sexta-feira, 22 de agosto de 2008

GRANDES, ELOQUENTES E QUERIDÍSSIMOS PORTUGUESES




O Sr. Paulo Neves, de certeza um Madeirense ilustre com direito a exprimir a sua opinião no DN/ Funchal, o que, como se sabe, é um raro privilégio, diz no DN de 22 Agosto de 08, que Portugal é um país de loucos, mas a Governança da Madeira não o é, e que à Madeira deve ser permitido seguir o seu caminho de ampla liberdade, ou razoável liberdade.

Razoável liberdade esta também definida por outro madeirense, socializado pelo jardinismo que declara que na China tudo vai bem, se não se disser mal do governo, o que é proibido, não se fizerem greves, nem manifestações, o que também é proibido, mas também não fazem falta nenhuma, isto é, no caso da Madeira, apelidada da mamadeira, para 60% dos Madeirenses, votantes em D. Alberto João.

Considera, propõe aquele madeirense, o Sr. Paulo, que agora é que se devia fazer o 25 de Abril 74, todavia o que ele quer dizer é tão somente, esticar mais um pouco o 25 de Novembro de 75, até ao 24 de Abril de 74. Julgo que deveria endereçar o apelo aos heróis do 25 de Novembro.

Também pela Madeira no aniversário dos 500 anos da cidade do Funchal, uma grande âncora, da Pátria Portuguesa e da epopeia dos descobrimentos, glorificou-se com uma massiva participação popular o Ditador, desta feita sob a coordenação do antigo capitão Paulino, também um dos grandes coordenadores das campanhas de Dinamização do MFA ( gande Faria Paulino!).

Nisto também tem razão outra grande figura, ao que parece, do MFA, o sr. Cor. Matos Gomes que diz que o povo segue os vencedores , e assim é por toda a parte, sobretudo quando os ditadores dão migalhas à populaça, exactamente o mesmo que justificou a vitória do Hamas e que Maslow explicou tão bem, através da pirâmide das necessidades, em que as primeiras e fundamentais se referem à sobrevivência física.

Mas há mais belas páginas do nosso quotidiano, na Visão de 21 de Agosto 08, nesta o Sr. Dr. Mário Soares honra a visão e coragem de Soljenitsine por ter denunciado os gulag’s Soviéticos, o que merece ser honrado, como mereceria ser criticado por ter apoiado a invasão do Vietname, pelos Estados Unidos.

Todavia seria também importante que o Sr. Dr. Mário Soares se pronunciasse sobre a sua grande visão ao congelar, se não mesmo matar o socialismo de rosto humano, como costumava dizer, e de qual a sua coragem quando diz ou recomenda ao actual governo que governe um pouco mais à esquerda, e , então não diz nada quanto à corrupção e à pauperização da classe média e à miséria extrema dos mais pobres, quando surgem cada vez mais magnatas em Portugal?

No mesmo número da Visão fica-se a saber que o Sr. Dr. Bagão Félix se emocionou ao ver o etíope Bikila ganhar uma medalha de ouro olímpica, correndo descalço, só não percebo porquê. Se este senhor pudesse poria maioria dos portugueses a irem de “pata rapada” para os empregos, e a comerem, como o seu São Francisco recomendava, uma tacinha de arroz diária, aliás, a dieta chinesa que explica o milagre do seu crescimento económico.

Finalmente para morrer de alegria fica o retrato robot de um empresário que tem um império dos média às águas naturais, com muito densas relações com poder autárquico, incluindo o da região Autónoma da Madeira, de seu nome Eduardo Costa que tem um rasto de ilegalidades e condenações, como refere a Visão e continua a sacar milhões ao Estado, como se fosse o mais honrado dos cidadãos, o que parece não ser o caso, e só agora se sabe, porque tratou abaixo de cães os jornalistas do 1º de Janeiro.

Para este grande e querido Português, benemérito em Oliveira de Azeméis, proponho e espero ser acompanhado pelo poder autárquico a condecoração do mérito empresarial e de elevado Quociente de Inteligência.

Esta gente, os vendidos, os vira- casacas é que são os maiores. Parafraseando Camões Ditoso o País que tais cidadãos tem.

Calem-se os estúpidos e invejosos. Calo-me.

Das Terras de D. Alberto João, aos 22 Agosto 08 ( fim de estadia, até Lisboa)
andrade da silva,

3 comentários:

Jerónimo Sardinha disse...

Caro Andrade da Silva,
O homem tem razão e é um bom analista.
Portugal é efectivamente um País de loucos ... onde ponteiam e se governam (bem), duas dúzias de chico-espertos.
A governança da Madeira, na minha opinião, é feita há medida dos eleitores. As percentagens do "soba" não deixam margem a dúvidas. A história do caminho das amplas liberdades, já me deixa algum cepticismo. Até porque essa expressão já esteve há muito em voga, cá deste lado e deu no que deu. Mas com os mentores que mais adiante identificas, não me admira. Está há medida. Cada povo tem o que merece e eles lá, como nós cá, estamos empatados nessa área.

Por cá também não se pode dizer mal do governo, em público. Só no remamnso do lar e se não houver visitas, nem vizinhos indiscretos. O que é díficil, sendo portugueses.
Não estou a inventar ! Ouvi isto há alguns meses, em pleno telejornal, da boca de uma reverente ministra do actual governo. Como vês ...

É um desejo e uma nostalgia, não só na Madeira, mas também por cá. Se se pudesse andar com o calendário para trás, seria a etérea felicidade de grande parte do "nosso" povo. E não só os que sabemos !
Aqui para nós, penso até que o 25 de Abril de 74, não constaria do calendário e se por algum azar fosse impossível, teria, certamente, outros contornos bem diferentes. Com os mesmos actores.

Ora bem. Repara no agente que referes. Recorda-te de 74/75 e das suas intervenções e actuações.
Não me parece estar muito errado.
Serve a conveniência !

Também esse tem razão. É um facto. E não só entre nós. O povo, oportunisticamente, segue sempre os vencedores. Mesmo quando acabam em campos de concentração e de trabalhos forçados. Mesmo quando sabem que correm para o abismo.

Como pode o Dr. Mário Soares responder-te a pergunta tão provocadora ?
Esqueces que ele fez isso para bem do povo e do país ?
Se não o tivesse feito naquela altura, o que seríamos nós hoje ?
Como se poderia justificar a necessidade existencial de 1.500 pobres e muito pobres para construir um rico ?
Soljenitsine. Uma construção que ainda se não percebeu muito bem. Uma atabalhoada filosofia de conveniente e temporal louvor às virtudes dos States !

Bagão Féliz e o "teu" Eduardo Costa.
Vieste lembrá-los. Agora S.Exª. vai ter de os condecorar no próximo 10 de Junho. E acho bem que o faça e a muitos. Enquanto este regabofe dura. Porque acabará,
de certeza e depois ... ninguém em fuga atribui condecorações a outrém. Por muito bons serviços que vá prestando aos mesmos.

Isto se calhar sou só eu a ficar influênciado !!!

Se calhar, não é nada assim. Estou de acordo. também me calo.
Será ???

Grande abraço com muita amizade,
Jerónimo Sardinha.

andrade da silva disse...

Caro Jerónimo

Valeu escrever este simples postal, porque o teu iluste comentário, bem escrito e com substância, dá a quem nos ler - caros amigos espalhem este blogue pelas vossas redes de contacto - muito mais do que o post em si.

Penso que todos estes vendidos e vira-casacas sempre se safarão,porque a nosssa maior virtude é sermos MISERÁVELMENTE COBARDES a troco de migalhas, infelizmente a vergonhosa atitude do 25 de Abril e do regime democrático em absolver e tornar gurus da democracia notórios fascistas, como o prof. Adriano Moreira, que abre as portas da Academia a notórios e antigos "terroristas", conforme os designava nos idos de 60, e, simultaneamente, dá louvor e distinção a teses-vómito, onde, se defende que a independência das colonias não releva da luta de libertação, mas da cobardia dos capitães, dá bem a dimensão da miséria MORAL, POLÍTICA E SOCIAL, deste asqueroso pântano.

De facto seria preciso um movimento que queimasse os vírus deste pântano, mas onde há gente para reerguer a democracia?....

abraços
asilva

Anónimo disse...

O agente madeirense em causa é tão só um mercenário político, sem vergonha ou princípios, serve quem lhe paga.