quinta-feira, 6 de agosto de 2015

05 - POEMÁRIO * Poeta quero ser!



Na data em que ocorreu um dos maiores actos de terrorismo de estado 
que a História dos Homens regista
*
6 de Agosto de 1945!







Poeta quero ser da dimensão à rima,

do grito da revolta ao grito da recusa...

Que importa se morrer nos braços da Medusa

se há muito eu já morri nas ruas de Hiroshima?



Aqui, recuso ter a paz dos cemitérios.

Aqui, recuso ser um cúmplice comparsa

que aplauda ou represente a náusea desta farsa

que sobre escombros ergue os circos dos impérios.



Vermelho é o meu sangue e vivo se derrama

em versos de emoção, nas aras da recusa,

sem nunca se render à fúria que o vitima.



Do tempo que passou ao tempo que me chama,

que importa o meu morrer nos braços da Medusa

se há muito eu já morri nas ruas de Hiroshima?



José-Augusto de Carvalho
Alentejo * Portugal
in Da humana condição, 2008.

Sem comentários: