sexta-feira, 19 de outubro de 2018

EXÉRCITO: ATRÁS DE TEMPOS,TEMPOS VÊM! QUE SEJAM FUTURO!

                                       BATALHA DE ALJUBARROTA

Caros Concidadãos de Portugal e do Mundo.

"O ARCO VOLTAICO CÓSMICO: PASSADO, PRESENTE  E FUTURO  É  SOBREDETERMINANTE DO TUDO DO TUDO , AQUI ,  TAMBÉM NO PLANETA AZUL, E O TEMPO PARA CADA UM DE NÓS E PARA TODOS NÓS -  É SEMPRE UM ÁPICE"

Depois de lida  e escutada internamente, a nível intra-psíquico  do meu self,  a declaração ao Exército do general CEME  que resignou, general Rovisco Duarte, da minha alma brota um clamor. Clamor  de quem já não conhece os novos actores que cumprem as missões históricas, isto é, cheguei  à situação de reforma, e, deste modo, direi, clamando ,sobre o passado recente o que se segue - desejando que no Futuro o Exército se cumpra em Igualdade de circunstâncias com os outros Ramos, e no respeito pela grandeza histórica, heróica e patriótica do seu Património, o que, muitas e,  tantas vezes ,não acontece, como não aconteceu na I guerra Mundial e repetiu-se na guerra colonial e, com alguma  forte probabilidade nestes tempos modernos.
                                                      GUERRA COLONIAL 

EIA DO FUNDO DA ALMA:

Se o Chefe do Estado Maior cumpriu a sua  MISSÃO  com a motivação transcendente que refere  foi o nosso CEME.  

 Se quis cumprir e ir mais longe,  e não lhe deram os meios, é um   acto  da maior gravidade politica e patriótica.

O que afirma,  corresponde ao quadro de pensamento que defendemos/defendo desde sempre e nestes tempos, e, se assim foi com toda a honra e orgulho, embora não  o tenha notado sempre como cidadão- militar,  perfilho-me em sentido e continência.

 Mas, pode de novo, ou como quase sempre, ter acontecido o que o general Gabriel Espírito Santo disse, numa conferência, respondendo a uma questão que lhe apresentei sobre a responsabilidade dos Comandantes Superiores do Exército  no desastre de La Lys - que: NEM SEMPRE AS CHEFIAS MILITARES ENCONTRAM NO PODER POLITICO  OS MELHORES  INTERLOCUTORES .

 Se mais uma vez aconteceu tão grave disfuncionalidade julgo que toda a Nação e o Exército devem conhecer tal realidade. Todavia,  lamentamos,   a Nação   lamenta que não lhe tenha sido  possível  levar a carta a Garcia..

                                                           CPAE - EM TIMOR

Objectivamente, devo testemunhar, por imperativo ético,  que o General CEME Rovisco Duarte  e o general Vice-CEME deram a maior atenção às questões do foro psicológico,  humano e familiar dos nossos camaradas militares e das suas famílias, colocando a psicologia militar onde as coisas acontecem, IMPERATIVO, que  desde a projecção das Forças Nacionais Destacadas  (FND) , o Centro de Psicologia Aplicada do Exército,(CPAE), levantou bem alto, tendo cumprido  e,  tem cumprido, missões do mais elevado valor Pátrio e Humano. ao serviço de Portugal e da Humanidade (Timor, . Bósnia. Kosovo, República Centro Africana. Afeganistão ,Líbano. incêndios em Pedrogão. apoio aos familiares dos camaradas tombados-  sargento Roma Pereira, Soldado caído em Timor. sargento caído na República Centro Africana etc) 

Em sentido e continência   desejo que o novo CEME  tudo faça para cumprir o Exército- um  grande contributo para que Portugal se Cumpra! 

Toda a Nação  está e estará sempre com as suas Forças Armadas e o Exército, como sabemos,  e  os estudos feitos pelo CPAE, entre a juventude dos 9ª ano e 12º ano  de escolaridade, o confirmam

Saudações Artilheiras por, de e com PORTUGAL!

asilva


PS:

Um general Comandante para fazer CUMPRIR O EXÉRCITO NO FUTURO:

FUTURO 

Valores:  Honestidade. Lealdade. Ciência:   Cibernética, profunda utilização da Inteligência Artificial;


INOVAÇÃO

  Novas tecnologias e novos organogramas institucionais;


DESAFIO 

Formação superior e profissional  dinâmica, adaptada aos novos quadros geo-estratégicos,  com avaliações e progressão na carreira justas, sábias e eficazes com base no perfil de competências e avaliação objectiva do desempenho ;


INTERACÇÃO 

Com todos os pólos de desenvolvimento:  cientifico,  tecnológico, organizacional , telecomunicações, desporto e na arte e ciência de liderar e gerir etc. - universitários, técnicos e empresariais,  a nível nacional e internacional;


RECRUTAMENTO:   COMPETITIVO  EM TERMOS 
MERCADO TRABALHO: CARREIRAS SEMI- LONGAS

Com militares com mais de uma especialidade transitando de umas para outras -progressão horizontal, e também com a possibilidade de progressão vertical. E na falta do SMO ( muito pouco aceite pelos jovens) criar uma alternativa ao dia das Forças Armadas numa actividade com tempo mais alargado- exemplo aboletamento em quartéis por um dado tempo;


RESPOSTAS À NAÇÃO

 No que podem e devem as Forças Armadas fazerem pelo seu povo, como fazem nas missões de paz, ao nível das nossas forças destacadas;


CUMPRIR A MISSÃO IMANENTE

Na Defesa da PÁTRIA TORNAR TODOS OS IMPOSSÍVEIS EM POSSÍVEIS.


Se seguirmos estes balizamentos  Portugal, as Forças Armadas, o Exército  e nós portugueses 

CUMPRIMO-NOS E, CONNOSCO, "ESTA DITOSA  PÁTRIA,   NOSSA  AMADA- PORTUGAL!

asilva

1 comentário:

andrade da silva disse...


SERÁ JUSTO,EFICAZ E EFICIENTE EM TERMOS ORGANIZACIONAIS?

Se de acordo com as regras burocráticas,com que sempre discordei, o Sr. General Vice-CEME, general Campos Serafino, passar à reserva considero uma lamentável perda para o Exército e as Forças Armadas, sobretudo, pela sua camaradagem e humanismo.

Desde 1993 que no CPAE afirmamos que as regras de progressão na carreira, avaliação do desempenho não são nem justas, nem cientificamente ancoradas, mas.. tudo se mantém, e são estas regras que de um momento para outro, sem mais nada, decepam o Exército de um conjunto de oficiais generais independentemente do seu valor e de terem cumprido a sua Missão, será isto justo, inteligente em termos organizacionais????

aailva