sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ALEGRIA NOS COMBATES DA VITÓRIA


Ergo a minha voz pela humanidade que nunca deixa de existir mesmo no escravo.

Ergo a minha voz e o meu viva à vida humana e livre que existe dentro dos que sofrem e, ou estão enclausurados.

Ergo a minha voz e o meu viva pelas muitas pessoas generosas e humanas que fazem actos belos pelo mundo fora, como neste blog aconteceu com uma querida leitora que ajudou um nosso companheiro de jornada numa terrível contra-curva financeira, consequência da limitação da liberdade de escolha que este governo tem vindo a impor em vários domínios da cidadania, como o da saúde, da educação etc.

Dou um grito de alegria, porque para muitos houve alguns dias de felicidade, sem esquecer os muitos, para quem só houve dor. Nunca os esqueci, em nenhum momento, nunca os esquecerei. Mas também vi, como todos os que querem ver, as expressões mais egoístas de tanta gente que funciona nesta sociedade com o chip bestial do consumismo e do individualismo, e o mais grave é que muita, tanta, dessa gente são pessoas maravilhosas, mas os chip's do Governo Universal já as destruiu.

Ergo a minha voz e pratico os actos, agora, como sempre, no 25 de Abril de 74 e antes para que o Sol brilhe, e com todos estou para lutar, mas nunca permitirei que as trevas e as forças tenebrosas Universais, o GOVERNO UNIVERSAL-SOMBRA, que tudo controla, nos vença, já, matando a alegria.

Não inconscientemente, como “chipado”, mas como Homem Livre que luta, cai e pode morrer, cantarei sempre um hino de vitória à alegria por ser povo, mesmo que algemado, enclausurado, ou morto-matado.

O governo Mundial fascista- social, através de todos os poderosos meios financeiros, tecnológicos, urbanísticos, políticos e da comunicação de massas, está, como já venho a denunciar há muito, a chinesizar, indianizar, o Mundo, para que haja uma multidão de escravos que democraticamente votem nos seus coveiros, povoando o Universo com uma multidão de esfomeados que para sobreviverem lutarão entre si, eliminando-se por revoltas e conflitos,( como até, hoje, já vai dizendo, o Sr. Dr. Mário Soares. Antes também disse isso em Março, num meme publicado no blog da Associação 25 de Abril e que enviei para a Fundação Mário Soares, que, obviamente, não mereceu qualquer resposta) enquanto os senhores em ilhas fortificadas, como na Arábia Saudita, ou nos condomínios fechados assistirão ao grotesco espectáculo da morte.

O Mundo está a caminho do fascismo-social, como Boaventura Santos define, e, aqui, neste blog, sem conhecer esta formulação, tinha já falado do fascismo branco, por oposição ao negro, nazi. Por tudo isto, é preciso chamar todas à luta e à consciência neste ano de eleições. Todavia tudo farei, sem nunca deixar morrer em mim e nos outros aquela chama de alegria e bem estar de raiz popular e madeirense que mesmo nos meus dois longos anos de prisão injusta, a que me submeteram, em 1997, os anti-homens que condenaram um inocente, nunca conseguiram matar ou apagar.

LUTAR COM ALEGRIA E PELA ALEGRIA DA PAZ E DA VIDA DEVE SER O NOSSO LEMA E O NOSSO DESÍGNIO. OS COMBATES DA VITÓRIA TRAVAM-SE SOB O SOL E A LUA DA ALEGRIA, MESMO QUANDO UMA BALA ASSASSINA NOS ROUBA A LUZ DA VIDA PARA TODO O SEMPRE.

Com lágrimas e dores iremos para a Batalha, mas nunca calaremos o HINO:
À ALEGRIA DA VITÓRIA QUE OS BRAVOS E OUSADOS LUTADORES DA PAZ, DA LIBERDADE E DA FRATERNIDADE ALCANÇARÃO SOBRE OS QUE QUEREM ESCRAVIZAR O HOMEM.

Não fala um optimista que até sabe que muito do que está acontecer e vai acontecer denunciou por todos os meios ao seu alcance, sem qualquer consequência, porque todos (sublinho todos) os poderes acantonados políticos, sindicais, associativos e das comunicações calam ou isolam quem não se submete às interpretações dos déspotas.

No fascismo-social ( fascismo branco ou semi-democracia, esta, já definida, pelo Prof. António Costa Pinto, como um estado tendencialmente de pensamento único, totalitário, embora, formalmente democrático) a liberdade de expressão está limitada aos donos e aos seus porta-vozes, os demais são empurrados para espaços limitados a que muito poucos acedem, e, é, assim, que todos estes que detêm algum poder residual, vão servindo o sistema global que só poderá ser vencido pela luta total dos cidadãos que usando e activando todos os instrumentos e mecanismo da cidadania, sobretudo o de pensarem e se organizarem fora de formas totalitárias e visões únicas, embora e sempre parcelares do Mundo, dêem uma resposta unida que sem esquecer a dos partidos que lutam pela liberdade do homem, os obrigue a todos ( sublinho todos) a ouvirem as propostas dos cidadãos.

