terça-feira, 18 de setembro de 2018

AS HORAS CRUCIAIS DO ABRIL, DO VERO ABRIL (II) QUEM É QUEM??? ( continuação)




Hino MFA: 
https://www.youtube.com/watch?v=IaABcgqgF8s&list=RDIaABcgqgF8s&start_radio=1


DO RAIAR DO DIA 25 de ABRIL 74 À TERRÍVEL AMEAÇA DA FRAGATA GAGO COUTINHO , FRENTE AO CAIS DAS COLUNAS

Parte (I)  já postada:
 https://liberdadeecidadania.blogspot.com/2018/09/as-horas-cruciais-do-abril-do-vero.html

Nota:

 "Aos muitos Adéritos de Portugal arrogantes e ignorantes, porque isso interessa ao parditarismo eleitoralista que acham que esta gente de Abril, são gentes de pouco valor, vale sim o tal Adérito que tem uma ficha da PIDE na Torro do Tombo, nem lhe disseram que só a tem na Torre do Tombo porque houve o 25 de Anril 74- Militar e militar com o povo -  mas muitos adéritos dormiam e continuam encostados à sua ignorância, e, como este muitos outros que vivem à custa da sua nula história, porque MATARAM CIVILMENTE muitos dos protagonistas do 25 de Abril 74. Neste esforço vão e trabalhoso,  lá vou fazendo o que os meus direitos e DEVER SAGRADO RECLAMAM, sobretudo, perante a Pátria e os jovens. Jovens que vibram com as VERAS E HERÓICAS histórias do 25 de Abril, e não com os contos dos escritórios e subterrâneos de Abril. Uns lutaram em Abril,  outros roubaram-nos a história para dela se servirem e conquistarem o Poder- Conquistaram  VENCERAM  . NÓS NÃO  ALCANÇAMOS  A VITÓRIA DA ALIANÇA POVO-MFA, mas fomos muito, muito, muito longe"



E depois das 4h    continuou a luta



4h 30m



Grupo  de  Artilharia  de Torres Novas



Com os capitães  Pacheco , Dias Costa e  Ferreira da Silva-  adere



Detenção do cor. Ramos Freitas,   chefe do Estado Maior  QG Porto, à saída de casa.



4h 45m


RCP



2º Comunicado do MFA



5h 10m



Marcelo Caetano é acordado pelo Major  Silva Pais (PIDE)- (havia majores e outros militares ao serviço do regime- sabe-se??? ) e aconselhado a ir para o Carmo e não para  Monsanto (levaria com a artilharia da EPA.. coisas, ignoradas ..claro  como convém aos "heroecos" dorminhocos nesta  GRANDIOSA  noite)



5h 15m



RCP


3º Comunicado do MFA.  



5H 27'



O Ministro  Exército - general Andrade e Silva -tenta mobilizar forças militares para defenderem o regime



5h 45m



RCP


 4º comunicado do MFA



Apela-se  às FORÇAS POLICIAIS  para não actuarem, a fim de se evitar derramamento sangue, e para a população manter-se calma e os médicos dirigirem-se aos hospitais .. ( não se sabia o que  vinha, só os que dormiam sabiam .. claro.. coisas...)



5h 46m



O Ministro do Exército dá ordens  a Cavalaria 7 (Ajuda)  para agir em defesa do Regime com os carros de combate (M47- poderosíssimos,  aos que dormiam é coisa que nunca lhes meteu medo, pessoalmente  temia-os) 



5h 55m



EPC



As forças de Salgueiro Maia ocupam o terreiro do Paço  (depois do Povo).



É controlado o Banco de Portugal e a Rádio Marconi



6h



Marcelo Caetano com o ministro Moreira Baptista e Rui Patrício apresentam-se no quartel da GNR no Carmo.  



6h  5m



Cavaleria 7



Força comandada pelo Alferes David e Silva chega ao Terreiro do Paço, e adere ao MFA.



6h 45m



Novo comunicado do MFA



 O Chefe do Estado Maior da Força Aérea manda avançar os para-quedistas ( quem dormia não sabe, nem leu... claro ..e muito menos estudou,  para quê???) . O coronel Fausto Marques não cumpre esta ordem, respeitando o compromisso da neutralidade activa ( não agir contra as Forças do MFA) dos para-quedistas e da Força Aérea.



Contra - ofensiva do Governo  com os CC de Cavalaria 7 e Lanceiros 2,  comandada pelo Brigadeiro Junqueira dos Reis,  Coronel Romeiras Júnior,   Tendente-coronel Fernand de Almeida. Major Pato Anselmo ( uma poderosa força. TEMÍVEL) 



GNR -força do regime estaciona 12 jeeps no Campo das Cebolas ( pois..pois..)


6h 50m

 Regimento de Artilharia Pesado 2 - Vila Nova de Gaia

Toma posições à entrada da ponte Arrábida -Porto,

(  O RAIAR DA AURORA DO DIA 25 de ABRIL 74)


                Começou por volta das 9 h do dia 25 de Abril 74  no Cristo- Rei

7h

EPA

Chegada das forças de Vendas Novas  ( donde saíram  exactamente  às 3h- vede ) ao Cristo Rei ( o sacerdote depois abençoará a nossa presença)  com obuses e infantaria para cumprir missões de tiro antes definidos:  Monsanto,  Vigilância Rio Tejo, Controle ponte Salazar -(depois chamada de Abril e muito bem. Nós estivemos lá -  uma vasta equipa de Oficiais, entre outros:  Capitães Patrício, Mira Monteiro, tenentes Ferreira de Sousa, Almas Imperial,  Nave, Andrade da Silva, Henrique Pedro, Ribeiro Baptista, Amílcar Rodrigues alferes Vargas, Neira, aspirantes  Salgueiro,  Tolentino, Gonçalves,  Carvalho, Furriel Pássaro e  o soldado símbolo de todos os soldados, do povo e de todos nós - o  Cardinali - forte, enorme, sem limites na sua coragem -INDÓMITO. Pelas 9h todo o povo do Pragal e Almada nos apoiou, e montou uma cozinha de campanha. Alimentaram 250 militares durante todo o tempo com alimentos  quentes. HERÓICO POVO .BEM-HAJA!

7h 10m

EPC

Primeiros incidentes com forças do regime, comandadas pelo ten- cor Fernand de Almeida,  na Ribeira das Naus. O tenente- coronel é detido.

RC Estremoz

Com acentuado atraso dirige-se para Lisboa, recebem instruções do Major Miquelina Simões. A força vem comandada pelo seu comandante que abre a coluna , sendo transportado num WW ( um carocha, traz pistola à cinta)

7h  30m

MFA,  através de comunicado lido por Filipe Costa dá a conhecer os objectivos da acção militar em curso:

LIBERTAR O PAIS DO REGIME QUE O  OPRIME HÁ MUITO TEMPO....

7H 40M

 Companhia de Caçadores 4341 /73 ocupa o emissor do RCP, Porto Alto

7h 50m
  
Em Lagos:

Ocupados centro retransmissor na serra de Monchique;  desligados repetidores da Guarda Fiscal, Legião Portuguesa  e GNR. Comandantes das forças: capitães Glória Alves e Ferreira Lopes

8h 15m

Governo ordena o corte de energia ao RCP. A emissão continua com recurso a geradores ( obviamente ...pois... claro... coisas...)

A coluna de 12 jeeps, sediada no Campo das Cebolas, tenta investir contra as forças da EPC do MFA,  é dissuadida por Salgueiro Maia e retiram-se (pois... coisas.. que poderiam ter sido muito diferentes.. mas ... para os que dormiam tudo foi igual .BEM-AVENTURADO SONO E SONHOS)

8h 30m

Lido o 1º comunicado a partir da Emissora Nacional e 7º do MFA.

8h 50 m

EPE

Uma força reforça defesa do RCP

( UMA GRANDE AMEAÇA VEM DO TEJO)



9h

EPC

As forças de Salgueiro Maia assistem à chegada da fragata Gago Coutinho que receberá ordens , via Chefe do Estado Maior da Marinha, Almirante Jaime Lopes, para preparar-se para fazer fogo contra as forças da EPC. Por acção conjugada e ameaças da acção da artilharia da EPA , difundidas, via posto comando do MFA e da movimentação a bordo da fragata, esta, acabará por se retirar da frente do Terreiro do Paço,onde, pairava ( a bordo eram oficiais do MFA entre outros: Caldeira Santos, o imediato, que agiu contrariando  a execução daquela ordem e António Moura)

PS:
 continua,  em próximo post,  com a chegada à Rua do Arsenal  das forças fiéis ao regime comandadas pelo Brigadeiro Junqueira dos Reis -

 uma TERRÍVEL AMEAÇA.

Os factos narrados em Relação à EPA estão correctíssimos quanto aos seus conteúdos, locais e tempos de acção







1 comentário:

Unknown disse...

Aconselho a leitura do
Diário da contra revolucso,da associação conquistas