domingo, 11 de março de 2018

11 DE MARÇO 1975




" AOS QUE NÃO ESQUECEM O PASSADO, PARA CONSTRUÍREM O FUTURO DE TODOS,COM TODOS E PARA TODOS OS PORTUGUESES HUMANOS,ÍNTEGROS E DIGNOS."

EIA!

Então,e uma vez mais, os militares de Abril , com a coragem de Dinis de Almeida em 1º lugar,no TO -RALIS e o povo venceram as trevas, mas uma vez mais, a carta a Garcia não foi entregue.

11 de Março que foi antecedido pelo 7 de Março 75 em Setúbal,onde, quiseram fazer um rio de sangue,com sangue do povo de Setúbal e o MFA de Vendas Novas o impediu.


Não construímos a liberdade, a justiça e a dignidade por mais do que uma geração,nem sequer por uma geração.
Vieram as vicissitudes e, hoje, vivemos com várias falências: a da Justiça, a da Integridade, a da fiscalidade e da moralidade e, agora, .mesmo ,dia 11 de Março 2018, lendo Max Weber ( meu irmão)- A Politica como Vocação- vejo do mesmo modo os políticos actuais que não sejam íntegros, como os retratou em 1919 "uns carneiros votantes perfeitamente disciplinados" ( sIc) e submetidos aos chefes para ganharem os favores que lhes interessa em poder, vaidade e bens materiais, assim, os definia este grande sábio, Max Weber, numa conferência sobre a Politica, assim, empiricamente os denomino em 2018 . Simplesmente trágico.!!

andrade da silva

PS: outras páginas da História soterrada:

Manuel Duran Clemente 

Ás 13h20 na EN desse 11 de março. 


Vamos dar uma noticia concreta.Dois aviões e dois helicópteros atacaram o Regimento de Artilharia Ligeira 1,unidade afecta e fundamental do MFA.Este ataque verificou-se cerca das 12.00 horas.Portanto ,são elementos das Forças Armadas que se sublevaram contra a ordem democrática instaurada desde o 25 de Abril.Mais uma vez o MFA e o Povo têm que estar unidos contra estas manobras.Apelamos para a vigilância popular em união com os órgãos representativos do MFA, nomeadamente a sua Comissão Coordenadora,
5ªDivisão do EMGFA, e comandante-adjunto do COPCON Brigadeiro Otelo Saraiva de Carvalho..."
Foi esta noticia que foi ouvida por populares e por militares em todo o país e particularmente junto do Regimento e que foi esclarecer os paraquedistas nas conversações com Dinis de Almeida ,onde também têm papel importante o comandante Costa Correia (à paisana nas fotos e com cachecol) e o jornalista Adelino Gomes .MDC.

Mel Besuga:

Dia marcante no caminho da liberdade . Eu tinha 21 anos , em casa estava tudo com papeira ( excepção , o pai ) parecia uma enfermaria. Mal tivemos conhecimento até nós esquecemos que a recomendação de ficar na cama , não apanhar frio. Era preciso lutar , apoiar os militares na defesa da revolução ainda a dar os primeiros passos. Dia a não esquecer . Abraço João , ainda e sempre na linha da frente na defesa da liberdade , da dignificação do ser humano. Obrigada por continuares a ser quem és. Bjinho

A obra de Max Weber

2 comentários:

Vitor Passaro disse...

Caro Andrade da Silva

Talvez seja necessário recordar que naquele 11 de Março de 75 mais uma vez a EPA saiu à rua para defender a democracia,(como já o havia feito a 7 de Março, em Setúbal, com a tua participação activa), já que se falava na possibilidade de também poder ser atacada como foi o Ralis, uma vez que era uma unidade totalmente engajada com o 25ABR. O comandante Coronel Sousa Teles saiu à frente de uma coluna que se foi posicionar nas proximidades de Bombel.

Abraço fraterno

Vitor Pássaro
Furriel-Miliciano à data

andrade da silva disse...

Abraço caro camarada Pássaro Não me recordo dessa cena do Sousa Teles,mas ainda bem que o recordas para haver uma narração completa do facto que registo e passo a referir. Bem-hajas
asilva