quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SOU UM ZOMBIE NO MEU PRÓPRIO PAÍS, OU SERÁ NA ZOMBIELAND?



Vejo pessoas sem tino a correrem de um lado, para outro, a todas as horas e em todos os sentidos, mas onde vai toda a gente, sempre a correr? A este velho vejo-o, aqui, com os pés entrapados, às 7 e 30 a correr, mas para onde? Vai a uma consulta do SNS? Mais à frente vai uma rapariga a correr por atalhos enlameados, vai de ténis e leva mochila, vai a caminho da escola, por certo terá aulas, se não houver greve, manifestação, ou gripe A.

As pessoas correm em todos os sentidos, mas para onde vai esta gente, até parecem os seus substitutos máquinas, os seus clones, mas o diabo é que são as pessoas, elas próprias. Endoidaram, não entendo, mas esta gente vive?
Não me parece. São zombie's , como eu, ou não? Com certeza endoidei.

Na televisão vejo Helena Roseta com coragem a dizer que a justiça pode ser cega, mas a investigação não, depois vem João Soares a comparar todas as escutas com as torturas de Guantamano ou da PIDE, mas quem fala certo, Helena Roseta, ou João Soares? Creio que é Helena Roseta, salve Helena! Ou serei zombie?

Oiço o Sr. Presidente da República dizer que está preocupado com a corrupção, mas quando era Primeiro-Ministro dizia que o pais não era corrupto, como sou zombie penso que em Portugal há imensa corrupção, e não entendo que num caso que corre os seus termos nos tribunais, o Sr. Presidente da República diga que está preocupado, mas confia no ânimo dos portugueses. Como antigo docente de comunicação esta frase é ambígua, é um enigma, quer dizer que somos zombie's e temos ânimo para aguentar toda a estrumeira que nos cai em cima, ou quer dizer exactamente que vamos ganhar ânimo para varrer toda a má moeda, mas, neste caso, onde pára a boa moeda? Como zombie de vistas curtas só vejo lama, lama, muita lama por todo o lado.

Há zombies honestos, mas estão todos de cócoras a borrarem-se nas casas de banho, ou atrás de árvores. Somos um PAÍS POVOADO DE SOMBRAS E MEDOS, 9 milhões 999 mil e 999 medos. Só há uma coragem que és tu, mas onde estás, dá um sinal, se não fores o regresso de D. Sebastião ou Salazar - ambos começam com “S”, o que dirão, os interpretadores cabalísticos?

Dizem, se bem se lembram, que com o Presidente Sampaio foi o caso do envelope nº9, diz um dos oráculos do regime, o Sr. Luís Salgado, que o Presidente foi vigoroso a pedir respostas urgentes, investigação célere, só que o seu vigor foi pouco ouvido, e as respostas não foram tão claras e rápidas, como deveriam ser, então, para serviu tanto vigor? Como zombie não entendo.

Oiço de novo outros oráculos como o Sr. Costa Pinto a declarar que os governantes têm de responder perante os tribunais pela corrupção politica e pessoal, ora, que novidade?

Mas agora acabo de ouvir pelo presidente de um sindicato judicial que o presidente do Supremo Tribunal não pode mandar destruir provas, que esta competência é do juiz de instrução patrono do processo, mas o mesmo Sr. Juiz do Supremo diz que só ao tribunal compete decidir a sua competência. Admirável, fico estupefacto. Fico mais zombie.

Mas hoje aprendi muito, muitíssimo, segundo o grande estadista Dick Cheney, antigo vice-presidente dos EUA, os governantes quando pressionados pela controvérsia esquecem-se que foram informados. E esta!

Quem diria que a psicopatologia da negação é uma doença psicológica dos governantes. Quem o diria!? Caras e caros colegas psicólogos tendes muito, muito trabalho pela frente. Como psicólogo de aconselhamento psicológico, aconselho a terem juízo e, mais, e sobretudo, a serem competentes e probos. E, assim, dei o melhor e maior conselho de um modo generoso.
Segui-o!

Andrade silva

3 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Povo acorda! é um Técnico da Saúde mental,um Homem que sabe o valor de cada palavra, é um Humanista, com a vida inteira a responder Presente; que apela ao despertar das colectivas consciências!
Gente viva pensa, sente e age em consequência!
Onde vos andam as consciências, para permitir que façam de vossas vidas uma miragem onde vos não reconheceis?
um HOMEM põe aqui o seu sofrimento a nu, ante a renúncia de Portugal a si próprio! quando um HOMEM BOM fala, pelo menos que nosso respeito nos acorde do torpor e responda : Portugal, aqui estamos, despertámos da longa letargia e dignos agimos e respondemos como seres humanos e povo que somos!
Para que nunca tenhamos vergonha do nosso próprio olhar face a um espelho!
Estamos vivos e vamos assumir-nos como tal!
Por nosso próprio Respeito
e Portugal porque és nosso pai, nossa mãe, nossas origens!

Marilia Gonçalves

andrade da silva disse...

Marilia

Que FORÇA É ESTA? A de ser povo, lutadora, mas falha a liderança e sobeja o comodismo. Sobrevivemos e basta. Nos só ladramos aqui no quintalinzo, mas mesmo assim alguns há medos, há almas que têm donos é preciso quebrar os grilhões, mas como se estamos emparedados?

abraço
asilva

Anónimo disse...

«No entanto, se era uma ditadura do proletariado,"não era tudo preto ou branco". Eu era feliz, e não quero esquecer esses 35 anos da minha vida».

Angela Merkel

http://cronicasdorochedo.blogspot.com/