sábado, 23 de julho de 2011

HOJE, GOSTEI DE SER PORTUGUÊS, E ESTAR EM PORTUGAL.







TEXTO SOBRE A SENTENÇA DO CASO DA PEÇA A FILHA REBELDE EM COMENTÁRIOS, por motivos técnicos.

2 comentários:

andrade da silva disse...

Tudo o que se tem passado no 2º Juízo Criminal é uma grande lição da Justiça de um Estado Democrático Moderno, neste caso perfeitamente evitável, se o fascismo e a PIDE tivessem sido julgados a seu tempo, e deste nefasto feito são co-responsáveis os políticos de todos os órgãos de poder de então: Governo, Presidentes da República e Conselho da Revolução que permitiram a farsa do julgamento dos PIDES, tão bem caricaturada numa revista no teatro do Martim Moniz.

Como dizia o Ministério acerca de Silva Pais quanto ao assassinato de Humberto Delgado, se o director da PIDE não tivesse sido conivente demitia-se, logo é politicamente co-responsável. Brilhante argumento para co-responsabilizar todos o que admitiram a verdadeira farsa dos julgamentos dos pides, mas apesar disto alguns desses co-responsáveis vêm falar muito revolucionamento neste caso, se tivessem .... estariam calados, mas…

Mas o procurador foi muito mais longe, falando da memória histórica da PIDE para milhões de portugueses e que essa memória é histórica: prisões arbitrárias, natureza de polícia política, tortura, mortes e vigilância activa e total do pensamento de toda a gente, amigos e opositores: Salazar e a PIDE não confiavam em ninguém, desconfiavam mesmo de um dos seus supostos delfins Marcelo Caetano.
Estive hoje no Campus de Justiça, mas não consegui assistir á leitura do acórdão que segundo as muitas pessoas que ouvi, vai no sentido das alegações do Ministério Público e da defesa, portanto lamento esta tão vazia notícia do Expresso, porque não só foram absolvidos os acusados, mas foi feita uma análise à matéria da imagem pública/ privada, responsabilidades de Silva Pais e da PIDE no sofrimento de muitos portugueses e da castração cultural, social e desenvolvimentista Portuguesa.

O juiz António Passos Leite e o delegado do Ministério Público Dr. Abel Matos Rosa honraram com elevada dignidade e probidade a Justiça Portuguesa. Fizeram o seu trabalho. Fizeram um bom trabalho, como cidadão lhes agradeço, como aos acusados, às testemunhas de defesa e aos advogados de defesa.
Á advogada da acusação agradeço o facto de ter feito uma prova clara de como NÃO SE DEVEM QUESTIONAR AS TESTEMUHAS que são cidadãos não acusados de coisa nenhuma, logo cidadão pura e simplesmente.

Hoje, gostei de ser Português, e estar em PORTUGAL.

Marília Gonçalves disse...

Face a tais factos, que dizer, senão: VIVA O 25 DE ABRIL DE 1974 E SEUS VALOROSOS CAPITÃES!VIVAM OS RESISTENTES E LUTADORES!
HONRA Á MEMÓRIA DE TODOS OS ANTIFASCISTAS QUE JÁ NÃO ESTÃO ENTRE NÓS.ESTA VITÓRIA TAMBÉM É A DELES!
ADIANTE, TODOS OS ANTIFASCISTAS UNIDOS! DE AGORA EM DIANTE OUTROS DESAFIOS NOS ESPERAM?CM O FASCISMO ECONÓMICO A ESPREITAR-NOS? COM NOVAS FORMAS DE TORTURA E SOFRIMENTO, PELA CONDENAÇÃO Á MISÉRIA, Á FOME, AO DESEMPREGO, A TODAS AS FORMAS DE DESESPERO QUE ESTAS SITUAÇÕES EXTREMAS CRIAM E PROPAGAM!

Abraço Capitão

Marília Gonçalves