quinta-feira, 31 de março de 2016

DA NOSSA/(TUA) SOBREVIVÊNCIA:





Texto Major General Carlos Branco:





O meu camarada Major-General Carlos Branco lança ALERTAS importantes sobre o terrorismo em solo europeu, e refere que a EUROPA, no seu todo, tem de estudar e encontrar respostas para as guerras internas que se desenham de vários radicalismos: o dos que têm feito estes atentados, que ele refere, mas também os da extrema direita protonazi a que não alude, mas que com base nestes atentados terroristas quer amedrontar os europeus e conquistar o poder para nos imporem o terrorismo de estado
.
Por outro lado há questão do Médio oriente com o DAESH que exige uma resposta multidimensional e, na opinião de muitos, de que partilho, uma dessas dimensões é MILITAR, porém, a Europa está DESARMADA E INDEFESA nessa fronteira, como nas mais próximas do leste europeu etc

Todavia, é apontado o caminho necessário a percorrer- o do ressurgimento da Europa, com lideres à altura do presente e do Futuro, e que se crie com urgência ou se reactive os órgãos de estudo estratégico para a efectivação das melhores geopoliticas e geoestratégias para o Mundo actual, o que, tarda.


De qualquer forma tudo foi bastante abandonado e, obviamente, que estas ameaças internas e externas assimétricas vão manter-se, e se não subirem o grau de violência e destruição, como a ficção sugere, já algo nos protegeu, mas há noticias que correm de uma gravidade extrema como do assassínio de guardas de centrais nucleares com o roubo de segredos de segurança.


Na minha opinião há uma questão de liderança e uma crise de valores civilizacionais, que são de outra natureza, ou não se reduzem aos valores religiosos como alguns pretendem.


Em conclusão o meu camarada apresenta um conjunto de alertas fundamentais que são um progresso essencial na abordagem desta matéria. Todavia, na minha opinião, por ser tão evidente, as múltiplas interacções entre o que vai acontecendo no terreno, tornam  necessário uma abordagem holística quanto às dimensões internas e externas, na perspectiva geopolítica, geoestratégica, geoeconómica, geossocial e religiosa, e, naturalmente, a incompetência, a falta de vontade, o medo dos governantes e a corrupção nacional e internacional geradora de brasis não podem ficar de fora, e, ainda, como um foco essencial de guerras o DASEH existe e, enquanto existir expelirá milhões de cidadãos que como emigrantes económicos, ou refugiados ampliarão os problemas referidos, trarão outros numa dimensão imprevisível, até porque o tampão Turquia provavelmente implodirá. Estamos, ou podemos estar, no limite da sustentabilidade de uma situação europeia precária que poderá evoluir para patamares de violência bem mais graves, ainda, e generalizados como resultante da interacção entre todos os input´s geradores de guerras, batalhas e conflitos mesmo entre os países da UE, um risco maior. Logo que a Europa DESPERTE. Seria um erro tremendo por falta de visão das coisas limitarmo-nos a  agarrarmos  boias, quando para atravessar este mar revolto vão ser precisas boias que nem existem, mas, sem dúvida nenhuma, na opinião de alguns, de que partilho por inteiro,  os cruzadores não serão dispensáveis etc.etc..... mas... coisas... o costume, costumeiro repete-se, contudo será importante a hipervisão holística e estudos interdisciplinares  com competência e urgência (Zulu) máximas..... porém, todavia, contudo.... provavelmente nada de novo a Oeste, como muitas vezes( vezes demais) tem acontecido.

Boa sorte para nós europeus e para o Mundo e Médio Oriente!


andrade da silva

coronel artilheiro/psicólogo, situação militar de reforma



Sem comentários: