segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FERREIRA LEITE CONTRA FERREIRA LEITE, OU O VALE TUDO DA POLÍTICA




A Dra. Ferreira Leite é uma personagem de má memória que hoje surge como a Anja S. Gabriel, para nos salvar do Purgatório Dantesco do neo-liberalismo a que, um desvio e desvario do PS de Sócrates & Santos Silva & Lello & Companhia, nos conduziram, só que com a Dra. Ferreira Leite daríamos o pequeno passo que nos separa do Inferno neo-liberal.

Portugal deve recusar a maioria absoluta ao PS de Sócrates, mas deveria confiar-lhe a Governança, obrigando-o a uma governabilidade à esquerda, não na visão arrogante e dogmática do Sr. Louçã, mas sim na perspectiva mais amplamente democrática que engloba todas as forças de esquerda com e sem representação parlamentar.


É preciso combater com vigor a convicção sem sustentabilidade do Sr. Louçã, de ser o D. Sebastião da política portuguesa, não o é, porque até isso seria trágico. O BE está a beneficiar conjunturalmente de um certo desnorte dos socialistas de esquerda que através de um processo de condicionamento clássico, aplicado magistralmente à política do aqui e agora, fizeram a sua transferência de votos automática e anti-natura para o BE, o mal menor, e também pela ignorância em relação a outras formações da esquerda extra-parlamentar, a que os socialistas de esquerda e, nomeadamente, segundo a minha opinião, os apoiantes da Nova Esquerda, e, esta própria, deviam dar a mais cuidada atenção.


Eis o retrato da contradição de Ferreira Leite contra Ferreira Leite, para além do lapsus de linguagem da ditadura a termo certo, segundo Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 28 de Agosto de 2009.

«Assim, se chegar ao Governo, a Dra. Ferreira Leite extinguirá o pagamento especial por conta que a Dra. Ferreira Leite criou em 2001; a primeira-ministra Dra. Ferreira Leite alterará o regime do IVA, que a ministra das Finanças Dra. Ferreira Leite, em 2002, aumentou de 17 para 19%; promoverá a motivação e valorização dos funcionários públicos cujos salários a Dra. Ferreira Leite congelou em 2003; consolidará efectiva, e não apenas aparentemente, o défice que a Dra. Ferreira Leite maquilhou com receitas extraordinárias em 2002, 2003 e 2004; e levará a paz às escolas, onde, o desagrado dos alunos com a ministra da Educação Dra. Ferreira Leite chegou, em 1994, ao ponto de lhe exibirem os traseiros.


No dia anterior, o delfim Paulo Rangel já tinha preparado os portugueses para o que aí vinha: "A política é autónoma da ética e a ética é autónoma da política".»

Sim! Ética e comportamento honesto para quê? Para morrer pobre e só?

De facto o que está a dar é o que sempre deu: prometer e não cumprir, dizer hoje com convicção, o que se nega amanhã com a mesma convicção.

Seja como for, este comportamento é ingénuo e santo, é próprio das crianças nas idades precoces do estádio pré-operatório, em que a contradição não existe e se caracteriza pelo egocentrismo e por um estádio de desenvolvimento moral muito primário, o da unilateralidade, sem qualquer capacidade de descentração. Se isto é o comportamento normal numa criança até porque a maturidade do seu sistema nervoso não permite outro comportamento, ao nível dos adultos, e sobretudo dos políticos, é uma muito grave anomia, a pedir uma terapêutica muito forte, a administrar pelos cidadãos no momento do voto.

PORTUGAL!

asilva

4 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Companheiros, Amigos, Leitores

é pena que só tarde de mais, quando já nada têm a perder, os povos despertam da longa letargia, porque esse acordar tardio é sempre violento. Se os povos aprendessem a interpretar os sinais de falsidade de que os rodeiam,os que lhes desgovernam as vidas e o País,pela democracia e pacificamente tantos males, abusos de poder e sofrimento popular, poderiam ser evitados.
Será credulidade imatura, será preguiça, que impedem os povos de ver que voltam a força de cada voto impensado contra si e contra os seus e contra a esperança no FUTURO?
Vai sendo tempo, mais que tempo ultrapassados mais de 35 anos do Respirar Abril, de se começar a saber reflectir e bolas, a estabelecer comparações.
Porque a seguir pelo caminho da cegueira estão a ir direitos ao precipício.
Ponham os cérebros a funcionar sem preguiça porque trata-se de uma urgência
Urgência para cada um e por uma vida com Esperança e com sentido

Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

Cara Marilia

A culpa não está nos povos está nesta gentalha governante que explora ao máximo os conhecimentos científicos sobre a natureza humana. Os serviços de marketing para vender sabonetes trabalham de acordo com as mesmas regras psicológicas que para impingirem políticos: criar a necessidade de consumir aquele produto, o produto que se apresenta é o que melhor satisfaz as necessidades, na politica, as de segurança, desenvolvimento etc, e ainda que, sem aquela gente a sociedade se desmoronava, os comunistas matariam os velhos, violariam as virgens, profanariam as igrejas, por inveja destruiriam a propriedade privada e a sociedade passaria a ser uma bando de ociosos.

Pensado isto, criado o medo, o condicionamento psicológico a comunicação social, os agentes políticos deformam a percepção e a sensibilidade das pessoas que passam a ver as coisa do modo que o ditador quer. Esta transformação acontece de um modo externo às pessoas, é da sua natureza humana ser assim, o exemplo mais flagrante entre nós é o caso de João Jardim, e também o de Ferreira Leite, Cavaco da Silva, Vasco Lourenço,( o 25de Novembro é onde começa esta história, o que até o PCP já branqueia, por causa da real politic- uma hipocrisia) - Mário Soares etc.

Todos fazem este jogo e quem não fizer uma ruptura com estes mecanismos de cilindragem da autonomia fica com a sua percepção alterada, o que, para o individuo é o melhor, fica protegido pelo grupo. Ter um pensamento independente tem um custo tremendo, mas é importante tê-lo, só ele será libertador.

Mas como se nota o pensamento independente assusta daí a tão pouca capacidade deste blogue sair do sua exiguidade até, porque os que o lêem não o difundem.

Abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

Caro Andrade e Silva
a política é cada acto do cidadao, do ser humano no seu dia-a-dia, em tudo o que fazemos pela nossa sobrevivência é politica, e queiram ou nao o povo um dia disso vai ter consciência e desmascararà cada tecnocrata e cada manipulador da opinião publica onde quer que se encontre.
Hà no entanto vidas, como as dos militantes do PCP que provaram ao longo de décadas de luta a sua heróica honestidade, pagando-o com as vidas, com prisão e com a tortura, com o sofrimento das próprias famílias
por isso para sermos honestos teremos que aprender a separar o trigo do joio.
Aqui não se trata de culpas do povo, mas de cumprir a Republica e a Democracia e isso é Abril que magníficos Capitães devolveram ao povo de Portugal.

Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

Il vaut mieux hasarder de sauver un coupable que de condamner un innocent. (Zadig ou la Destinée)