sexta-feira, 28 de junho de 2019

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA.


EIA! EIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
Um grande abraço à nossa jovem capitã -A VOZ DA JUVENTUDE NA ASM
abraço


EMERGÊNCIA CLIMÁTICA
Foi o filósofo Sócrates quem um dia enunciou as virtudes que cada jovem deveria ter para que formasse o seu carácter. Essas virtudes eram a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça e a educação e apesar de todos os séculos que nos separam deste pensador, essas virtudes continuam atuais e presentes em muitos dos jovens pelo Mundo.
Apesar de ainda muita coisa permanecer, o mundo em que vivemos transformou-se. Tudo se encontra numa constante evolução e a mudança faz parte de qualquer vida. As mudanças que se viveram, que se vivem e viverão trarão sempre conquistas importantes, mas transformarão também os problemas. Talvez sejam mais fáceis, ou mais difíceis de dar resposta…
As alterações climáticas são hoje um problema que ninguém pode negar, um problema que não tem retorno, não é por se fecharem os olhos que as mesmas desaparecerão e não bastam apenas umas linhas em legislação ou intenções, são necessárias ações. É necessário agir. Nos dias de hoje vemos o coração do nosso planeta a enfraquecer e o seu tempo de vida diminuir a cada segundo que passa, são precisas respostas, é preciso mudar!
Os jovens por todo o mundo têm sido os grandes sonhadores desta mudança, porque esta juventude que irá ser o futuro de cada país, não carrega em si apenas sonhos ou ideais, carrega igualmente os ensinamentos dos seus antepassados familiares e de todos os que os antecederam na história e todas as virtudes que Sócrates enunciou, evidenciando um claro amor e dedicação à Humanidade a que pertencem e a que se seguirá, porque o presente não basta, na sua visão encontra-se também o futuro. O futuro do planeta, o futuro de cada país, o nosso futuro…
Nós que olhamos para o Mar Português, que Camões e Pessoa cantaram e glorificaram, sabemos que se nada fizermos esse mar de tantas histórias acabará por engolir a terra que tantos sentimentos, por ele nutriu, mesmo que contraditórios e o mundo que hoje conhecemos, terminará.
Nunca foi pela via das facilidades que se alcançaram conquistas, se percorrermos a história de Portugal verificamos as dificuldades de cada vitória sofrida. Os nossos soldados resistiram sempre, mesmo que defrontando inimigos, claramente em vantagem numérica, como também aconteceu a 25 de abril de 1974, mas resistiram e venceram.
A emergência climática é uma realidade e lutar pelo nosso planeta extravasa quaisquer ideologias, é a vida de cada um de nós que depende disso, de que nos vale ter direitos mas não ter um planeta para habitar?
Texto: Raquel Cetra

Sem comentários: