quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

MÃE



À minha querida mãe e a todas as muito queridas mães”


MÃE

És eternamente
A Mulher épica
Que me espantou nos meus tenros 7anos,
Quando, Diana, bela e forte,
Depusestes na cara ímpia
Do malandro do “pataca”-
Assim chamado, o canalha do senhorio,
Javali capado, pig -
Uma bofetada hercúlea
Que ecoou por todo o Funchal
E de cólera, raiva e impotência
Ruborizou a maldita face do celerado.

MÃE

És eternamente,
A Mulher épica,
Lutando, nos idos de 76 do século antecedente,
Perdida na grande Lisboa –
Tu que és uma madeirense de gema,
Totalmente incorporada na casca, Madeira-
Contra os Vasco ncelos miseráveis
Que, tão cedo e tão injustamente,
Prenderam o teu filho,
Tinha ele 27 anos,
E era somente O CULPADO
Pela luta social no Alentejo,
Mais 6 anos e teria como libelo
O crime maior de ser um inimigo da Pátria,
Ousando questionar o Poder
De todos os donos de Portugal,
Quiçá do Mundo.

MÃE

Tu Mãe, Maria da Conceição,
Nunca abandonaste o teu filho,
Verdade é que a Terra não tremeu,
O sol não escureceu,
Mas tu também Mãe-Maria,
Nunca vacilastes,
És uma epopeia das gentes,
Do ventre que nos procriou.


MÃE

Mulher, lutadora inquebrantável,
Agora, lutas contra a doença
Que ninguém venceu,
Mas tu só sabes ser assim:
Maria sofredora,
Maria lutadora,
Maria mulher, épica
Maria nunca vencida.

MÃE

És, serás eternamente
E simplesmente,
MÃE.


Noite de Natal 2008

Andrade da silva

PS : Todos tivemos uma mãe, muitos de nós somos pais ou mães, mas como filhos sabemos que as nossas mães não querem que soframos, assim, aconteceu com a minha mãe, o mesmo com as vossas, mas nós, provavelmente, filhos extremosos e pais e mães com um amor infinito aos nossos filhos, fomos insensíveis a um sucessivo apelo que lancei à solidariedade para com um nosso companheiro, acidentado numa curva financeira difícil da vida, por causa do que por entre nós acontece e no mundo, esquecemo-nos que ele nasceu, e que tem uma mãe que, onde quer que esteja, sofreu neste Natal, perante a álgida indiferença de quase todos nós, filhos extremosos.

Mas, se neste grupo restrito de pessoas que lê e fala a solidariedade é assim, o que será no grande mundo!?...

Valerá mesmo a pena continuar a lutar pelo intangível? Amar, sinceramente, simplesmente, o outro..

8 comentários:

Marília Gonçalves disse...

AMIGO

Longa vida a tua MÃE

um beijo terno e fraterno nesta noite de Natal, em que as maes velam...
Marilia

Eugénio de Andrade : Poema à mãe
em 25/04/2007 23:50:00 (5681 leituras)
Eugénio de Andrade

No mais fundo de ti
Eu sei que te traí, mãe.

Tudo porque já não sou
O menino adormecido
No fundo dos teus olhos.

Tudo porque ignoras
Que há leitos onde o frio não se demora
E noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
São duras, mãe,
E o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
Que apertava junto ao coração
No retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
Talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
Que todo o meu corpo cresceu,
E até o meu coração
Ficou enorme, mãe!

Olha - queres ouvir-me? -
Às vezes ainda sou o menino
Que adormeceu nos teus olhos;

Ainda aperto contra o coração
Rosas tão brancas
Como as que tens na moldura;

Ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
No meio do laranjal...

Mas - tu sabes - a noite é enorme,
E todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
Dei às aves os meus olhos a beber.

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

Anónimo disse...

"Eu vim para que todos tenham vida,
que todos tenham vida plenamente"
(Jesus Jo 10 , 10)

andrade da silva disse...

Marilia

Como filho agradeço as suas palavras com um beijo terno e fraterno.
Boas festas
asilva

Jerónimo Sardinha disse...

Andrade da Silva,

Gostaria de pensar que só há um tipo de mãe, mas não eh verdade.
O primeiro significado de mae eh mulher ou qualquer femea que teve um ou mais filhos.
Este significado aplica-se tao bem aqui, onde as mulheres sao unicamente maquinas parideiras por tradicao cultural.
Quem trata dos filhos, incluindo os trabalhos mais simples sao as criadas.
As "maes" nao perdem uma unica noite de sono.
Mae pode ser uma mulher que dispensa cuidados maternais??

Mas mae nao pode ser so isso. Tudo isso eh o que custa menos fazer!

Embora a experiencia como filha nao seja a melhor, sei o que eh ser mae! E ser mae nao tem palavras! Ser mae eh ter um amor desmedido e incondicional pelo outro bocado do seu corpo – o seu filho!

Mesmo assim, tambem nao me esqueco que sou filha de uma mulher!

Bonito e tocante poema!

Ana Rute

andrade da silva disse...

Ana
Ser a Mãe humana de humanos é em si uma transcendencia. Desgraçadas, muito desgraçadas serão as mulheres que não atingirem esta transcendencia.

Todavia minha querida amiga às mães que se esqueceram ou traíram o seu papel, sem esquecer a condenação inevitável que sobre elas recsi, merecem também comiseração, muita comiseração.

Perdoai-lhes, perdoai-lhes se a não a puderdes amar.

Mas também sei no meu exercício de psicólogo quantas mães mereciam filhos que as amassem mais e quantos filhos ternos, excepcionais que têm pais que mais parecem os seus carrascos, de facto há tanta coisa incompreensível neste Mundo. Por vezes tudo parece desencontrado, bem difernte do que devia ser. Por vezes parece que Deus escreve muito torto em linhas que deveriamn ser direitas.

O meu coração estará sempre com os DESAMADOS sejam mães, pais,filhos ou simpllesmente pessoas.
Abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

(Não desesperes, Mãe!)



Não passarão!

Não desesperes, Mãe!
O último triunfo é interdito
Aos heróis que o não são.
Lembra-te do teu grito:
Não passarão!

Não passarão!
Só mesmo se parasse o coração
Que te bate no peito.
Só mesmo se pudesse haver sentido
Entre o sangue vertido
E o sonho desfeito.

Só mesmo se a raiz bebesse em lodo
De traição e de crime.
Só mesmo se não fosse o mundo todo
Que na tua tragédia se redime.

Não passarão!
Arde a seara, mas dum simples grão
Nasce o trigal de novo.
Morrem filhos e filhas da nação,
Não morre um povo!

Não passarão!

Seja qual for a fúria da agressão,
As forças que te querem jugular
Não poderão passar
Sobre a dor infinita desse não
Que a terra inteira ouviu
E repetiu:
Não passarão!

Miguel Torga

andrade da silva disse...

BELO E INVENCÌVEL POEMA DE TORGA, se a palavra dos poetas e o sonho dos sonhadoes tivessem a força que aparentam o mundo seria SOL E LUA e nunca trevas.
abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

Companheiro ANDRADE e SILVA

o Poeta é apenas um ser humano com uma lente de aumentar no coração e nos Sentidos

e deixo aqui o final de poema meu:

"A força é termos coragem da coragem nos doer"

abraço amigo

Marilia Gonçalves