A complexidade do Mundo actual exige acções que antes nunca puderam ser pensadas, segundo a minha opinião, por ninguém, (sublinho ninguém, embora haja contributos históricos e ideológicos essenciais e fundamentais, como os de Marx, B. More Júnior, Raimond Aron e Tocqueville, entre outros ) e que de tão inovadoras e difíceis exigem o contributo, o pensamento, a criatividade de muitos que só reflectindo sobre as novas realidades e conhecendo-as na sua real dimensão, se podem encontrar as soluções mais adequadas. Ignorarem-se estas novas dimensões só serve ao Governo Universal e à derrota da Liberdade e da Luminosidade.

Aproximamo-nos de um período de escuridão, como José Mattoso, analisa a história com estas suas duas faces luminosidade- escuridão. Seria bom não se precisar de acender as candeias para, por entre o breu, se vislumbrar um pouco de luz.
Mas…O GOVERNO MUNDIAL está a ganhar, através dos seus cavaleiros dispersos pelas 7 partilhas do mundo. Eles fundaram o Império da Escravização e das Guerras, antes de se ter podido ou querido fundar o Quinto Império do poema e da palavra que Liberta.

ABRAÇO-VOS

andrade da silva 2 Janeiro 09


PS: Continua o escândalo e a vergonha Mundial todo o destaque a um morteiro miserável e terrorista do HAMAS que ganha eleições porque dá algo às pessoas, e umas noticias a fugir para coisas divertidas sobre o genocídio que Israel pratica contra o povo de Gaza, é como diz a Israelita “um bom árabe é um árabe morto”, e o que dizem muitos de nós? E nós todos o que dizemos e fazemos?

3 comentários:

Marília Gonçalves disse...

COMPANHEIRO, COMPANHEIROS, LEITORES

Penso que neste momento somos muitos mundialmente a ver o PERIGO
o IMPORTANTE era que esses muitos se unissem numa Força Internacional e que unidos façamos frente e ergamos a barreira que nao permita o avanço monstruoso da negaçao da Humanidade!
SOS PENSADORES HUMANISTAS§ SOS!
URGENTE SOS SOS
Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

Poesia da resistência palestina
Por Intifada Viva 18/09/2006 às 13:47

A poesia palestina representa, um brado de combate e esperança para os palestinos que vivem sob a ocupação de Israel ou no exílio.

A poesia palestina representa, um brado de combate e esperança para os palestinos que vivem sob a ocupação de Israel ou no exílio.
Apesar da forte repressão à arte popular ? ?A democracia israelense não suporta que os palestinos cantem?, disse uma vez o poeta Tawfic Zayyad o poema é, de longe, o mais popular gênero da literatura palestina. Isto pode ser em parte atribuído à forte tradição oral da sua cultura. Houve, desde o início, uma vontade de simplicidade na poesia de resistência. Os artifícios de linguagem em favor da estética foram postos de lado. O poeta Mahmud Darwish expressou claramente isso num de seus primeiros versos:
?Se os mais humildes não nos compreendem
será melhor jogar fora os poemas
e ficarmos calados.
O poeta diz:
se meus versos são bons para meus amigos
e enfurecem os meus inimigos
então é que sou mesmo poeta
e devo continuar cantando.?
Fontes: Poesia Palestina da Resistência , edição OLP/Brasil, 1986


COM OS DENTES

Tawfiq Zayyad

Com os dentes
Defenderei cada polegada da minha pátria
Com os dentes

E não quero nada em troca dela
Mesmo que me deixem pendurado
Nas minhas veias

Aqui permaneço
Escravo do meu amor...
à cerca da minha casa
Ao orvalho...e às géis flores do campo

Aqui continuo
E não poderão derrubar-me
Todas as minhas dores

Aqui permaneço
Com vocês
No meu coração

E com os dentes
Defenderei cada polegada da terra da pátria
Com os dentes


http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/09/360718.shtml

Marília Gonçalves disse...

Sophia de Mello Breyner Andresen



Pátria


Por um país de pedra e vento duro
Por um país de luz perfeita e clara
Pelo negro da terra e pelo branco do muro
Pelos rostos de silêncio e de paciência
Que a miséria longamente desenhou
Rente aos ossos com toda a exatidão
Dum longo relatório irrecusável


E pelos rostos iguais ao sol e ao vento


E pela limpidez das tão amadas
Palavras sempre ditas com paixão
Pela cor e pelo peso das palavras
Pelo concreto silêncio limpo das palavras
Donde se erguem as coisas nomeadas
Pela nudez das palavras deslumbradas


— Pedra rio vento casa
Pranto dia canto alento
Espaço raiz e água
Ó minha pátria e meu centro


Eu minha vida daria
E vivo neste tormento