segunda-feira, 21 de abril de 2014

OH SENHOR PACHECO PEREIRA!

                       Couço 1975


“comentários no  Jornal Público-online”

Oh senhor Pacheco você fala bem,escreve melhor, mas como historiador é um preguiçoso, ou um ignorante relapso, não sabe que a  democracia também se aprendeu nas  comissões de moradores,trabalhadores e no movimento que quis fazer a Reforma Agrária.

O senhor faz parte do elitismo doméstico que Eça Chamava de piolheira Nacional e, por isto, nunca se podia lembrar que entre 1974- 1979 ano em que se deu a ocupação militar pela GNR do Alentejo viveu-se um dos acontecimentos mais importantes do PREC- o inicio de um processo da reforma Agrária  que foi destruída à bala com as mortes de Caravela e Casquinha no Escoural no tempo do general Eanes, Lurdes Pintassilgo e Costa Brás. 

Como militar do MFA poderei informá-lo, para lhe recordar que esta tão grandiosa experiência foi patriótica.

Foi, é totalmente incompetente,embora auto-convencido,porque continua agarrado neste texto a um conceito elitista da produção da história , esquecendo-se que o PREC foi revolução,ou seja, emergência do Homem comum, não aprendeu isto no curso de história?

 Mas um critério inteligente seria organizar esse fotografal por temas:acção militar; descolonização, liberdade de expressão, organização politica, poder popular etc e não pela caça  de personalidades, que falta de engenho!

 E no PREC houve homens  do Povo extraordinários -Revolucionários, sabe? 

Aproveite e aprenda alguma coisa da heróica  história do PREC: veja o videohttps://www.youtube.com/watch?v=9b_4ogTU4Ys

Andrade da silva

Sem comentários: