quarta-feira, 8 de junho de 2016

O QUE QUEREM AS MENINAS E OS MENINOS POBRES?



Luís De Paula Campos

Este menino quer ensino público ou privado?

ESCOLA PÚBLICA E,OU ESCOLA PRIVADA?

Que se aborde esta questão com a profundidade e a seriedade que as crianças e Portugal merecem e exigem imperativamente.


As meninas e os meninos pobres e abandonados, como os dos bairros da lata de Portugal  e do Mundo querem paz, pão, habitação, direito à vida e ao desenvolvimento pleno das suas capacidades cognitivas, físicas, morais e estéticas - são direitos universais e assertivos de todas as crianças de todo o Mundo(s -, e nada têm a ver com a discussão dos ricos. Os ricos têm tempo de sobra para ganharem colesterol. Os pobres em muitos sítios nem tempo têm... para viver, morrem às centenas por esse mundo, muitos sem nunca terem tido a oportunidade de dizerem: mãe ou pai! Estão a morrer, neste momento, mal acabam de nascer.



Todavia ,em Portugal antes da discussão ideológica sobre a Escola Publica vs Privada  teria de estar sobre a mesa a do insucesso escolar, isto é, o abandono da escola, onde, nestes 40 anos não melhoramos nada, somos na Europa um dos com pior desempenho.  É um absurdo, pura cegueira catatónica  discutir-se  somente o negócio fraudulento com colégios privados que noutros quadrantes geográficos até o papa Francisco tem denunciado

A discussão pedagógica, cientifica e civilizacional deveria sobrepor-se à discussão folclórica, cínica e politico- partidária, mas o que sempre deu aqui, no reino lusitano, são os pezinhos de dança, que não cansam. Todavia há um sério problema o do GRAVE INSUCESSO ESCOLAR que é da ESCOLA, DE PORTUGAL e da nossa dita CIVILIZAÇÂO, que quando exclui é barbárie.

Mas há estudos que falam, deste tremendo problema, mas quem os lê?... que trabalheira!... e falam da responsabilidade do Governo, da Escola, dos professores, das famílias e da sociedade, logo.. o diabo... mas, como quem não quer a coisa ,sugiro um .... http://pt.slideshare.net/rakellc…/trabalho-insucesso-escolar






Para não reduzir a questão aos dinheiros e a disputas viscerais, seria importante  pensarmos  no interesse da criança e desenvolvimento de Portugal, e, então,  deveriam enumerarem-se as seguintes questões:   método de dar as aulas, carga horária, organização das turmas- número de alunos e disparidades entre alunos, incentivos ao estudo , gestão da escola, instalações, actividades circum- escolares, ensino especial, relação escola-pais, psicólogos e outros técnicos nas escolas, disciplina na sala de aulas, motivação e competência dos professores etc etc e, obviamente,  haver  uma escola pública que garanta algumas sequências importantes creche, pré- escolar e escolar até ao 4ºano.  É muito importante esta cadeia  por causa das relações efectivas, que se estabelecem desde os 2 anos, ou antes, até à idade escolar,  com inicio por volta dos seis anos.

Que se aborde esta questão com a profundidade e a seriedade que as crianças e Portugal merecem, é IMPERATIVO, mas...

Andrade da Silva

PS: a 1º foto, oportunamente, editada pelo meu camarada Luis Palma  no facebook iniciou uma grande discussão, ainda bem que a espoletou , e que todos a agarrem com a profundidade devida e com todo o respeito por quem tem ideias diferentes, por motivos muito diferente e que não estão todos a ser devidamente ponderados. Por exemplo,  o  meu filho esteve no privado até à 4.classe,por  não haver creches e pré-escolar públicos, onde, houve   interações efectivas entre ele e os colegas que não deveriam ser precocemente interrompidas, e, assim, tive de o manter no privado, custando-me os olhos da cara, até à 4º classe, e depois, de  facto foi passar de um local onde havia aulas, para uma escola secundária em que  muitas vezes, sobretudo  algumas professoras faltavam logo no inicio do ano, sendo substituídas meses depois  - algo de inaceitável;  e , que também  haja   todo o procedimento jurídico- criminal contra os directores dos colégios privados, neste caso, que atentam contra a saúde mental das crianças, do que tem conhecimento o presidente da Republica, face às supostas cartas de horror que recebe . segundo o denunciou publicamente a FENPROF.




Nessas cartas as crianças referem  que estão horrorizadas, porque lhes vão puxar pelas pernas e braços para irem para a Escola Pública Este pensamento pode gerar ansiedade generalizada, terror, pavor e stresse pós traumático. É um atentado à saúde mental das crianças, logo têm de agir :os sindicatos, o Presidente da República ao ter sido contactado , as autoridades sanitárias e de protecção de menores.










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