quarta-feira, 17 de agosto de 2016

EIA: O CIDADÃO FOI MATADO!.E DA LUTA INGLÓRIA PELO FUNCHAL AMADO!

                                            Funchal Amado



NOTA: 
"Arte grandiloquente não é do meu perfil de aptidões,  resta a recta intenção e o verbo furibundo e directo da alma e do coração,que se sente com razão,porém tudo isto é  um calvário para dada gente que tanto, desdenhou uns escritores, para morrer de amores pela narrativa de uma burguesia decadente que Eça de Queiroz genialmente   descreve nos Maias, mas esta gente, não é O Portugal, e, muito menos, a alma das nossas gentes, bem melhor retrata por Camilo".

Na Tirania Portuguesa dos partidos, seus satélites, outras organizações, onde, alguém é presidente, igrejas e cemitérios não há o CIDADÃO, este foi sujeito a actos de fé: QUEIMADO!
Em Portugal só contam os donos disto tudo, os corruptos, os chefes de facções, os seus seguidores,os mercenários, os eunucos e outros vilhões atingidos pela esquizofrenia social de que fala o papa Francisco,que também os chama de velhacos e cegos pela ganância do poder e do dinheiro, o mais, o cidadão livre. não conta na rede de interesses daquelas gentes, que nos pedem o voto, e aos que não votam mandam calar, ou que vão bugiar ou mesmo ao tal sitio.
Nesta suprema tragédia tenho uma carta manuscrita para os (Des)governastes, do nosso Portugal, a reclamar que uma vez na vida sonhem, desta vez, agora, , e acordem fazendo o que deve ser feito quanto à cidade do Funchal, como em 1775 fez Pombal: chamem os melhores engenheiros militares e civis, os melhores arquitectos, os melhores sociólogos urbanos etc. e reconstruam a cidade hoje, de modo que este hoje, seja o elo do arco voltaico entre passado e futuro, e restituam a cidade que ardeu e a muita outra, que é lixo e combustível, (Edifício no Largo do Chafariz etc.etc,) à habitação que traz vida e comércio consigo, seguindo a ideia da reconstrução do Martim Moniz ( Lisboa) pela ex-EPUL do tempo (há uma década, não é de 1500) em que a dirigiu o General Luís Sequeira, homem de Abril, e, ainda vivo.
Chegado a este terminus de Portugal tenho a carta manuscrita para as entidades com o dever de agirem , reclamando que o próximo dia da cidade do Funchal, 21 de Agosto,seja o do compromisso histórico do empenhamento de Portugal, dos Portugueses ( nestes, com algo bem diferente da nota de euro avulsa depositada na conta de... para....????) da Europa e do Mundo, na REEDIFICAÇÃO DESTA CIDADE- no seu RENASCER, mas como na canção não sei se a deva mandar, ou haja alguém por quem a deva mandar, para além das vitimas mortais e de tantos outros, duzentos, trezentos concidadãos que choram a sua tragédia pessoal.
Não sei... logo, que outros defendam melhor a ideia que eu. A recuperação casa a casa,mesmo que o volume seja de duzentas, com 55 milhões de euros, pouco mais será que repetir o velho, se para urbanizações dos amigalhaços políticos e outras espécies a Caixa geral de Depósitos "emprestadou" milhões de euros, hoje, crédito mal parado .....
Mas mais que o dinheiro,se com engenho, arte e ciência com menos mais, melhor se fizer- eia: A SABEDORIA, mas se o relativamente pouco for para ser "comido" por cardeais e corruptos eia: A GESTÃO ODIOSA, tão frequente em Portugal, como quase todos reconhecem
Coisas... como também hoje dizia a rapaziada do rádio clube daqui da terra, a Comunicação Social infelizmente também é ou cemitério, ou a Aleluia dos donos. ponto.
EIA PORTUGAL!
andrade da silva

Sem comentários: