terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

uma só linha de Pergunta assinada pela Marília


O Hitler e o Mussolini de que partidos surgiram?
Quem responde? Marília

3 comentários:

andrade da silva disse...

Espero durante o dia de hoje ainda postar um texto sobre liberdade de expressão e o que num contexto mesmo liberdade de expressão não é publicável, na minha opinião e, assim procurarei analisar o artigo de Mário Crespo, e a razão adiantada pelo publico que a direcção do Jornal de Noticias deu para não publicar o texto.

Todavia cara Marilia é preciso não esquecer que a Marilia, o Jeronimo, o Duran Clemente, o Costa Martins e eu próprio deixamos de ter acesso ao blogue avenida da liberdade que foi suspenso para reestruturação em 13 de junho de 2008, tendo os responsáveis pelo mesmo feito um convite público a alguns, para ajudarem na sua reestruturação, o que sempre disse que seria um fecho, lembra-se?

A LIBERDADE TEM MUITAS ARMADILHAS E CAVALOS DE TRÓIA NO SEU SEIO, que alguns não topam, mas eles já lá estão há muitos anos.

Não me parece que valha a pena pedir a quem não respeita a liberdade de pensamento, para a defender. Portugal é um país com elevada esquizofrenia totalitária, de que José Gil tem falado, para as paredes brancas,claro.

asilva

Jerónimo Sardinha disse...

A Nossa Cara Marília começa a fazer perguntas perigosas, cujas respostas ainda são mais perigosas.

Bem, vamos lá! Não sou historiador, não tenho pretensões a tal e a capacidade e o engenho também não abonam. Muito menos serei aquilo a que vulgarmente se chama politólogo, que em verdade nem sei o que é.
Mas enfim!
Tentemos dar uma resposta minimamente satisfatória.

Adolf Hitler - era filiado no partido NSDAP-Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, ou, Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores do Curdistão, de que terá sido um dos fundadores, sucedendo na presidência a Anton Dexler em 1921.
Após a morte de Hitler, em 1945, o partido foi banido do espectro político Alemão.
Mas a coisa fica séria é aqui:
- em 1919 tinha menos de 60 membros;
- em 1945 tinha 8,5 milhões de membros.

Benito Amilcare Andrea Mussolini -Era membro e secretário do Partido Socialista Italiano. Pelas suas atitudes entra am ruptura com o partido e funda o Partido Nacional Fascista, com uma larga aderência das classes burguesa e operária.

Até aqui tudo bem.
O que verdadeiramente me deixa alerta é o facto de que ambos foram legal e democraticamente (para a época) eleitos. Ambos foram encarregados e solicitados pelos seus Presidente e Rei para salvar os respectivos países de situações de miséria, corrupção política a um nível incomportável e social e economicamente arruinados.
É neste último ponto que temos de tomar particular atenção e cuidado. E com a fortíssima adesão dos cidadãos, em ambos os casos.

O resto já o conhecemos. As suas ramificações já as sofremos.
Esperemos não vir a sofrer os seus fantasmas, mas que se espalham de novo por toda a Europa é um facto e ameaçam as mais sólidas democracias. Claro que a grossa parte da culpa caberá ao desenfreado e selvático modo como o capitalismo espezinhou as sociedades. Mas os cidadãos não são isentos de uma responsabilidade cívica e social, na minha opinião, em nada comparável com aquela. Sou eu que sei o que quero para mim e tenho de definir e controlar o meu procedimento, para não ser violado nem ultrajado.

Duas linhas de pergunta e esta ladaínha como resposta!!!
Que me perdoem, a Marília e os leitores, mas não havia outra forma de fazer a coisa.

Abraço Fraterno e Solidário,
Jerónimo Sardinha

Marília Gonçalves disse...

Antes do 25 de Abril, fazia eu parte da Direcção do Circulo Cultural do Algarve em Faro, organizámos duas conferências uma com o Professor Miller Guerra sobre a Socialização da Medicina em que esteve também presente o Dr Galhordas.
Outra, foi
com o Dr Raul Rego, sobre a Liberdade de Expressão, por isso o perigo das perguntas e das respostas faz apenas parte dum caminho sonhado então e que se chamava Democracia.
E creia não faltavam na sala os inevitáveis representantes da Ordem de então, visto que éramos obrigados a enviar-lhes convites para que nos viessem escutar.
Seria mau sinal que num blogue livre e responsável não se pudessem fazer perguntas que podem parecer embaraçosas, mas que muita gente se faz.
Espero que tenham ficado esclarecidos, eu, pessoalmente aprendi mais um bocadinho
muito obrigada aos Companheiros de Abril
Marília