sábado, 21 de março de 2009

Não Apaguem a Memória


Movimento Cívico Não Apaguem a Memória




veja aqui











O Seu a Seu Dono

Nenhuma criança se construi sozinha
além dos pais que a educam e mais família, importante pelos cuidados que dispensa, pela ternura que dá
a família é também importante como escola de sociabilização
entre membros da família não se encontra ninguém idêntico (como as folhas do António Gedeão)"

"Não há, não duas folhas iguais em toda a criação
Ou nervura a menos, ou célula a mais
Não há, de certeza, duas folhas iguais."
António Gedeão (1958)"

ora na família essas diferenças manifestam-se também nas opiniões, o que se torna salutar, porque nos ensina a resistir ao que se nos opõe e nos é essencial ou nos ensina a condescender quando tal não é primordial para o que somos realmente.

mas muitos formadores ocasionais surgem nas nossas vidas de passagem, e um gesto uma frase, ou maneira de ser podem gravar-se em nós de modo indelével
meu caro Companheiro Andrade e Silva estou a pisar uma pontinha dos seus canteiros e não tenho competência para isso, o que digo é apenas pelo que fui verificando ao longo dos anos, que me serviram não apenas para dizer hoje que a juventude era linda, mas para ir sabendo conhecer minimamente o que trago no intimo e como lá chegou Parece-me no essencial saber o que sou,
quero e como reajo em determinadas circunstâncias. Não me leve pois a mal, este raciocínio sem malévola intenção,mas como e porque transmitir ideias e princípios a descendentes se não se sabe o porquê de cada palavra a passar para a geração que segue?
Depois a digestão que delas façam, já outros factores externos, entram em linha de conta, além dos próprios, eduquei filhos e filhas de modos parecidos e são todos diferentes, mas o essencial, mantém-se presente em todos eles.Há quem herde terras, casas e fortunas, do lado de meus pais nada disso houve a receber. A riqueza que nos transmitiram foi outra, mas essa nada a altera.

Uma coisa porém guardei como certa, as crianças pequenas têm um alto espírito de justiça e são generosas, fecham muitas vezes os olhos a nossas imperfeições; à injustiça, não!
é claro e evidente que os professores e os colegas são outros factores importantes na formação da criança
os primeiros pelo saber que transmitem os segundos pelo que transmitem de suas experiências de vida e pela amistosa ou não partilha de tempos livres

"mas que diabo nos vem a companheira Marília para aqui enredar agora com o que não é do seu domínio,"

pois não! agora o que é do meu domínio é que vi na Internet pedacinhos de vídeos de entrevistas a jovens portugueses em Portugal sobre política... e parecem dar respostas de burrinhos.
Olhem que deu aqui na TV por mais de uma vez filmes sobre a pré-historia, o que sei dizer e não me perguntem como, às duas por três aí está.. eu com os olhos cheios de lágrimas, porque aqueles homens tão primitivos, tão selvagens, tão bárbaros, tinham uma belíssima desculpa, sobreviver ao desconhecimento à ignorância, para abrir caminho até ao que somos hoje! Tiveram que inventar e descobrir tudo. E aí fico eu maravilhada diante de pinturas rupestres, da invenção de pigmentos e rudimentares pincéis, como me encanto com a descoberta do fogo,com cada experiência que deles pressinto ou sei.
E tudo isso foi há tanto tanto tempo; pois esses seres toscos de aspecto, interessavam-se pelo que os rodeava e foram-no descobrindo no profundo da noite e das consciências. Como não se enternecer?
e esta gente jovem de hoje com a "papinha" toda feita deixam-se ficar neste marasmo sem justificação?
há jovens que saem das favelas com cursos superiores. porque sabem que é o único meio de sair de lá!
eu conheço um jovem em África , quase filho adoptivo, que cresceu abandonado, por motivos entre familiares e tribais, pois entregue apenas a instituições, sofrendo a solidão, esse garoto muito cedo começou a escrever poesia, e hoje depois de muitas dificuldades, chegou mesmo a andar a apanhar juncos para esteiras que vendia nos mercados, esse menino hoje rapaz ou homem muito jovem é médico, e está a especializar-se.
pois esses jovens que hoje parecem uns parvos a cada vez que abrem a boca....UMA TRISTEZA
o esforço é para isso que serve para nos ajudar a sair de caminhos difíceis. com força de vontade consegue-se.
é esta a geração saída "das portas que Abril abriu" esses são os filhos da geração na Luz? os jovens por quem sonhámos, com quem sonhámos?
Não lhes reconheço nenhumas desculpas, apenas têm o estranho poder de me irritar. Afinal estou a falar duma geração que é nossa filha! a geração que teve mais possibilidades que nenhuma outra, aquela a quem demos tudo!
Ai que aflitiva dor me assalta, quem são esses jovens? onde foram criados? quem os educou? Ou quem não os educou? porque das duas uma: ou a juventude de Portugal ficou "bronca" ou estes specímenes foram escolhidos a dedo?!!
Quer dizer que há viveiros de bruteza neste Portugal que herdámos de Abril? viveiros quem sabe se alimentados exclusivamente para morder Abril? Abril a nossa Luz, o dia que sonhámos para os jovens LIVRES e pensantes!
Pois aqui das duas uma: ou a juventude portuguesa está muito atrasada culturalmente e é geral, ou então há uns tais viveiros onde quando faz falta nos vão buscar uns quantos exemplares que se mostram como criaturas de circo em espectáculo ; para demonstrar :que Abril, cravos? que é isso? ah sim vagamente.
Que traição é essa à História e quem a comete? os pais que esqueceram as vicissitudes da existência dos pais e dos avós? de que eles os jovens teriam herdado se não houvesse Abril?
Os professores? o programa de ensino?
Mas são os professores importantes para as crianças pelo saber que transmitem ou não?! e que transmitem? apenas programa? quem cria o programa? Porquê Abril e o horror fascista que foi o Salazarismo não consta do programa ou é apenas sobrevoado?
De quem a falta? porque falta há e bem patente!
E há ainda uns, que têm o desplante de vir com ar de tolos dizer que preferiam o que havia dantes! coitados! que pobreza...não que miséria!!
Ó meninos, Ó garotada, pois vocês não vêem que o que dizem é um paradoxo, uma contradição total. Então vocês em plena rua, dizem que preferiam o que havia dantes? Mas era isso mesmo que dantes era proibido!!!! ninguém podia dizer o que preferia!!! e agora que vocês podem dizê-lo e quando o dizem não analisam nem minimamente a profundidade do absurdo que estão a proclamar?!!!!
pois saibam que DANTES como vocês dizem, tinham que calar o bico ou falando na mesma linguagem que vocês porque talvez seja a única que conhecem iam para a choldra e apanhavam nos dentes?
porque bastava dizer que a vida estava cara para aqueles senhores dos outros tempos do pesadelo, virem buscar quem se queixasse para a prisão, e não perdiam nem tempo com explicações nem ficavam para aqui a armar aos Cágados a escrever por vossa causa. vejam lá que depois disto tudo, ainda há quem se preocupe com vocês!

E eu não quero nem creditar, que o povo de Portugal se tenha tornado tão mau, que tenha agora como exemplar de demonstração pública, meninos de tendências sádicas que possam exultar com maus tratos infligidos a outrem! Antes era isso! Meninos, era isso! ou era para vocês próprios que os queriam? Isto há gostos pra tudo para dizer a Verdade eu prefiro a ternura, mas talvez vocês não conheçam.

Mas uma coisa parece adquirida ou mesmo certa quem entrevistou os meninos, quem criou o programa não ficou preso por antigas peias de arrumar a casa para receber visitas.

Mostra-se a porcaria tal e qual como é e nem uma pobre tentativa de explicação de porquês. Pelo menos uma tímida tentativa, a não ser que em vez de tentativa tenha havido tentação, e isto de tentações é o diabo!!!

Mas se eu falasse português e o percebesse sem que fosse filha de Portugal depois de ouvir tal emissão, ou outras que tais, ficaria muito feliz de vir de outras paragens.E poder partir rumo à civilização.
Pois é, mas a questão é que sou portuguesa mesmo, e por estas e outras do mesmo tipo apenas e exclusivamente portuguesa. Europa ou não Europa sou filha de Portugal e assim teimosa ficarei até ao fim
Por isso aceitem que me bata com as garras que tenho par defender aquilo que tenho e que me tem:

Portugal! o meu PAÍS DE ABRIL!!!!!

Mas olhem lá quem quer que sejam os responsáveis por tal estado de coisas, aturar-me? Tenham paciência! porque a minha paciência com mal-intencionados, com fascistas e com brutos, esgotou-se e nem perco tempo a trocar ideias com tal gente.

Mas vamos adiante porque afinal Companheiros de Abril! Homens Jovens Eternos etemos (porque afinal a juventude é sempre generosa) um alguidar de farinha para amassar e o tempo vai voando!

VAMOS ABRIL! chama os teus,mãos ao trabalho que amanhã quem trabalha precisa de pão!
mas raio, vamos ver se mesmo com as mãos na massa não hei-de descobrir quem anda a fazer isto!!
e vai cheirando a pão quente!!!

Marília Gonçalves

Sem comentários: