quarta-feira, 9 de maio de 2018

PORREIRO PÁ - NASCI.!..RENASCEREI????


                           A primavera -  vida, segundo a Bia.(2018). A criança é sempre uma criança.
                           Quando não o for acabou a HUMANIDADE,ponto...


Bem- Haja mãe Maria da Conceição e pai João por me colocarem aqui no planeta azul. Foi ,é Porreiro. Bem-haja!

Afinal já nasci há uns tempozinhos,  isto, passa depressa ... bolas!... coisas...

Bem-haja  meu filho João -lá fizemos a dinastia dos jões...( avó João António, pai João António, filho João António -que criativos.. coisas !!!!!....

                                            Eis-me, segundo o meu filho, ainda criança, em  1993

 Bem - haja manas, bem-haja sobrinhas e sobrinhos. prismas e primos, família, amigas e amigos sem vocês o  que seria a Vida?

Bem-haja aos meus camaradas militares que me gramam, embora, alguns achem que serei um pouco louco, mas quem não  o é : louco e poeta um pouco, ou mais do que um pouco????

Bem-haja aos meus professores e também alunos e instruendos e militares:  oficiais, sargentos, soldados e civis que comandei ou chefiei e com todos aprendi tanto, e vivi tantos momentos de tamanha plenitude.

Bem- haja ao POVO Alentejano de tantas terras: Alcácer, Coruche. Couço,  Pegões, Bombel- as febras- ,Lavre, Mora, Montemor, Vendas Novas. Escoural, Brotas, Ciborro, Cabrela,  Cabeção, Safira, Évora.  Reguengos, São Mansos, Cortiçadas do Lavre, Lousal,  Alvalade do Sado, Pias , Alcáçovas, S. Sebastião da Giesteira; Fronteira, Cuba,Beja  etc com quem vivi dias e dias a fio a construir um Portugal Novo com erros e coisas a corrigir, mas, da minha parte, sem ódio a ninguém. Pretendia justiça. 

                                                                              Alentejo 74/75

Bem-haja às pessoas amigas de Almada. Feijó , Pragal - um povo que nos alimentou aquando do 25 de Abril 74 no Cristo-Rei; Vieira do Minho, Trafaria, Movimento Viver a Cidade,das Caldas da Rainha, onde, também se encontra um militar de Abril o Furriel Serronho;  às comissões de pais e directores das escolas:  Mães de Água/Amadora; da Escola Básica da  vila À dos Loucos/Alhandra  e a de Vieira do Minho que me permitiram viver a juventude de Abril com jovens, e, ainda, aos jornalistas: Helena Silva e Fotografo do Jornal de Noticias, Raul Tavares da revista Semmais;  Paulo Magalhães da TV Vieira do Minho, e Jorge Gaspar  do programa a cor dos autores da rádio NRT, ao Dr. Juiz António Gonçalves, antigo instruendo na EPA de  antes do 25 de Abril e, que, ainda, tem presente as frases citadas  dos ensinamentos do Mao guerrilheiro, e de  um modo especial, ao  meu camarada tenente coronel Pinto da Costa, de Vieira do Minho, a todos o meu Bem- haja   por se terem alembrado de mim, acerca da minha participação no 25 de Abril 74 .

                                                    Vieira do Minho 2018

Bem-haja a Revolução de Abril que é carne da minha carne, apesar dos pregos espetados nas carnes de outros e também na minha própria

Bem-Haja ao Projecto Todos Presentes de Cristina Alves e demais mentoras por realizarem no dia à dia a generosidade, o amor ao outro,  numa escola básica  de Moscavide,    e permitirem que sendo elas a conduzirem o projecto lhes sugira as qualidades  de alguns combustíveis e velocidades "evesterianas."

Bem-Haja às mulheres que nos dão a vida, são nossas mães ou companheiras e lutam, lutam  todos os dias neste Portugal:  trabalhando ,  escrevendo  ou nos combates cívicos para que haja mais luminosidade ,ética, justiça, bem-estar. - dignidade.
                                                         Lutando nos dias que passam

Uma grande gratidão à Vida, ao Cosmos e aos gatos a quem dei aulas de português e matemática em pequeno, e que grata  a mãe dos gatinhos,  todos os dias de manhã, apresentava os fillhotes para as ditas aulas. 

Bem-Haja ao cão Nero que, lá em casa, me acompanhou nos meus primeiros anos de vida em S.Gonçalo e na Montanha e aos gatos: o preto-  este,  veio comigo da prisão da Trafaria, era negro, morreu numa primavera-  ao patusco e ao colibri grandes amigos , e, agora, ao Buddy de que faço de  baby-sister. Foram, são uns tipos porreiros.

                                                                    O patusco

Bem-Haja ao  Sol, ao   Mar,  à Lua, ao UNIVERSO, à arte, á poesia, á areia, ao amor, ao sexo, à canção  e ao nu. BEM-HAJA



UM BEM- HAJA À VIDA!

EH PÁ FOI PORREIRO NASCER- NASCI... RENASCEREI???? 

Abraço tudo e todos com muito amor e com o meu grito deste dia 9 de Maio:

 EUROPA PAZ!

 MUNDO PAZ!

À data do nascimento o Joãozinho. Para a mãe Conceição  nunca deixei de o ser  - o joaozinho, mas aos 16/17 anos de idade disse-lhe,  às 0h, de um  dia 1 de Dezembro ,frente ao cemitério dos Ingleses no Funchal que não admitia que me voltasse a  esbofetear  uma só vez mais que fosse ,e ela  SANTAMENTE compreendeu muito bem...coisas...

                                
Mãe, Fátima e eu na nossa casa à Rua do Carvalho/Boa Vista . Funchal (1963)

PS: 
ÚLTIMA HORA 

Puno com 10 dias na Serra da Estrela, quase em pelota, o ex- cabo S. PEDRO; quarteleiro das águas, porque quando era seu dever encher neste dia 9 de Maio e todos os 9 de Maio de Luz e calor, tá a lixar o coronel madeirense João António Andrade da Silva com um dia cinzento., chuvoso e frio-INACEITÁVEL, mais uma -BASTA!

O punidor
asilva

o executor de penas
 O COSMOS.

O punido
 S.PEDRO

Quem se lixa?

como sempre o mexilhão-pudera lá ser de outro modo!

2 comentários:

RC disse...

Parabéns meu Coronel! Desejo que conte muitos e felizes anos, com a mesma garra e vontade de virar o mundo. Portugal continua a precisar de revolucionários, que o empurrem na senda do progresso e sempre em contínua vontade de mudança. Um grande e apertado abraço, do camarada de Vieira do Minho que, em boa hora, o desassossegou para aqui dizer "de sua justiça", a sua acção no 25 de Abril de 1974.
9 de Maio de 2018
Manuel José Pinto da Costa, TCor Ref

andrade da silva disse...

Camarada Pinto da Costa

Portugal e o Mundo precisam de concidadãos livres. conscientes,honestos e DESPERTOS ACORDADOS e esta é a ENORME Dificuldade.

Os donos do Mundo fazem o que querem e consideram-nos tolos, mas estão enganados, embora, o engano perdure por muito e muito tempo,mas um dia CAIRÁ.

Aquele abraço
andrade da silva