quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sejamos Solidários


Este apelo visa promover uma maior visibilidade da doença neurológica que é a Epilepsia, sublinhando o carácter solidário com a situação e com as acções que a Associação EPI–APFAPE aquí propõe.


Destinatário: Presidente da Assembleia da República

Petição para Instituir o Dia Nacional da Epilepsia

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República:

PETIÇÃO PARA INSTITUIR O DIA NACIONAL DA EPILEPSIA

Considerando que :
- A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais predominantes em Portugal;
- Há cerca de 50 000 pessoas com epilepsia em Portugal;
- Qualquer pessoa, de qualquer idade, raça, camada social e nacionalidade, pode vir a ter epilepsia;
- Estas pessoas vêem, muitas vezes, as suas participações sociais e laborais comprometidas devido à discriminação e ao estigma que sofrem;
- Existe um profundo desconhecimento, da população em geral, sobre esta doença e seus condicionantes;
- Existe ignorância relativamente às formas de actuação correctas em momentos de crise epiléptica;



Neste sentido, urge promover uma maior visibilidade para a EPILEPSIA; é necessário quebrar mitos, fornecer informações adequadas e seguras e normalizar esta doença. Só assim, saindo da escuridão, é que conseguimos criar condições de formação e adaptação psicossocial para estas pessoas, bem como de educação da população em geral.

Vem desta forma a EPI–APFAPE , Associação Portuguesa de Familiares Amigos e Pessoas com Epilepsia, I.P.S.S., registo nº11/2007 de 14/08/2007, contribuinte nº 507611004, sedeada na Avenida da Boavista, nº 1015, 4100-128 Porto, conferir aos cidadãos a possibilidade de exercerem os seus direitos constitucionais de entrega de assinatura da presente petição a submeter à Assembleia da República para que seja instaurado o dia 11 de Março como o DIA NACIONAL DA EPILEPSIA.
A presente petição vai assinada pelos cidadãos abaixo-designados que aderiram à proposta apresentada pela Associação requerente.
Porto, 19 Fevereiro de 2009
Os Peticionários

Ver Signatários | Assinar Petição






Sem comentários: