quarta-feira, 15 de julho de 2009

HOMENAGEM


VIVA PALMA INÁCIO !


Rendo a Palma Inácio a minha homenagem por ter tido a coragem de desafiar, de um modo heróico e desassombrado, a ditadura caduca, corrupta, ignorante e vergonhosa de Salazar.

Palma Inácio com os seus actos ousados demonstrou que os ditadores nunca são, nunca podem ser, pessoas com elevado grau de inteligência, para além do seu muito baixo e primário desenvolvimento moral.

Palma Inácio é a memória da inteligência e de um certo espírito de aventura contra um cabisbaixo ditador e o seu séquito, o de então e de muitos que, ainda hoje, querem apresentar esse ser brutal que castrou o pensamento cultural, artístico, científico e moral de Portugal durante décadas, como o de um grande Português. Não o foi, porque nunca um ditador pode ser um nobre cidadão, é sempre um ignominioso – ditador, ponto.

andrade da silva

5 comentários:

Anónimo disse...

Conheci Palma Inácio no Brasil nas casas de fado portuguesas, onde iamos matar saudades da nossa terra. Homem alegre, bem disposto e conversador, era prazer ouvi-lo mesmo que não se falasse de política. Olhando para trás tenho pena de não ter tido mais coragem, para dialogarmos e aprender.Rendo-lhe homenagem por tudo aquilo que fez.

Anónimo disse...

O comentário acima é de Fernanda Neves

andrade da silva disse...

Cara amiga Fernanda

Sobretudo admiro a ousadia e o bom humor de Palma Inácio ao desafiar de um modo poético e romantico aquela carga de pides e pidescos que infelizmente andam por aí, e são venerados como grandes autoridades cientificas e de geo-estratégia.

Mas autoridades cientificas académicas ao serviço de que visão do Mundo? Pergunto.

De facto vivemos num paradoxal equivoco, resta-nos a lembrança da criatividade deste e de outras mulheres e homens.

O seu testemunho revela coragem, porque outros calam tudo até o que sentem, são montanhas de medo.

abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

colunistas rostos.pt - o seu diário digital

Adeus Amigo
(uma pequena lágrima por Palma Inácio)
Por Carlos Alberto Correia

Adeus Amigo
(uma pequena lágrima por Palma Inácio)
Por Carlos Alberto Correia
Foste sempre o herói trágico e incompreendido. Muitos se utilizaram dos teus feitos mas poucos te reconheceram oficialmente os méritos. Já depois do 25 de Abril, quando tantos serventuários do fascismo se passavam de campo e continuavam a ter, ou ganhavam novas sinecuras, tu, o herói apontado às massas e aos estrangeiros como exemplo romântico do revolucionário, passavas fome e vivias mais que modestamente, nada pedindo para ti, tentando sempre fazer avançar a revolução, o socialismo, a liberdade e a igualdade.


http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=220211&mostra=2&seccao=colunistas&titulo=Adeus-Amigo-%0A-uma-pequena-lagrima-por-Palma-Ina

andrade da silva disse...

Sobre o vil esquecimento postei um texto.
asiva