃO DOS FACTOS

" A 16 de Março, apesar de originalmente estar prevista a participação de outras unidades militares, apenas o Regimento de Infantaria nº 5, das Caldas da Rainha, avançou para Lisboa, sob o comando do capitão Armando Marques Ramos.
Isolado, o seu avanço foi sustado por unidades leais ao regime já às portas de Lisboa, sem derramamento de sangue.
Cerca de 200 homens, entre oficiais, sargentos e praças, foram detidos. Os oficiais, encarcerados na Trafaria, foram libertados no dia 25 de Abril."

OUTRA VERSÃO

Mas ainda bem que as outras unidades não saíram, porque tudo aquilo seria o golpe dos spinolistas apadrinhado por OTELO, como os capitães, de então, Ramos e Varela claramente dizem.

Os camaradas Major Monge, Casanova Ferreira, capitão Varela e Ramos saíram da casa de Otelo, tendo recebido o Capitão Ramos a ordem de ir ás Caldas buscar a unidade que deveria vir sob o comando do Oficial mais antigo das Caldas, mas por razões de vária ordem ????? , o comando foi assumido pelo meu camarada Capitão Ramos, que há meia dúzia de anos disse numa conferência, aquando do lançamento de um livro de Filipe Papança, que ia publicar a vera história ?????? deste dia. A sua versão sempre foi contrariada por Otelo e pelo meu camarada Rocha Neves que sempre a colocou na rota do 25 de Abril ?????????

A Escola Prática de Artilharia depois do alerta transmitido ao oficial de prevenção, alferes Firmino Mendes, esteve sobre rodas para sair , devíamos para o efeito ter recebido a ordem de operações a ser-nos entregue por Otelo, ás 8h, mas nunca a recebemos,

Contudo, logo após este desaire, através do capitão Ferreira de Sousa reunimos secretamente os camaradas do MFA no hangar - junto ao polígono de tiro, a caminho do Lavre, que todos os artilheiros conhecem - para reconduzirmos o movimento dos capitães à rota certa.

A Escola Prática de Artilharia nunca esteve distraída, ou, pior, a dormir na forma, o que, voluntariamente se esquece, porquê?

Coisas que Portugal por culpa de muitos e pelo medo do debate, todo absorvido pelo contexto sufocante dos partidos, desconhece

Coisas!...

andrade da silva
soldado da Mátria e de Abril, à hora certa 22h55’ do dia 24 de Abril 74, à voz de comando da senha: “E DEPOIS DO ADEUS"

PS:
Neste dia estive sempre armado à espera da tal ordem para avançar, não chegou e o 25 de Abril aconteceu, e aconteceu, porque unidades importantes não deitaram a cabeça de fora, se o tivessem feito teriam sido decepadas, ou o resultado final seria diverso da aliança POVO-MFA;


Obviamente,  e  antes que um  impoluto chegue à frente e diga parece que foi assim, mas será que foi? Digo que só digo o que sei, e, tenho pedido a todos que se juntem em frentes a frentes para se tentar chegar à verdade possível, mas olhos nos olhos é o dizes, logo... sou um mero mensageiro... logo....



Sem comentários: