sábado, 16 de novembro de 2019

FACTOS : SOMBRAS DE NOVEMBROS:


O CHEGA confunde o 25 de Novembro 75 com desejados Maios, mas apesar do alto custo que o 25 de Novembro teve para militares ,logo na 1ª linha,que morreram em que também fui incluído e de um modo diferido,sobretudo, para os trabalhadores Alentejanos com as mortes de Caravela e Casquinha, em 1979, não foi um 28 de Maio, desde logo. por não terem ilegalizado os partidos supostamente envolvidos
Não tive qualquer participação nestes acontecimentos, mas poderia ter tido, se tivesse distribuído as armas que me pediram,ou tivesse assumido o comando de uma força civil de alentejanos armados,o que, recusei...uma história que não querem,nunca, contar
NESTE CONTEXTO PERGUNTA O MEU CAMARADA:
José António Lameirinhas
Foste preso no 25 Nov? E deportado ?
RESPONDER OU NÃO RESPONDER????
Por uma a questão de dignidade respondo
Uma resposta mais completa darei num post sobre o 25 de Novembro que me elegeu também
Mas vamos às sequenciais
1.No dia 27 Novembro sou EXPULSO da região de Évora com 20 a 30 m para arrumar a tralha.(como no fascismo,era capitão,outros foram despidos,como sabes - o camarada SV) Sou ajudado pelo ten.cor Abreu e Major GIl -grandes camaradas. Alguns tiveram de fugir para Angola e um foi preso aquando da acção de Nito Alves, e esteve mesmo no corredor da morte para ser fuzilado -Costa Martins, que na noite de 25 de Novembro foi chamado a Belém para ir a Tancos travar o suposto golpe do PCP,como Costa Gomes também julgava ser. etc etc.
2.Fazia parte da lista ( dizem do MRPP e do major Aventino Teixeira ) dos "comunas" a serem presos,. mas por acção do general Eanes ou de Pezarat Corria,conforme as fontes ten.cor GC ou Ten.Cor A, como já te falei, não fui Fiquei aboletado na Messe de oficiais de Santa Clara sem pulseira electrónica. Não fomos tratados todos de igual modo,mas prosseguiram o mesmo objectivo
3. Mas fizeram comigo muito pior, mandaram-me para a Madeira em Março ,quando atacavam os " comunas" à bomba e alguns saiam de lá ,como o padre PO e o meu antigo colega Ramos Teixeira levou com uma bomba em casa ,e seria um PS moderadissimo
4- Recusei-me a embarcar por 2 vezes, evocando a falta de segurança e o risco DE MORTE, como também o Dinis de Almeida ( um grande camarada e amigo) e outros, tinham como muito provável , e que me acusavam na madeira de ser "comuna "e até responsável pelo morte por ataque cardíaco de um latifundiário ( coisas..) ,A minha família e o meu antigo professor Virgílio Teixeira,que veio a ser vive Presidente PSD Madeira, cortaram relações familiares e de amizade connosco
5 Em 13 de Março 76, sou chamado à presença do sr general Eanes ,e digo-lhe, porque não quero ir para a Madeira- mas TENHO DE IR POR CAUSA DE TER ANDADO NA REFORMA AGRÁRIA ,OU SEJA, (taxativamente) NAS OCUPAÇÕES SELVAGENS .logo DEPORTAÇÃO PURA E SIMPLES POR MOTIVOS POLÍTICOS,Tal qual como no fascismo, nada de novo
6. Desembarco a 23 Março 76 no Funchal , a 27 sou AMEAÇADO DE MORTE por um dos operacionais da rede bombista Firmino. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Frente_de_Liberta%C3%A7%C3%A3o_do_Arquip%C3%A9lago_da_Madeira.- A Frente de Libertação do Arquipélago da Madeira (FLAMA) foi uma organização separatista e paramilitar da Madeira, que perpetuou ataques terroristas no passado, nomeadamente ataques bombistas. ) Dou conhecimento deste facto por participação escrita ao governador militar,Brigadeiro Azevedo- que me diz - nada poder fazer pela minha segurança- NÃO TEM MEIOS que me defendesse
7- Em 18 de Abril 76 sou cercado e agredido pelo GANG os diabos à solta. Defendo-me, tenho de fazer fogo em legitima defesa, Todavia depois de um julgamento MONSTRO e por ser eu aquele que sou, sou condenado pelo juiz Rui Gonçalves Pereira a 20 meses de prisão,( obra publicada com todas as peças do processo -” Não se Fez Justiça”)onde também serei tratado de um dado modo gravoso- que conheces, e de que me queixei por escrito ao GML, e tudo por ter andado no 25 de ABRIL, logo, para mim o 25 de Novembro foram estas e muitas outras coisas de um modo mais grave até 1982,mas depois em 1985 etc etc etc etc


SIM, SIM, NÃO ME PRENDERAM NO DIA 25 de NOVEMBRO 75 -EXPULSARAM-ME, DEPOIS QUISERAM:ME METER NUMA PRISÃO ETERNA MORTO DE UM MODO LIMPO PARA ELES, ENTREGANDO-ME AOS FLAMISTAS DA MADEIRA em que alguns eram meus colegas do liceu,e porque tendo sido um activo COMANDANTE DE BANDEIRA DA MOCIDADE PORTUGUESA E QUE DEFENDIA O PORTUGAL DO MINHO A TIMOR,agora, sendo COMUNISTA, ERA PIOR QUE OS COMUNISTAS. PORQUE ERA UM TRAIDOR-simples- e os TRAIDORES MATAM-SE! e disto sabia o sr. general Eanes que me falou da minha condição de comandante de bandeira ,o que, era mais uma pesada razão para não ser DEPORTADO PARA A MADEIRA .
Todavia, fora do provável e de qualquer estudo de situação competente também me pode ter mandado para a Madeira para me recuperar da eventual virose comunista,mas isso os flamistas na Madeira nunca o permitiriam porque ERA UM Traidor,e, mesmo, neste caso, outro nosso camarada confirmou o CASTIGO- continuas a querer fazer a revolverão no Alentejo tens de marchar para a Madeira..
COISAS....
asilva
PS : na prisão, no dia do meu aniversário, em 1978 ,depois de ter garantido nada ser politico, comemorei- o com o General Vasco Convolves ,Lameirinhas, Miranda, Queiroz de Azevedo etc.
EIA !
O QUE MAIS IMPORTA ABRIL E A SUA DEFESA COM QUEM QUISER...

Sem comentários: