terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

HERÓI MILITAR E DA HUMANIDADE!SIM!



Conforme  aprendíamos na Academia Militar, nos idos de 1967 e  aprendi com o meu pai Capitão e por convicção:  HERÒI MILITAR  é aquele que; 

1. Em combate, debaixo de fogo,  por actos maiores  do que permite a natureza humana,  tudo faz, para salvar  a vida dos seus camaradas e das populações civis, arriscando  com destemor, infinitos sacrifício, suor, dor, o seu sangue   e coragem, a sua própria vida; 

2.  " por mares nunca dantes navegados" e perigos maiores leva, sempre,  a carta a Garcia-, cumprir a MISSÂO das FORÇAS ARMADAS: para ajudar Portugal a cumprir-se !



Era a doutrina militar transmitida na Instrução Corpo de Alunos (ICA) pelo homem calmo e sereno Capitão Gaspar.

E foi praticada na guiné por Fabião, Salgueiro Maia, tenente-coronel Spínola e em Angola por Costa Martins, Vassalo e Silva na India e outros,  tenho-os, como ao soldado português, como heróis


E nunca,  outros  quaisquer

asilva



PS;

outras gentes, como a padre Camboa, diziam barbaridades, não os escutava. Este padre   ajudou-me a sair da Igreja Católica. Também o meu 1º sarg na companhia de mucaba disse-me  para assassinar um prisioneiro  pelas costas, o que, um capitão nos Dembos fazia, como choques elétricos nos testículos

 

Sem comentários: