Amiga Marília,
Queridos amigos e amigas,
Conforme falamos por telefone, houve ontem pelas 21 horas uma reunião de Solidariedade de organizações sobre prisioneiros políticos – Sahara Ocidental na Casa da Paz, sede do CPPC. Fui convidado a participar nesta reunião pelo CPPC. O texto da convocatória foi o seguinte:
Caros Amigos,
No passado dia 8 de Outubro, sete activistas de direitos humanos saharauis foram detidos pela polícia marroquina, no aeroporto de Casablanca, quando regressavam de uma visita aos acampamentos de refugiados saharauis em Tinduf (Argélia). Até à data permanecem presos, sendo o seu paradeiro desconhecido.
- Ali Salem Tamek, Secretário-geral do Colectivo de Defensores Saharauis dos Direitos Humanos (CODESA);
- Brahim Dahan, Presidente da Associação Saharaui de Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos (ASVDH);
- Rachid Sghaïr, Activista do Comité Contra a Tortura de Dajla, Rachid Sghayar;
- Nassiri Hamadi, Secretário-Geral do Comité Saharaui para a Defesa dos Direitos Humanos em Smara e presidente da AMDH secção Smara Chapter;
- Yehdih Terruzi, Membro da Associação Marroquina dos Direitos Humanos (AMDH), secção El Aaiún;
- Saleh Loubeihi, presidente o Fórum para a Protecção da Infância Saharaui, membro da CODESA e da AMDH;
- Degja Lechgar, activista e dirigente da ASVDH.
A detenção foi ordenada pelo Procurador Real do Tribunal de Apelação de Casablanca, sob a acusação de traição à pátria e de atentarem contra a soberania e integridade territorial de Marrocos ao serviço de outro país. Estas prisões constituem uma grave violação dos direitos humanos e fazem parte de uma longa política de perseguição, desaparecimento e tortura das autoridades marroquinas contra os activistas saharauis e população em geral.
Recentemente, em Março, no quadro desta política, foram igualmente detidos, entre outros, activistas como SIDI MOHAMMED DADDACH, Presidente do CODAPSO (Comité para a Autodeterminação do Sahara Ocidental); a activista SUKEINA IDRISSI, Presidente de Fórum Futuro da Mulher Saharaui e a activista de direitos humanos de Bojador SULTANA JAYA, que visitou Portugal no ano passado. Outros activistas, como HMAD HMAD, permanecem submetidos a uma apertada vigilância policial.
(...)
Nesta reunião o objectivo foi o de discutir e decidir acções pela libertação dos presos políticos.
Decidiu-se redigir uma Carta-aberta para divulgação e difusão e que deverá ser entregue, na 1.ª pessoa de uma Saharaui, à Embaixada do Reino de Marrocos, em data oportuna e próxima.
Ficou decidido que o data limite de Subscrição pelas Organizações é o dia 4 de Novembro, 4.ª feira.
A Carta-aberta assinada por todas as Organizações que decidam subscrevê-la, será difundida a partir desta 4.ª feira.
Pelo exposto, convido a Revista Latitudes a subscrever esta Carta-aberta, que segue em anexo.
Aguardo deferimento,
Saudações,
Vítor Hugo Cardoso
> >
---------- Forwarded message ----------
From: Conselho Português para a Paz e Cooperação <conselhopaz@netcabo.pt>
Date: 2009/10/29
Subject: Carta Aberta pela libertação dos sete activistas dos direitos humanos saharuis.doc
To: pedrovaz@juventudesocialista.org, 0145360801@netcabo.pt, Suzana Braz <labarek@gmail.com>, carmenribeiro533@gmail.com, Vanda Martins Loureiro <vandaloureiro25@hotmail.com>, torrokabidebakarra@gmail.com, Vitor Hugo Cardoso <vitorhcardoso@gmail.com>, Grupo Parlamentar do PCP <gp_pcp@pcp.parlamento.pt>, maniadofunk@gmail.com, MDM - Movimento Democrático de Mulheres <info.mdm@netcabo.pt>, p.krupenski@aministia-internacional.pt, isabelosullivan1@gmail.com, ruibastos7@gmail.com, jlgalamba@gmail.com, URAP <urap@mail.telepac.pt>, a.santos@urap.pt, nraminho@gmail.com, Núcleo Seixal <cpaz.seixal@gmail.com>, Anabela Vogado <anabela.vogado@fectrans.pt>, Isabel Camarinha <isacamarinha@net.sapo.pt>, cesplisboa@mail.telepac.pt, UMAR <umar.sede@sapo.pt>
Estimados amigos,
Como combinado em anexo enviamos a "Carta-Aberta" aprovada esta noite.
Desejamos a todos um bom trabalho e agradecemos o espírito solidário manifesto nesta reunião.
Saudações de paz
Conselho português para a Paz e Cooperação
[ Carta Aberta pela libertação dos sete activistas dos direitos humanos saharuis.doc (33.5 Ko) ]
Sem comentários:
Enviar um comentário