quarta-feira, 1 de julho de 2009

SALTEMOS O MURO DA IGNOMÍNIA, MUDANDO A POLÍTICA E A LEI ELEITORAL.


Quanto desejo, quanto desejaria que os meus concidadãos de Portugal e da Europa das civilizações saltassem o Muro da ignomínia. Não é possível viver com tantas sanguessugas a chuparem o sangue fresco da manada, apesar do individualismo ter crescido, o aguçar das contradições e da dureza da vida há-de fazer ver aos que se querem “safar” sozinhos que irão ficando na praia.

É PRECISO O 25 DE ABRIL DO POVO PORTUGUÊS E DOS POVOS DA EUROPA.

Estamos melhor que na idade média, facto que basta a muitos, incluindo o Dr. Mário Soares, mas isso é uma atitude imoral e vergonhosa, porque agora a distribuição da riqueza é mais injusta que nesses tempos.

Diz o Dr. Mário Soares que temos a liberdade para viver na exiguidade, temos a democracia para 20% serem miseráveis, 10% desempregados, 27% com mais de 65 anos muito abandonados, (o que não é o caso do Sr. Dr. Mário Soares que tem várias casas guardadas 24 h sobre 24 h por agentes da PSP), e 5 a 10% ganharem milhões de euros em seis meses, como foi o caso do Chairman da falência do BPN, Dr. Cadilhe – uma imoralidade, e são estes senhores que querem regressar ao poder, para quê, para ganharem 100 milhões de euros nos mesmos seis meses? – e, ainda, segundo Mário Soares se temos um bom clima, portanto, o que queremos mais para ser felizes.

Esta afirmação é inaceitável, porque não podemos comparar a actualidade com a miséria generalizada do fascismo e do princípio do século, da primeira República, o que temos de saber é se poderíamos e deveríamos viver com mais justiça e dignidade e mesmo com melhor qualidade de vida.
E a verdade é que era possível viver melhor sem mesmo haver petróleo e oiro em Portugal. Bastava que o estado fizesse os investimentos certos, poupasse em assessorias e nos benefícios de milhares de milhões de euros que dá à banca, combatesse a corrupção, a evasão fiscal e economia subterrânea , isto é, se os agentes públicos e politicos tivessem um comportamento competente e escorreito Portugal estaria melhor.

E o mais importante é que tudo isto é possível, se os portugueses saltarem o Muro, e com Abril exigirem novas politicas, novos políticos que no respeito pelos valores morais e éticos dos servidores públicos derem o seu melhor para bem servirem a comunidade dos seus concidadãos.

É preciso dizer não ao neo-liberalismo e arrogância do Sr. Eng. Sócrates, mas ainda ao mais grave neo-liberalismo e o pensamento conservador.com da Sr. Ferreira Leite, com esta senhora é o mesmo que juntar a uma pneumonia, um carcinoma pulmonar. Se com um seria um desastre, com a outra será uma grande tragédia.

Todos os erros, em todos os campos que a Sra. Ferreira Leite aponte a este governo já antes foram praticados pelo PSD quando no governo, como o fez em 2004 no negócio da comunicação social na Lusomundo, agora publicitado pelo chairman da PT, obviamente, que a Sra. Ferreira Leite quando no poder faz uma coisa, quando na oposição condena. Tem sido sempre assim, porque não há um código ético, absolutamente indispensável, mas podemos e devemos mudar este pobre estado da coisa publica.

Todos já sabemos o que, a Sra. Ferreira Leite fará no governo – UM ASSOMBRO!

Não ganhará junto dos cidadãos despertos e em nenhuma circunstância o seu discurso oportunista passará, porque é bem conhecido o seu estilo neoliberal, isto é, governar para maximizar o lucro de meia dúzia, e tornar cada vez mais pobres um grande número de portugueses, como todos os indigentes, todos funcionários públicos, todos os trabalhadores do comércio, indústria, transportes, e continuará a obrigar estes trabalhadores a trabalharem, com ou sem condições, até quase à morte, porque o aumento da esperança de vida, não corresponde à mesma esperança de qualidade de vida, a avaliação da qualidade seria sempre muito importante.

Os portugueses não querem as trapalhadas, os negócios pouco transparentes do governo do Eng. Sócrates, mas não querem que este regabofe continue, agora, com as bandeiras do PSD e do CDS, porque todo o neoliberalismo conservador .com tem a mesma fonte de gula e inspiração, ou seja, o lucro imoral, através de fluxos financeiros virtuais, paraísos fiscais e práticas ilícitas.

Portugal não é um país deprimido, mas não pode conformar-se com a miséria , o desemprego jovem, a toxicodependência a céu aberto por imensos lugares, jardins etc, de que o mirador de Santa Catarina é um triste postal e outros milhares de homens com mais de 50 anos que ficam pelos jardins a jogarem à sueca todo o dia, à espera de quê?

Mas para que tudo isto mude é preciso que os portugueses venham à luta e, desde logo, para alterar a lei eleitoral no sentido das candidaturas de independentes para a Assembleia da República e para que a realização das listas dos partidos seja feita com a participação dos eleitores.

Há novo sujeito na politica Portuguesa , não fechemos os olhos e os ouvidos, é preciso ver ,ouvir e lutar.

andrade da silva 1Julho de 09

4 comentários:

Isabel Pestana disse...

A propósito lembrei-me desta cançaõ do Padre Fanhais:
Juventude

É preciso avisar toda a gente
dar notícia, informar, prevenir:
que por cada flor estrangulada
há milhões de sementes a florir
É preciso avisar toda a gente
segredar a palavra e a senha
engrossando a verdade corrente
de uma força que nada a detenha
É preciso avisar toda a gente
que há fogo no meio da floresta
e que os mortos apontam em frente
o caminho da esperança que resta
É preciso avisar toda a gente
transmitindo este morse de dores.
É preciso imperioso e urgente:
Mais flores! Mais flores! Mais flores!!

Isabel Pestana disse...

assim como deste poema do Manel Alegre há uns largos anos atrás:

É possivel falar sem um nó na garganta é possivel amar sem que venham proibir é possivel correr sem que seja a fugir. Se tens vontade de cantar não tenhas medo: canta. É possivel andar sem olhar para o chão é possivel viver sem que seja de rastos. Os teus olhos nasceram para olhar os astros. Se te apetece dizer não grita comigo: não. É possivel viver de outro modo. É possivel transformares em arma a tua mão. É possivel o amor é possivel o pão. É possivel viver de pé! Não te deixes murchar. Não deixes que te domem. É possivel viver sem fingir que se vive. É possivel ser homem. É possivel ser livre."

Marília Gonçalves disse...

e que VIVA a POESIA que tudo diz

Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

Mas também há poetas que encantaram com o seu canto e muito desencantaram com a sua acção, apesar do seu canto apontar na direcção do coração e da razão,mas outros verbos se fizeram mais ouvir.

O poeta também é gente e se for português é um poeta português,o que é bem diferente de ser poeta inglês, chinês, onde a ditadura massacra.

asilva