PORÉM, A FINITUDE DA VIDA AOS 20 ANOS É UMA TRAGÉDIA, SEMPRE
Segundo o que ,hoje , foi revelado, no noticiário da SIC das 20h, os nossos camaradas dos Comandos Hugo Abreu, meu conterrâneo, e Dylan da Silva, como os demais, foram, ao que foi afirmado, permanente monitorizados, quanto aos parâmetros biológicos vitais, de modo a haver o devido alerta para o colapso de algum órgão
Hugo Abreu
Dylan Silva
Julgo que com estes instrumentos, de que já tinha ouvido falar e... assistido a uma demonstração, a Instituição Militar, em cooperação com uma Universidade, foi tão longe, quanto possível, na defesa da vida do instruendo, um comportamento que não diminuindo a dor, dá a todos, familiares e militares o conforto de saber que houve cuidados prévios que, de um ponto de vista cientifico, cobririam adequadamente os riscos.
Mas, algo aconteceu, parece que, a este nível sem desleixo, da Instituição Militar, aguardemos, com alguma paciência, os relatórios que devem ser tornados públicos à excepção do que eventualmente ofenda as suas memórias, e que, no caso de ter acontecido -doping - também competia à instituição militar controlar essas causas: antes, durante e depois dos exercícios.
Aguardemos ,o resultado dos relatórios, nunca esquecendo que estes militares em termo do chamado perfil SIVAGE, ( trabalhei nesta área, como psicólogo, de 1993 a 2007) ou seja: quanto a: S - membros superiores; I - membros inferiores; V - visão; A - Audição, G -Geral cardiorrespiratório e emocional; E -emocional, são dos melhores entre os melhores, são T1,( os parâmetros vão de 1 a 5, 1 muito bom, 3 médio. 5- inapto) só em caso de faltas, eventualmente, podem ser selecionados militares de Perfil T2.
Contudo, e, sublinhando , a ideia de que SER COMANDO NÂO É PARA QUEM QUER,É PARA QUEM PODE, em dados contextos inter e intra psíquicos, pode levar a comportamentos com excesso de empenho, verdadeiros paroxismos letais, pelo que, o auto controlo emocional e o controlo psicológico externo podem ser vitais.
ATÉ SEMPRE!
Uma lágrima.
Honremos as suas memórias e que se apoie as famílias . Abraço solidário às famílias, amigos e camaradas.
MY GOD! (1)
Que Dor!
TODOS SOMOS A NAÇÃO - PORTUGAL!
andrade da silva
(1) Digo-o, assim, para significar o que um crente diz com Meu Deus!, mas, como não sou crente, seria desonesto.
1 comentário:
Já não é crente?
M.Pereira
Enviar um comentário