segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

EDMUNDO PEDRO




"POR IMPERATIVO MORAL, ÉTICO, HISTÓRICO E PATRIÓTICO DOU O  MEU DEPOIMENTO SOBRE A FIGURA HISTÓRICA EDMUNDO PEDRO,. Sobre o homem que partiu.. que o Cosmos o receba, e um abraço solidário à família e amigos do homem-Edmundo "

Edmundo Pedro esteve no 25 de Novembro 75, com armas, as G3 que o Vice-CEME,ou o General Eanes lhe distribuíram do outro lado da barricada, foi a sua opção.

Não a acompanhei ou acompanho, e também fui convidado pelo meu camarada e amigo major Gil para me passar para o lado deles,porque senão iam dar cabo de mim. Sabia-o, mas os COMPROMISSOS QUE por determinação do MFA ,e também pela minha convicção assumi, com o povo alentejano não me permitiam essa mudança de campo.

 Apesar disto reconheço em Edmundo Pedro um exemplo do que é o COMPROMISSO E A AMIZADE - o seu compromisso com o PS e a sua amizade com Mário Soares, que o levaram a passar ,também. pós 25 de Novembro 75, as passas do Algarve sem nunca comprometer o PS na questão daquelas armas, exemplo maior de compromisso com o seu partido.

Louvo o compromisso,não me identifico com o seu conteúdo., e em termos do 25 de Abril que servi e queria construir de LIBERDADE. JUSTIÇA E IGUALDADE reprovo a luta feroz ,a perseguição que travaram contra jovens capitães que até nas palavras de Marques Júnior representavam a mais pura essência do MFA.

Contudo, Edmundo Pedro também pós 25 Novembro 75 por actos de que não foi o responsável esteve preso, situação porque passei entre os 27 e 28 anos de idade,razão porque o estimo como ser humano . Com ele porque tinha um cartão de um partido durante décadas o respeitaram e veneraram, ,o que, por um complexo edipiano a sociedade politica beneficiaria do 25 de Abril 74 não pratica com os militares, que Novembro esmagou.

O golpe vergonhoso e cobarde contra alguns dos mais lidemos e jovens militares de Abril: Dinis de Almeida,Matos Serra, Costa Martins, Miranda, Lameirinhas etc etc,- também fiz parte da lista do MRPP do Major Aventino Teixeira que indicava os comunistas a abater no Exército, a minha quase filiação no partido comunista consta na minha nota de acusações por ter praticado dados actos em Coruche. 

É um dos ACTOS MAIS MISERÁVEIS QUE SE PRATICOU NA História de Portugal, só comparável ao assassínio de Machado Santos, não mataram, mas ajudaram alguns ao SUICÍDIO .E não têm a coragem -NINGUÉM- de fazerem a HISTÓRIA MILITAR GLOBAL DA REVOLUÇÃO DO 25 de ABRIL 74 ao 25 NOVEMBRO 75 E DO POVO-MFA,NOMEADAMENTE, NO ALENTEJO,ONDE, ASSUMIU O CORPO E A ALMA DA REVOLUÇÃO SOCIAL E AGRÁRIA ,PORQUÊ?

VERGONHOSO!

Não tenho ódios . É a JUSTIÇA e a VERDADE que devemos reclamar.

O 25 de Novembro é uma ACTO IGNÓBIL, ainda, não REVERTIDO. OS HOMENS DE VERDADE TINHAM E TÊM DE ASSUMIR A SUA DESONRA PERANTE OS MILITARES HONRADOS DE ABRIL. EDMUNDO PEDRO NÃO O FEZ..LOGO...

A cobardia,a mentira, a contra-revolução passaram e instalaram-se, porque CAÍMOS!

andrade da silva

PS:

Não faço nenhum elogio ao politico, mas ao facto de ter assumido a responsabilidade das armas e ter sido preso sem comprometer quem lhe ordenou que as fosse receber ,este acto, embora mal utilizado é de muita coragem, e como militar do combate o reconheço. Todavia não foi nada corajoso para exigir o fim da perseguição aos militares do 25 de Abril, e, por causa dessa gente um meu grande amigo e camarada acelerou o seu processo de suicídio Não o choro, nem o reconheço como um combatente da liberdade. ; Nunca tocarei por ele o toque da Alvorada.

Sem comentários: