sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

LIBERDADE DE EXPRESSÂO E DEMOCRACIA NA MADEIRA. E VAI BAILINHO!



Toda a gente conhece os limites à liberdade de expressão na Madeira, o que, o Diário de Noticias do Funchal tem revelado, e todos sabem que o jornal da Madeira é vendido ao preço simbólico de 10 cêntimos, que, obviamente, não são cobrados, sendo o jornal da Diocese do Funchal, pago com dinheiros do erário público, porque, assim, o entende o Sr. Alberto João e nada, nem ninguém, o trava.

Mas, ainda, para maior detalhe dos limites da LIBERDADE DE EXPRESSÃO na Madeira basta seguir as queixas do mensário humorístico Carajau, neste, refere-se que o Governo de João Jardim tem uma equipa de advogados para processar a comunicação social, onde gasta, segundo aquele jornal, mais de uma centena de milhares de euros.

A questão do défice democrático na Madeira e do condicionamento da liberdade de expressão é um problema com muitos anos que todos conhecem, nomeadamente o PS Regional. Todavia por interesses, que só podem ser estranhos à democracia, tem sido escondido e suportado por todos os partidos, incluindo e, particularmente, o PS nacional, e os demais órgãos de soberania, enfim...

Mas porque agora se discutem problemas da mesma natureza, quanto ao governo central, pode ser que alguém queira ouvir as próprias denúncias do PS- Madeira, e, neste caso, de um modo particular, o Sr. Presidente da Assembleia da República. Não é possível ser infimamente democrata sem respeitar a livre expressão do pensamento divergente, qualquer limite a este exercício da cidadania relevam de um pensamento proto ou totalitário, não há volta a dar a este facto.

Reprimir a liberdade de pensamento é uma característica de todas as ditaduras de todos os tempos, e, obviamente, percebe-se porquê, com uma comunicação social domesticada é meio caminho para ganhar eleições.

Tudo isto é muito triste e lamentável, e, obviamente, que quando se estabelece qualquer paralelismo com as pseudo-democracias africanas a portuguesa terá sempre melhor qualidade.

Embora, não estejamos obrigados a copiar figurinos e devamos, se possível, avançar mais do que outros, pelo menos, no que nem sequer custa dinheiro e leva a poupanças, como seja, não ser corrupto e combater a corrupção ( há quem diga que, por aqui, se escoam mais de dois dígitos do PIB, fala-se em 13%, mas que pode ser bem mais que isso), mas se tivermos de nos referir a algum país que seja, por exemplo, à Noruega, ou muitos outros países da OCDE, que são dezenas, e em cuja lista nós ocupamos o 3º lugar de país mais desigual, imediatamente a seguir ao México e à Turquia, o que, é muito, muito grave, e não nos honra em nada.

Naturalmente que com BPN, o caso da Madeira, a gestão danosa que tanto por aí se pratica e tanta corrupção à solta e negócios ocultos ou ocultados, à Direita e à Extrema-Direita falece razão para serem os paladinos das boas práticas governativas. O diabo é que isto não serve de desculpa para outros erros. A Esquerda Socialista e toda a esquerda deviam fazer a diferença em relação às práticas do capitalismo de desastre, o que, frequentemente, não acontece, e penaliza dramaticamente a democracia, e impede a percepção pelos eleitores de qualquer alternativa política válida a este apodrecer, em que a Democracia vai definhando.

Espero que de tudo isto resulte uma melhor democracia para Portugal e para Madeira, no que, naturalmente creio muito pouco, mas que terá de acontecer, mais cedo do que desejam, os que sangram o país.


andrade da silva

2 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Amigo e Companheiro
a extrema direita tem o mau costume
de se aproveitar do agudizar de crises politicas e económicas para tomar o poder
e com os meios sofisticados e a tecnologia de que dispõe ai dos povos
Melhor me parece uma vigilância activa e de apelo altisonante à verdadeira esquerda para que se una e prepare de imediato uma estratégia que impeça a extrema direita de alcançar seus fins e faça lograr todos os planos que tenham apoiados nas forças económicas da globalização
So uma força contrária, organizada mundialmente por todos os que trabalham e podem de repente perder o pouco que têm pode fazer lograr as intentonas fascistas
é urgente unir os pobres do Mundo, como os ricos se souberam unir para nos comer o magro, cada vez mais magro pão que nos vão deixando!
Apelo à Unidade Universal!!!
Unidos seremos invencíveis!
Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

Poia Pois

Gritaremos, gritaremos, mas se os ouvidos estiverem surdos, se os olhos estiverem fechados, se as bocas estiverem mudas....

abraço
asilva