quinta-feira, 13 de setembro de 2018

AS HORAS CRUCIAIS DO ABRIL DO VERO ABRIL (I) QUEM É QUEM???




NOTA: Cumprindo um DEVER Moral, Histórico , Nacional e Mundial, perante tanta pintura  com cal branca sobre o 25 de Abril e os seus protagonistas irei falando do Abril OCULTADO por Vampiros. Morcegos, Merceeiros políticos e ideológicos e outros tais seres de enjoo e nojo.



SÓ AS VERDADES SERVEM A HUMANIDADE E A PRÁXIS DEFINE QUEM É QUEM... o resto, são mesmo restos...


EIA!

VEDE E QUE CONHEÇAM ( está difícil ) A REALIDADE, DIVERSA DAS HISTÓRIAS AOS QUADRADINHOS QUE VENDILHÕES E OPORTUNISTAS VENDEM:

Toda a manobra estratégica e táctica teve no Posto de Comando do MFA, no Regimento de Engenharia da Pontinha, o seu cérebro e a força coordenadora essencial e eficaz., sob o comando de Otelo Saraiva de Carvalho, acompanhado, entre outros,  pelo Major  Sanches Osório,  Garcia dos Santos, Fisher Lopes,  Victor Crespo,  capitão Macedo.



DIA 24 DE ABRIL 1974


( FONTE BIBLIOGRÁFICA  " O 25 ABRIL MINUTO A MINUTO"  DE JOSÉ CARLOS MATOS, PRESSELIVE LX  - QUE TRABALHEIRA MY GOD!... NÃO SOU HISTORIADOR... BUT O DEVER... COISAS...)




22H 55´



Senha  para INICIAR  a manobra -emissores Associados: " Faltam 5 MINUTOS PARA as 23 horas, convosco Paulo de carvalho.. " E depois do Adeus".. ( Com esta senha toda a manobra se devia ter iniciado, PONTO. O não ter acontecido poderia ter sido trágico - A PIDE, COMO GRANDE PARTE DO PAIS, DORMIAM.. DORMIAM... pois..pois... coisas MALDITAS... pois... "HEROES")



23h



Escola Prática de Artilharia -Vendas Novas



A Escola Prática de Artilharia  é tomada por uma equipa constituída pelos tenentes Andrade da Silva. Henrique Pedro e Sales Grade que assaltam de G3 ( espingarda) em riste (apontada para a frente, em posição de combate -TIRO) o gabinete do comandante, coronel  Belo de Carvalho. que está reunido ( reunião armadilha)  com os capitães Patrício, Mira Monteiro( julgo ser um duplo)  e tenente Ruaz, supostamente a preparar a recepção do Ministro Exército, general Andrade e Silva, prevista para o dia 25 de Abril 74. O comandante e o 2ª comandante ( tenente coronel Nascimento- um grande militar)  são detidos. Os militares do MFA tomam o quartel Chega, entretanto, o capitão Santos Silva, que assume o comando ( todavia numa mentira delirante diz no Livro 150 anos da EPA, publicado pela EPA, que ele é que tomou a unidade, facto falso que denunciei junto do Exército e da A25A - ninguém fez NADA. Todavia, o meu camarada comandante Contreiras tomou conhecimento desta mentira via e-mail que enviei, depois difundido pela A25A, porém,  na obra que acaba de editar sobre o 25 de Abril, não quis corrigir e denunciar esta  VERGONHOSA MENTIRA deste Capitão Santos Silva - "gande Heroe". As futuras gerações militares conhecerão esta mentira, como, sem nenhuma vergonha, foi dito aos cadetes da Academia Militar de  1994 -95 que o seu patrono - Paiva Couceiro, "heroecamente", com meia dúzia de obuses, derrotou, em Outubro de 1910, na rotunda ,Machado Santos, mas a república venceu    -in 50 anos de Patronos da Academia militar. pp 697. texto do capitão de infantaria Marques Alexandre... assim é que está bem...pois ... coisas???)






Escola Prática de Infantaria - EPI (Mafra)



Os oficiais afectos ao MFA tomam a unidade . O comandante coronel Freitas está fora do quartel. Os majores Aurélio Trindade e Cerqueira da Rocha, os capitães Rui Rodrigues, Aguda,  Silvério e o tenente Marques Júnior tomam o quartel.




Batalhão Caçadores  5 -Lisboa


O Major Fontão convoca 30 oficiais presentes para uma reunião - explica-lhes o que está a acontecer e os objectivos da acção. Todos aderem. O major ordena que armem as forças disponíveis.



Escola Prática de Administração Militar- EPAM  Lumiar ( Lisboa)




Os elementos afectos ao MFA  dirigem-se para a unidade.


  
DIA 25 DE ABRIL 74



0H 20´



" GRÂNDOLA VILA MORENA "- RÁDIO   Renascença voz locutor Leite de Vasconcelos



Senha para os que não ouviram a 1ª que determinava o início da movimentação (  ouvida também na EPA)



0H 30'



EPAM



 Sob o comando do capitão Teófilo Bento um grupo de oficiais prende o  oficial de dia e o de prevenção à unidade.



EPA


Formatura Geral ,na parada, de todos os militares




EPI


Capitães Rui Rodrigues, Aguda,  Albuquerque e tenente Marques Júnior formam a companhia de intervenção.  É chamado pelo telefone o comandante, que chegando à unidade aceita ficar no comando.



