quarta-feira, 30 de maio de 2018

EUTANÁSIA- A VITÓRIA DA DESRAZÂO - LUTO!




EUTANÁSIA

VITÓRIA do absurdo religioso que com base no horror da morte e dos infernos alimenta o mais rentável negócio de almas e de milhões: NEGANDO ATÈ  PREGAÇÃO DE CRISTO, que conheço,fui católico praticante, em estado de graça, até aos 22 anos de idade ,fiz 2 cursos de cristandade - e que exaltação da expiação pela dor e o sofrimento constatei! 

VITÓRIA  da hipocrisia, pois os fascistas, neo-fascistas, pós -fascistas protofascistas e toda essa gente neo-liberal do fascismo financeiro, de um modo continuado , desde há 9 séculos que pratica,  silenciosamente, o extermínio dos idosos pobres e muitos desta coligação contra a eutanásia nada se preocuparam com as centenas de idosos que morrem por abandono, e  no surto de gripe em que por falta de resposta do então ministro, hoje, dono da CGD -Macedo- morreram centenas de idosos, ou milhares ,a mais, por causa do frio, desidratação, fome  e falta de medicamentação que sofreram nas urgências, como o denunciou a deputada Maria de Belém numa palestra na tertúlia À MARGEM, que assisti e ouvi.


VITÓRIA do faz de conta, então, como pode o último bastonário da  Ordem dos Médicos ir defender o não, quando os estudos por si mandados fazer revelam que 14%  (ou bem mais ????) dos utentes do SNS não têm acesso aos cuidados de ponta??????

VITÓRIA do negócio da dor e do apoio aos pobrezinhos, em que muitos ganham MILHÕES, mas os pobres continuam na rua da morte .Que façam um estudo nacional ao abandono dos idosos e dos cuidados paliativos em Portugal ,e não façam essas comparações idiotas em questões de saúde de Portugal com países como a Noruega, Suécia, Dinamarca ou mesmo Bélgica- não sejam - tão ignorantes ou mentirosos -BASTA!

VITÓRIA  dos medos - agora os estados protofascistas matariam em larga escala os idosos

VITÓRIA da esquizofrenia - o número de suicídios aumentaria mas como?  O suicídio por ciúmes, falência do negócio. ou psicose  etc nada tem a ver com doença irreversível em fase terminal de vida  com uma situação vegetativa ou pré-vegetativa, com elevado sofrimento físico e psicológico,logo  não se entende a correlação E lá veio a deputada zombei falar do medidor da dor - a idiotia é tal porque o limiar da dor é diverso.

Concluindo para uma questão muito complexa, mas que tem de HUMANAMENTE ser posta e resolvida para situações muito extremas, uma coligação negativa de idiotia, negócio, absurdo religiosos etc vieram roubar um legitimo direito de terminar com o sofrimento atroz e com uma vida sem nenhuma qualidade ou dignidade, para que todos os comerciantes da vida e alma humanas continuem os seus negócios.

E,  assim, estes senhores nos tramaram, me tramaram, apesar da vida dura, lá tenho de fazer outro pé de meia,  para - se necessário e quando necessário- ir até à Holanda fazer a MINHA EUTANÁSIA, o que, esses hipócritas farão,  só que não precisam de fazer nenhuma restrição aos  seus gastos IMORAIS E VERGONHOSOS,têm cabedais para tudo até para comprarem sanitas de diamantes, enquanto,outros nem para comer  têm.

Os espíritos da noite e dos negócios VENCERAM, mas defendendo sempre o direito à objecção de consciência do médico,esta ingente questão tem de ser debatida e ,sobretudo, resolvida para quem não quiser sofrer o inferno na terra -único sítio, onde existe- , e só par estes e para mim peço. Não obriga os demais, o consentimento do próprio é uma condição absolutamente necessária, mas   de um ou  outro modo. eliminarão, como vão eliminando os velhos  pobres pelo abandono 

Não creio que ninguém ame mais a vida que eu,  até porque considero a morte, a doença e a pobreza ABSURDOS ,os dois primeiros do COSMOS, a pobreza da subhumanidade  dos subhumanos que são os donos disto tudo. 

E a minha má relação com a morte  de não aceitação, é um comportamento cognitivamente imbecil,  irracional .como dirá qualquer psicólogo, meu colega, que não consigo ultrapassar.Mas por este AMOR à vida não quero viver como um vegetal para que os crentes se sirvam de mim e ganharem o seu céu pos-morte que para mim NÃO EXISTE.

VÓS, NENHUM DE VÓS, AMA MAIS A VIDA QUE EU E, POR ISSO, DEFENDO A EUTANÁSIA PARA MIM... e defendo os cuidados paliativos para todos e a EUTANÁSIA como o fim humanista de uma picada em que para o doente não há nenhuma resposta técnica que liberte que o da TORTURA. 

O mais são crimes que se combatem: prevenindo, supervisando, julgando e condenando os criminosos, o que, não acontece em Portugal em nenhum domínio mesmo na saúde com os grandes suspeitos, como os processos em curso já julgados em 1º instância, onde, se o estado de direito existe se apuram os factos, o  revelam.

andrade da silva

PS

Cada caso a sua história e a  para cada um ,uma  justa solução:

Tinha 15 anos, quando o meu pai foi vitima de um cancro. Vivíamos na Madeira,mas por causa do cancro o meu pai baixou ao Hospital Militar Principal -Lisboa, e na correspondência que trocou comigo até à morte, 3 ou 4 meses depois de baixar, só me falava de um sofrimento indescritível e da sua vontade de se suicidar, enforcando-se com as cortinas da janela do quarto no hospital. Foi morrer a Loivo à sua casa materna. Neste caso ele ou eu queríamos a Eutanásia.

A minha mãe  teve um AVC ,em 2010, e entrou em estado de coma profundo. No hospital do Monte/Funchal  deram-lhe alta e se não a fossem buscar seria transferida para uma sala armazém colectivo de pré-mortos num andar do hospital. Enfermaria que a minha irmã considerava dos horrores e da aceleração da morte. A minha irmã e o meu cunhado trouxeram-na  para casa, onde viveu 7 meses. Nunca passou pela cabeça da minha irmã ou cunhado qualquer ideia de eutanásia, porque a minha mãe sempre disse que queria morrer na hora dela e a minha irmã e cunhado preferiam tê-la ali naquele estado,porque a acarinhavam do que morta, e ao que diziam os médicos não devia estar a sofrer nada, e tanto isto foi levado até ao limite que no dia 13 de Outubro - dia do seu aniversário -  estava tão para morrer que me desloquei à Madeira. Foi chamado um médico a casa que disse de um modo arrogante e insensível que não havia nada a fazer, se não mandá-la para o hospital ,o que , a minha irmã não aceitou, não interferi de modo nenhum na decisão,todavia  a arrogância deste médico ainda hoje me impressiona. Foi chamado outro médico com quem falei tendo-me tido que no lugar da minha mãe preferiria morrer, ao que lhe retorqui que eu também, mas isso estava fora de causa porque a minha mãe nunca o aceitou e a minha irmã também não,  acrescentei que também preferiria morrer. O médico fez um dado receituário, e a minha mãe fintando a morte veio a morrer no dia 9 de Novembro de 2010, tendo o velório sido feito junto da Igreja de S.Martinho Funchal com toda a festa a decorrer do S. Martinho. Festa de que muito gostávamos. Cumpriu-se a vontade dela e da minha irmã,todavia as despesas de tratamento foram elevadas.Valeu-nos ter uma irmã com alguma disponibilidade financeira. Eutanásia para quê?

Vi outros amigos como o PP ,depois de ser retirado às garras fatais do Santa Maria  -  cama  no corredor -e do Curry Cabral para onde o hospital Santa Maria o transferiu,tendo ficado  na sala de cuidados intermédios sem poder dormir, retirado deste inferno foi para o paraliso possível o Hospital da Luz, sendo internado depois de ter pago uma caução de milhares de euros. Morreu pouco depois sem dores a ver um filme, logo eutanásia para quê?

Um outro meu amigo morre em paz, apesar de ter ficado agarrado à cama,mas  antes apanhou um susto quando o mandaram para os cuidados continuados do Hospital do SNS. Remeteram-na à enfermaria.  Morreu tranquilo e sem dores - eutanásia para quê?

Um outro meu amigo foi transferido do Hospital  de Almada para o da Luz. Umas semanas antes da morte ainda tocava ,com muita alegria  e expressão, gaita de beiços,. Eutanásia para quê?

Um  meu camarada também esteve em e estado de coma profundo no ,então , Hospital da Força Aérea foi muito bem tratado, parece que não sofria. A filha e a família acompanhavam-o , da minha parte,  na medida do possível  acompanhei a filha com quem troco mensagens, ainda , hoje, também foi um caso, onde nunca ouvi falar de eutanásia.

Ainda um outro meu camarada morreu no Hospital de Belém, pensando que a cura vinha a caminho, e sofreu bastante. Não evacuava e ninguém no Hospital lhe tirava a fezes que eram retiradas à unha por ele e uma sua grande amiga que fez as vezes de enfermeira. Morreu num dado dia às 20H. Ás 19h 30 desse dia dirigi-me ao médico de turno ,e disse-lhe que o meu camarada estava num sofrimento horrível.O  senhor desesperou   perguntando-me se queria que o salvasse. Retorqui que não, mas que lhe atenuasse  o sofrimento. Exaltado o médico correu com toda a gente que estava na enfermaria, e mandou fazer uma aspiração. Eram 19 h 30, sai do hospital e, ainda, ia a caminho dos transportes, quando me telefonaram a dizer - o SP partiu. Apesar do seu sofrimento esteve lúcido. Uma semana antes de morrer falando comigo  acreditava no golpe de sorte da ciência, logo, eutanásia para quê, mas podia e devia ter sido mais, muito mais bem tratado? Sugeri que denunciassem a  situação, mas ele, em termos familiares, estava só... coisas que os Deuses não conhecem Todavia, foi muito duro ver este meu camarada aflito,  a partir do Mundo, em vez de ser com uma grande frase, como os S. Franciscos e de acordo com a sua veia de conferencista, viu-o  no seu último momento a arfar e a urinar-se todo- MY GOD! Eles os opus dei ficam contentes cumpriu-se a vontade do seu Deus,  quanto aos demais que os acompanham devem ter sido afectados por nevoeiro mui negro, só pode ser!

Logo, em todos estes casos que vivi . só o do  meu pai parece ser um onde o humanismo proporia a eutanásia e, para mim, também, requeiro a eutanásia para o caso de  coma profundo como o da minha mãe. Para sofrimentos  indescritíveis.  como o do meu pai e do meu camarada que todos sabiam irreversível, SOLICITO A LEGALIZAÇÃO  DA EUTANÁSIA:





Sem comentários: