terça-feira, 10 de abril de 2018

9 de ABRIL 1918 - BATALHA DE LA LYS!






Túneis 1º Guerra : o sofrimento e o desespero

- HONRA AOS MÁRTIRES SOLDADOS POR ABANDONO DE POLÍTICOS E GENERAIS, COMO SEMPRE...
A primeira Guerra é no seu conjunto um cântico de luto e dor, pelos soldados portugueses mandados para a guerra pelos políticos que os abandonaram e sob o comando de generais e coronéis que NUNCA deviam ter aceite levar os soldados portugueses para as trincheiras mal armados, mal equipados, mal TREINADOS e sujeitos a um comando inglês tirano que obrigou ao fuzilamento de um soldado por um crime de deserção que não cometeu.

As comemorações a terem lugar seria o julgamento histórico dos Políticos que abandonaram os militares e dos generais que aceitaram tal incumbência que perante os senhores Generais Gabriel Espírito Santo, Pinto Ramalho,como disse Aniceto Afonso, quando, numa conferencia os interpelei, fizeram dos nossos soldados mera "CARNE PARA CANHÃO" e tais comportamentos repetiram-se na guerra colonial e nos nossos dias.
Só há lugar a um grito dilacerado de Dor e a um LIBELO ACUSATÓRIO GRAVE contra políticos e comandantes militares.

Como comandante de companhia, sendo alferes, em Lumbala Velha/ Angola, corria o mês de Dezembro de 1971, questionei directa e pessoalmente, o Sr. General Bettencourt Rodrigues por não ter os meios para garantir a vida aos soldados. Não obtive resposta NENHUMA, em 13 Novembro 72 da Damba/Angola, alertava o meu camarada Alferes Custódio Pereira para, em 73, reunirmos os oficiais subalternos para exigirmos mudanças na condução da Guerra.

"

                             
RECORDANDO....

Aerograma de 13 Novembro 1972,da Damba/Angola

Enviado ao meu camarada,então,alferes Custódio Pereira:

....Novamente tenho em mente a efectivação de uma reunião com toda a malta dos postos subalternos,afim de expormos a quem  de direito a nossa miserável situação,e exigirmos a tomada de medidas positivas e imediatas. Veremos o que se consegue..."

                                                 aerograma 




andrade da silva



RTP1:
https://www.rtp.pt/noticias/primeira-guerra-mundial/o-estado-das-tropas-em-8-de-abril_n1060469

Sem comentários: