sábado, 17 de novembro de 2018

GENERAL LOUREIRO DOS SANTOS.PRESENTE!



Meu General!

O  meu abraço até sempre.

Meu general!

Tinha 26 anos, quando o conheci como Major na Comissão Técnica da Arma de Artilharia, a  que presidia nos idos de 75, onde, sempre defendi que os nossos camaradas oficiais com muitos anos, mais de 20 anos  de serviço que nunca tivessem  revelado  discordâncias  militares em relação à guerra de África, seriam comandantes de fraco gabarito, escolhia, como exemplo do bom militar, o general Spinola. que discordou de Marcelo, logo..

Meu general!

Li algumas das suas obras.E fiz-lhe alguns comentários que com toda a sua modéstia e empatia ouvia



Meu general!

Acompanhei o seu protesto contra a lei contra os coronéis e o Exército, tendo sido dos poucos que assinaram a reclamação colectiva. Mais de 100 camaradas  se tinham comprometido, mas pouco mais de uma dúzia a assinaram,(1º lista conhecida no CPAE, em resposta do EME)  entre eles, 2 eram tenentes -coronéis do Centro Psicologia Aplicada do Exército (CPAE) :  o tenente coronel Silva Pinto, e eu ( julgo que ainda outro a assinou, mas..) pelo que fomos chamados ao coronel Director que zangado nos dizia-  entre tão poucos deviam aparecer logo vocês do CPAE. Disse-lhe, então, que devia sentir a maior honra, porque os outros e, muitos, que não assinaram, numa reunião na cooperativa militar tinham-se comprometido a assassinar, logo.. militarmente.. que tirasse as suas conclusões- calou-se. Na sequência desta lei o general Loureiro demitiu.se de CEME. MEU GENERAL EM CONTINÊNCIA!

Meu General!

Discordei do seu plano de defesa anti-aérea para Lisboa depois do 11 Setembro nos EUA. Foi numa das  coisas raras, raríssimas,  com que concordei com o poder ao  não  considerar aquele plano, senão o défice público ainda seria maior e com pouca utilidade

Meu General!

No trabalho sobre o perfil do Oficial do Exército QP ouvimos a sua sapiência que de  todos deveria ser conhecida, em que rebatia a ideia da obediência cega e acrítica. Defendeu que  acima das ordens estaria sempre a lei, a moralidade e os deveres específicos do comandante perante quem  comanda. Facto muitas vezes esquecido nos mais elevados níveis de comando.

Meu General!

Nunca poderei esquecer-me,(como o poderia!!! )que sempre nos disse -  quem fez o 25 de Abril não foram,  nem os  generais, nem majores, mas ,sim, vocês os capitães e tenentes. logo!...

MEU GENERAL LOUREIRO DOS SANTOS

CAMARADA

COM TODA A HONRA E ORGULHO POSTO-ME  EM SENTIDO CONTINÊNCIA COM UMA LÁGRIMA

andrade da silva

PS:

Cumpri missões do tipo que como capitão, muitos anos antes, realizou- ser enviado para estados de sitio, em Setúbal ,sem receber nenhuma instrução, Em 7 Março 75 foi o mesmo comigo fui mandado para o meio da contenda entre policia e população civil, em Setúbal, sem nenhuma instrução ou preparação para o efeito., Evitamos um banho de sangue pois a policia recebeu ordens do Major Casanova, segundo os policias, para metralhar a população, o que, daria o pretexto para um outro 11 de Março 75. Retiramos o pretexto tirando à PSP a HK com que iria fazer fogo, e garantindo-lhes toda a segurança, evitou-se uma GRANDE REVOLTA- ninguém o reconheceu e o relatório feito pela PJM é uma quase pura invencionice. publicado, sem critica, em obras sobre a cidade de Setúbal Que grande país que constrói a sua memória colectiva sobre abomináveis mentias e quase ninguém as combate .. tirando um ou outro cavaleiro, quase andante..




5 comentários:

Unknown disse...

Podia ser tudo isso general, mas omitir o papel que teve no golpe contra revolucionário e a sua participação na expulsão de camaradas dos três ramos das forças armadas,ainda que fosse por inação, em relação ao exército não se conhece nenhuma palavra em defesa dos seus camaradas .
A direita e o ps vão festejar o 25 de novembro .

Unknown disse...

Podia ser tudo isso general, mas omitir o papel que teve no golpe contra revolucionário e a sua participação na expulsão de camaradas dos três ramos das forças armadas,ainda que fosse por inação, em relação ao exército não se conhece nenhuma palavra em defesa dos seus camaradas .
A direita e o ps vão festejar o 25 de novembro .

andrade da silva disse...

Não sei qual foi o seu papel decisivo no 25 de Novembro 75, nem se algum. Sei o do coronel Vasco Lourenço, dos Nove Pezarat. Correia Masques Júnior, Eanes. Monge, Casanova Ferreira, Almeida Bruno. Não os esqueço fui corrido a toque de caixa do Quartel General de Évora por Pezarat Correia, depois mandado para a Madeira com o risco provável de ser morto razão porque me recusei a embarcar por duas vezes, depois fui preso por 2 anos por não me meter deixado matar pelo gang os diabos à sola em 18 de Abril de 1976, depois de ter sido ameaçado de MORTE pelos Flamistas gente do meu tempo de Liceu em 27 de Março 76. Também não me esqueço que fui detido por 8 dias pelo general Garcia dos Santos por ter pedido escusa dos senhores Generais no Conselho Superior de Disciplina do Exercito que serviram o regime anterior durante todos os 40 anos, mas o meu depoimento é na 1ª pessoa e só falei do que conheço e reconheço. Não coloco biombos . Não conheço o seu papel no 25 de Novembro, nunca ouvi qualquer referência, não era um militar das barricadas, logo não sei. Todavia não retiro uma virgula ao meu depoimento e posso acrescentar que sempre me tratou com camaradagem bem superior a pós-revolucionários protofascistas ou no mínimo gente indigna que se vende por tremoços e pouco mais de 30 notas de euros.. coisas... andrade da silva

Cristina Loureiro dos Santos disse...

Agradeço, muito comovida, o seu testemunho.
Um abraço,
Cristina Loureiro dos Santos

andrade da silva disse...

Cristina.

Um grande abraço. Como todos os meus camaradas militares sentimos muito orgulho e honra pelo tu pai. Pessoalmente também o considero pela sua coragem e camaradagem era um de nós. Um grande abraço acompanho-te.
andrade da silva