Campo Tiro Carregueira



Inicia preparação para cumprir a sua missão -ocupar a  Emissora Nacional.




0 45´


Escola Prática de Cavalaria (EPC) Santarém


O comandante está fora da unidade -tenente-coronel Henrique, que tenta demover os Militares do MFA. O Major Costa Ferreira assume o comando da EPC.




1h 30´



EPC






O capitão Salgueiro Maia  manda formar os militares e faz o discurso sobre o ESTADO A QUE CHEGAMOS e o que iam fazer. Todos Aderem.



Centro Instrução Artilharia Anti-Aérea (CIAAC)- Cascais 



Os Militares do MFA não conseguem entrar na unidade.( isto é, esta unidade fica de fora)



EPAM


O capitão Teofilo Bento  manda acordar os oficiais e sargentos.


Regimento Infantaria 14 - Viseu


 Reunião de oficiais



Regimento Cavalaria 3 - Estremoz


Os Capitães Andrade Moura e Alberto Ferreira duvidam do cumprimento da Missão ( fiz parte da equipa de oficiais de ligação EPA -  RC3, missão muito difícil... coisas por contar, porquê ??? Será porque o mesmo Andrade Moura apresentou uma prontidão ABSOLUTA no 25 de Novembro 75 -"HEROECO", e  na reunião dos vitoriosos de Novembro,  no Quartel General de Évora de Pezarat Correia, pediu a imediata  prisão de Otelo e Fabião ao que Pezarat logo se opus - sabe-se lá porquê? - e o Coronel Sousa Teles, julgo que pelo seu porte militar)  Por volta das duas contactam o comandante ,coronel Caldas Duarte, que se mostra indeciso e pede tempo para reflectir .Adere às 4h


2H


Regimento de Infantaria  14 de Viseu

O capitão Gertrudes da Silva inicia o movimento para saírem rumo à Figueira da Foz.

EPI

Sai a companhia comandada pelo Capitão Rui Rodrigues em direcção ao Aeroporto , onde, o espera o Capitão Costa Martins.

Caçadores 5 (Lisboa)

Major Cardoso Fontão manda acordar o pessoal

Campo Tiro Carregueira 

Sai força tomar Emissora Nacional


2H 30´


Capitão Ferreira, Moço e Martelo ,oficiais da Escola Sargentos, vêem, finalmente, abrir-se a porta de Armas do Regimento de Artilharia 3-Figueira da Foz., onde, os capitães Dinis de Almeida e Fausto Pereira tomaram a unidade.


2h 40`


Escola Prática de Engenharia. Tancos

Força da Escola Prática de Engenharia arranca de Tancos  e subdivide-se por vários objectivos  controle ponte vila Franca; Antena Rádio Clube em  Porto Alto; Casa da Moeda Lisboa.


2H 50´


EPAM
 sai ocupar estúdio RTP -Lumiar.


3H


RTP-Tomada

Ocupação Quartel General Porto por forças comandadas pelo tenente coronel Carlos Azeredo, Majores Corvacho e Albuquerque e   Capitão Boaventura. Receberão o reforço da força  comandada pelo Capitão Delgado da Fonseca.

EPA

Uma Força  deixa a EPA em direcção  ao Pragal-Almada . 16 viaturas, cerca de 250 militares. Uma poderosa força de artilharia ( 6 obuses- canhões- de 8,8 -poderosíssimos em tiro directo na luta anti-carros de combate e fragatas no Tejo .Todos o esqueceram- amnésia indecente, vergonhosa, mesmo covarde)



Batalhão Caçadores 5 (Lisboa)

Uma força comandada pelo capitão Bicho Beatriz cerca o quartel General do Governo Militar de Lisboa ( S.Sebastião)


3H 12´


 Rádio Clube ocupado  


3H 15`


Emissora Nacional ocupada - Capitães Frederico Morais e Oliveira Pimentel

3H 20´

EPC

 Uma força comandada por  Salgueiro Maia e outros: tenente Assunção, capitão Tavares de Almeida avançam para cercarem o Ministério Exército no Terreiro do Paço Lisboa.  


3h 31´

Ministro  do Exército  e da Defesa Silva Cunha comunicam entre si -TUDO CALMO!


3H 35`

1º Alerta das Forças Governamentais ( como dormiam!!) Comandante da PSP Porto  Coronel Santos Júnior.


3H 40´

Quartel General Porto Ocupado



Comandante do Regimento de Artilharia 3 Figueira da Foz é detido pelo capitão Dinis de Almeida  armado de espingarda G3. Chegam também as forças vindas de Aveiro sob o comando  do capitão Pizarro. Comandante do Regimento Cor. Sílvio Aires Figueiredo.


3H 45´

O Comando Geral GNR  manda entrar de prevenção o batalhão GNR do Porto


3H 50`

A EPI não chega aeroporto ,conforme previsto. Adiada a leitura do  1º comunicado do MFA.


4h 10´

Coronel Romeiras Júnior , em Lisboa, inicia actividades defender o regime.


4H 20`

A força da EPI  junta-se a Costa Martins no aeroporto que é ocupado 


4H 26´

 1º Comunicado do MFA. Um grande Alivio nas Forças da EPA, há 1h e 26´ a caminho do Pragal ( vivi, ao vivo , este momento naquela noite SUPREMANENTE FRIA, ESCURA E SILENCIOSA)

PS:

Os factos narrados quanto à EPA estão correctíssimos

Ide registando -É  TEMPO.





( continua)









Sem comentários: