terça-feira, 28 de outubro de 2008

A MISÉRIA DOS POVOS E DAS GENTES É NO MUNDO ACTUAL IMORAL E INACEITÁVEL


Corre na Internet um e-mail sobre a muita miséria nos países pobres, onde, se morre de fome, de doença, não há casas, nem camas para dormir, vive-se no Inferno, o que, prova que Deus não perfilhou muitos humanos e que, sobretudo, alguns destes fazem dos outros, por mera MALDADE ESQUIZOFRÉNICA, peças de caça e tortura.

Estas imoralidades e desgraças precisam de ser conhecidas, mas não no sentido da demissão que os textos que acompanham as imagens divulgadas transportam, parecendo que tudo devemos calar, porque há gente muito pior do que nós, o que é verdade.

É preciso conhecer estas desgraças e termos consciência que todos somos culpados deste estado de coisas, mas sem nunca esquecer a maior e essencial responsabilidade do sistema político, económico, militar e jurídico que produz estas desigualdades e que ultrapassa a capacidade de intervenção da maioria dos cidadãos.

Há dias quando jantava pelo preço de 20 euros, falava aos meus companheiros que em relação a muitos já era um exagero o que estávamos a gastar e a degustar, esta verdade, deve estar presente e sabermos que parte do nosso bem estar é à custa daquelas desgraças, mas este não o núcleo duro da questão.

Não nos podem levar estes slides à aceitação da fome no Mundo como uma fatalidade, ou sequer que ela existe por causa das reivindicações da maioria das pessoas, é isto, o que os donos do mundo querem que pensemos, para continuarem a explorar mais aquelas pessoas, nossos irmãos e também a nós próprios.

O caminho a seguir, na minha opinião, é outro. É o de exigirmos que os países ricos não roubem tanto os países pobres. É possível produzir alimentos para toda a gente, só não se produzem para manter os preços elevados, e aumentar os lucros dos bancos de cereais e alimentos. Há fome por causa da especulação e não pelos professores ou os militares pedirem um justo aumento, esta é a mentira que os exploradores e os magnatas querem fazer passar, a que, de algum modo, a UGT, capitulando perante um dos grandes construtores da crise, o Sr. Durão Barroso, dá corpo e asas.

A questão da miséria Mundial está no negócio das armas, na corrupção, na exploração pelas grandes potencias: EUA, Europa, Rússia e outros, dos recursos naturais dos países Africanos, Asiáticos e da América Latina, muito dos quais são ricos.

Os países do Sul vivem na miséria por força da ignorância, da falta de liberdade, dos regimes políticos ditatoriais e sanguinários, da especulação, das fortunas colossais, enfim, em consequência da subjugação de todas as politicas aos interesses dos grandes capitalistas mundiais que formam com os banqueiros um verdadeiro e único governo Mundial, sem que a maioria dos povos, europeus e americanos se apercebam que é isto mesmo, o que, já está a acontecer, como os caprichos extravagantes dos multimilionários do tipo da Sra. Madonna tão bem ilustram.

É verdade que o egoísmo nos cega, que queremos tudo para nós e os outros que se lixem, mas se este caminho é tão errado, o que nos querem impingir do cala-te e deixa o Sr. Belmiro de Azevedo encher-se, porque nós, perante os sem abrigo da China somos uns privilegiados, o que é verdade, é outro caminho também tão errado quanto o primeiro. O discurso que os senhores belmiros vendem, para nos reduzirem à condição sub- humana dos chineses, é inaceitável.

O caminho altruísta é o de lutar pelo controle das grandes riquezas e por uma nova Ordem Internacional Económica, Social e Jurídica. Sem isto a diminuição das nossas justas reivindicações nada de bom trará àqueles povos, nem a nós, mas aumentará exponencialmente a riqueza dos ricos.

É importante conhecer a miséria, mas conhecer a sua fonte, e se esta somos todos pelo nosso egoísmo, a verdade é que a sua génese e motor está sobretudo no sistema social e económico de grave injustiça que separa os países ricos dos pobres.

A luta deve ser Universal. Devemos lutar pelos nossos direitos e ajudar aqueles povos a se libertarem da escravatura em que vivem, mas seria um erro pensar que o faríamos se permitíssemos que nos convertessem em escravos.

Não será, seguramente, este o caminho. Julgo que será o da solidariedade e luta Universal, irmão ao lado de irmão combatendo pela Justiça, a Liberdade, a Fraternidade, a Igualdade de direitos.


andrade da silva 28 Out. 08

PS: Saúdo no meu filho, que, neste dia, há 23 anos, nasceu, todos os nascituros, e que a vida lhes sorria, embora saiba que muitos não verão a aurora do dia seguinte, ao seu nascimento. Que dor, porque a vida podia ser-lhes tão bela.
Meu filho, filhos jovens de todo o Mundo, construí um MUNDO mais justo, fraterno e belo.

Abraço-vos a todos e tenho esperança em VOCÊS, JOVENS.







8 comentários:

Jerónimo Sardinha disse...

Caro Andrade da Silva,

Se eu tivesse sensibilidade e juízo, faria sòmente um curto comentário ao teu último parágrafo, a que me associo de corpo e alma.

No entanto, como sou um bronco velho e alentejano, não posso deixar escapar a enormidade que denúncias.

Como queres tu, em 2008, acabar com a fome e as desigualdades, as injustiças e as iniquidades, as dores e sofrimento do povo, arrastado para um universo desigual e tortuoso ?

Sabes que 1% (um por cento) da humanidade detém 96% (noventa e seis por cento) das riquezas e poderes deste planeta ?
Como foi possível, que 99% da humanidade consentisse neste crime mundial hediondo ?
Como foi possível, em apenas 5 ou 6mil anos criar uma desigualdade e um desequilíbrio de tal monta ?
Como é possível, que no século XXI, ainda se assista ao degradante espectáculo de seres humanos a morrer na rua, por indigência, ao lado de condomínios faustosos, cujas sobras seriam suficientes para alimentar duas ou três famílias.
Como é possível um recém nascido não sobreviver, sòmente porque a família não o pode socorrer na unidade de saúde que tem ao lado da porta, mas que descrimina os seres humanos, classificando-os por espécie, de acordo com os euros que detêm ?
COMO É POSSÍVEL, NÓS, NÓS, ASSISTIRMOS A TUDO ISTO E NÃO NOS REVOLTARMOS ?
Recordo aqui uma frase, passageiramente em voga nas ruas de Lisboa, no ano de 1974, mas que não teve efeito prático. Também ela serviu fins confessos : O POVO UNIDO NÃO PODE SER VENCIDO. Por nada ! Por ninguém ! Nunca !
Mas também estas frases e apelos aos sentimentos são usados pelos Belmiros deste mundo, para seu proveito. Duvidas ? Vê com atenção as publicidades que te cercam e os seus mentores !

Dois ou três empolgarmo-nos com estes dramas universais, é romântico, mas inócuo. Não surte efito prático, torna-se lamechas e serve ainda melhor os fins dos ditos.
É A UNIÃO QUE FARÁ A DIFERENÇA. NELA RESIDE A FORÇA.
E eles (os tais), sabem-no. Repara se não estão todos unidos e agrupados. Não vou repetir os nomes das suas sociedades, mas garanto que lá, a união, a força, a disciplina e a coerência (dos fins)é absoluta. Respeitada com escrúpulo e reverência.
Como já o disses-te: AO PAÇO, AO PAÇO !!!

Forte Abraço, querido amigo e parabéns ao teu "rebento". Que ele e a sua geração consigam marcar a diferença que nós não conseguimos.

Jerónimo Sardinha

andrade da silva disse...

CARO JERóNIMO

AO PAÇO; AO PAÇO, AO PAÇO PORQUE NOS ESTÂO A MATAR.

CLARO ENQUANTO AS VOZES ECOAREM NOS DESERTOS DAS ALMAS E DAS GENTES SÃO INÓCUAS, OBVIAMENTE.

MAS QUEM IRÁ PARA A RUA NU GRITAR CONTRA OS BELMIROS PARA QUE AS TELEVISÕES ESTEJAM LÁ? EU NÃO PORQUE NÃO SOU ESBELTO.

SIM, SIM, AO PAÇO EM LIBERDADE E PELA LIBERDADE DE UM MODO NOVO, SEM CANGAS E SEM CAPATAZES QUE DE UM MODO VERTICAL DITATORIAL E CORROMPIDO, FALEM DE JUSTIÇA OU DE LUCROS, FALEM DE HUMANISMO OU DE CHICOTADAS, IMPÕEM SEMPRE A SUA VONTADE SOBERANA, ESMAGANDO AS POSIÇÕES MINORITÁRIAS.QUEM ISTO FAZ OU TEM DE PROVAR QUE OS ESMAGADOS SÃO UNS TAIDORES, OU DE FACTO VIVEMOS NO REINO DOS DITADORES.

AO PAÇO, AO PAÇO GENTE DE ABRIL. CANGADOS E ESCRAVOS PORQUE NÃO NOS LIBERTAMOS?

POIS É JERÓNIMO TALVEZ SEJAMOS TONTOS, MAS PODE ACONTECER QUE SALTEMOS AS ALTÍSSIMAS E VERTICAIS PAREDES QUE NOS PRENDEM.

QUE FAZER?
ABRAÇO
asilva

andrade da silva disse...

Jeronimo

Obrigado pelas saudações ao meu puto. Acredito na sua bondade, mas estão tão atados quanto estes velhos loucos indomáveis.
asilva

Ana Daya disse...

Quando vivia em Portugal e so tinha informacao sobre algumas culturas pelo que lia ou via nas noticias, a minha opiniao era diferente da que tenho agora.

Este assunto tem panos pra mangas e acabara no mesmo sitio.

Meu amigo, sem duvida que temos, acima de tudo, o dever de ser solidarios e ajudar quem precisa, para que a dignidade humana seja respeitada.

Pessoalmente, penso que todos podemos fazer um pouco, ou se calhar ate mais que um pouco, assim estejamos atentos ao que nos rodeia.

Mas agora pergunto o seguinte: como podes ajudar alguem q nitidamente precisa, mas q por preconceitos religiosos e culturais nao quer ser ajudado?

Como ajudas quem se quer manter na ignorancia? Nao se pode abrigar ninguem a aceitar ajuda...

Estou so a dar-te uma minuscule e diferente visao de um outro lado, porque ate compreendo o que queres dizer com o que escreveste.

Somos todos culpados SO de algumas miserias que referiste, nao de todas!

E bom que continuem a haver pessoas com estas motivacoes sociais e arriscam por vezes as suas vidas para chegar a sitios inatingiveis, e onde por vezes nem sequer ha interesse em que chegue ajuda. Sempre haverao estas pessoas, felizmente. Mas sempre haverao os que, por outros interesses, nao lhes convem que os seus povos tenham ajuda. Inseguranca, covardia humana, mesquinhez e muuuito egoismo e ambicao patetica!

Para os hindus, muculmanos, etc (estou a falar daqueles que nao conseguem pensar e so acreditam no que lhes foi incutido a laia de lavagem cerebral), esses nao vao nunca querer ajuda ocidental! Preferem morrer ah fome e na miseria, ate porque, nao conhecem, nem querem conhecer o outro lado! O outro lado eh pecador e impuro demais para se darem com eles. Ve bem esta arrogancia!

Nao te esquecas tambem que nem sempre tudo eh publicado, nao te esquecas que ha jornalismo barato, e acima de tudo nao te esquecas que nada vai mudar. Mas fazes bem em falar no assunto para que nao morra de todo!

Muitos parabens ao teu filho! 23 anos eh uma idade muito bonita!
Muitos parabens tambem a ti. Nem todos sabem o que eh ser pai!

Ana Rute

andrade da silva disse...

ANA
O que dizes é de uma verdade tansbordante só que nunca podemos dizer de um modo absoluto de que alguém não quer ser ajudada por outrem, e os exemplos históricos são inúmeros Jesus Cristo teve no início poucos discípulos, foi preso e crucificado, antes chamado de louco, fundou uma Igreja, onde, milhões e milhões de almas procuram ajuda.

Nada é definitivo, nem nada antes de se procurar atingir é inatingível, naturalmente partilho e vivo a tua angústia que é a minha.Mas eu prossigo o caminho que me parece justo, somente.

Obrigado pelos parabéns ao meu filho e a este pai que procura fazer o que pode.
abraço
asilva

andrade da silva disse...

ELE AFINAL TAMBÉM FAZIA ANOS NESTE DIA 28 de Outubro

Parabéns Jerónimo

MUITOS MUITOS PARABÉNS ÉS UM HOMEM BOM, HONRADO SEJAS E O DIA O TEU NASCIMENTO FOI UM DIA DE SOL COM UMA NOITE ESTRELADA COMO O DO MEU FILHO HÁ 23 anos. PARA VOCÊS OS DEUSES TINHAM DE SE COMPORTAR BEM.

Grande Abraço
asilva

José-Augusto de Carvalho disse...

Boa tarde, prezados Companheiros!
Antes de tudo o mais, aqui ficam as minhas felicitações aos aniversariantes.
Quanto a «A miséria dos povos e das gentes é no mundo actual imoral e inaceitável», é evidente que para além da Miséria há as misérias, como muito bem assinala Ana Rute. E a Miséria e as misérias sempre foram imorais e inaceitáveis. E tanto assim, que desde há milénios que mentes lúcidas se rebelam contra elas. Em vão? Pois, em vão ou quase em vão. E a responsabilidade não será de quem vem assumindo essa atitude de rebeldia, mas das forças que se lhes opõem também desde sempre.
Dizia Engels, se a memória me não trai, que a discórdia começou quando alguém se lembrou de estabelecer umas cercas num terreno e proclamou «Isto é meu!»
Vale como imagem, evidentemente, pois não vem mal ao mundo por eu murar o meu quintal, mas esse quintal der em «crescer», transformando-se em herdades, em países, em impérios, a coisa irá muito mal!... E o poder daí decorrente provoca a Miséria e as diferenças também provocadas dão azo às misérias.
Vejamos: é inocente estar na moda achincalhar os naturais do Alentejo? É inocente esta guerrinha Norte-Sul, que se não circunscreve à provocada pelo pontapé na bola dos sobas do Porto e de Lisboa.
Como encarar benevolamente quem se compraz em humilhar e aviltar os demais?
Grande abraço.
José-Augusto

andrade da silva disse...

Caro José Augusto

Em alguns dizeres há carinho, bom humor, noutras há intenção de humilhar e, isto, é inaceitável.

Quanto à fome e à doença houve tempos, na idade média em que a pobreza e o morrer sem assistência médica não seria tão imoral, porque para produzir um quilo de cereal seria preciso muito mais esforço do que hoje para produzir umas boas centenas.

Neste sentido a dimensão da imoralidade é , hoje,bem maior,então, havia pouco e os mais poderosos apropriavam-se de tudo. Hoje há fome por causa da acumulação do equivalente geral o dinheiro e não da farinha, do boi e das pessoas.

Também penso que o pior de tudo é a crise do Homem,crónica,milenária e jamais ultrapassada.Um dia será vencida!?...
abraço
asilva