segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

COMUNICADO ASSOCIAÇÃO SALGUEIRO MAIA – 10/01/2022

 

COMUNICADO ASSOCIAÇÃO SALGUEIRO MAIA – 10/01/2022




 

 

No respeito pela missão e desígnio que assumimos, para honrar e cumprir a vontade de Salgueiro Maia.

 

 A Associação Salgueiro Maia louva e louva-se em todo o esforço que está a ser feito para se realizar eleições antecipadas num período de tantas e tamanhas incertezas e riscos.

 

Mas nestas circunstâncias, ou noutras, com andar dos tempos e amadurecimento da democracia portuguesa, para nos aproximarmos dos modelos mais exigentes europeus, é imperativo e absolutamente fundamental uma convergência - COMPROMISSO POLÍTICO NACIONAL ao nível dos fundamentos morais, civilizacionais, jurídicos e de segurança na parte constitutiva das Democracias, a saber:

 

- Defesa da Liberdade de modo que nenhum cidadão possa ser vítima de abusos à sua liberdade, através da cibernética quer pelo estado, ou empresas industriais e ou das plataformas digitais.

 

- Completa e total transparência e comportamento honesto e probo de todos os agentes do Estado, com uma regulação eficaz e uma cultura de honestidade absolutamente exigente e de prática no quotidiano.

 

- Uma inquestionável defesa do Estado de Direito com tribunais a fazerem justiça em tempo oportuno. Assim, 10, 20 a 30 anos para um julgamento é inaceitável, produz impunidade, e nega o Estado de Direito e a Democracia no seu fundamental fundamento - a igualdade dos cidadãos perante as leis justas.

 

- Defesa Nacional, um projeto sério, estrutural valorizando o papel das Forças Armadas e de Segurança em todas as circunstâncias. 

 

E a assunção das responsabilidades e garantias indeclináveis do Estado a todos os cidadãos, quanto aos seus irreversíveis direitos universais nas seguintes áreas: Saúde, Educação, Emprego, Habitação, Segurança Social, Combate à miséria e Defesa da Dignidade Humana.

 

 

Fora destes compromissos nacionais - quadro nuclear da democracia, logo comum a todos os partidos, uma responsabilidade coletiva caberá aos governos:

 

- Planearem e investirem de modo a apoiarem os melhores projetos do desenvolvimento industrial, agrícola, comercial, demográficos, transporte, formação profissional, digitalização, cultura, economia verde e azul dos mares, economia social, ensino e saberes universitários, ordenamento do território, proteção civil, segurança das pessoas e bens, segurança rodoviária, justiça fiscal /impostos, entre outros. E tudo a ser planeado para o nível conjuntural, mas sempre numa perspetiva estrutural de médio e quando possível sempre a longo prazo.

 

Concidadãos capitães

 

É um dever votar e exigir que os eleitos cumpram, como democratas, nossos representantes, e façam com que a democracia se cumpra sem reservas e, ou desvios graves dos programas votados.

 

...somos todos capitães...

 

A Direção da Associação Salgueiro Maia 


Sem comentários: