terça-feira, 20 de julho de 2010

CONTRA-CONTRAREVOLUÇÃO ALERTA N+10 ( PRÉ- FINAIS)




FERREIRA LEITE E A BANDEIRA DA DITADURA A PRAZO, PASSOS COELHO O GOVERNO À MODA DO 24 DE ABRIL

" aos distraídos divulguem as tristes desgraças futuras, se distraídos continuarem..."




Infelizmente, poucos, por aqui passam. Todavia, no Alerta n+9, traçava-se o quadro da política da direita, e ainda nem conhecia as propostas de revisão da constituição do PPD/PSD, na sua versão futura, ao que parece, de PDO, Partido da Democracia Orgânica, como corajosamente e com todas as letras o disse António Arnaud. Os demais políticos, para além do retrocesso civilizacional, fizeram criticas parcelares, porque a educação isto e a saúde aquilo, ou seja, a nova proposta procura promover uma selecção social: para os ricos tudo, para os pobres e menos ricos as sobras, ou sejam, os de 1/3 a 2/3, referidos no alerta N+9.

Todavia o que está em causa é a natureza global e essencial do sistema politico pós 25 de Abril, é como diz Arnaud um golpe de Estado, ou Manuel Alegre a revisão do actual sistema democrático e social.

Mas, uma vez mais a direita vai à frente, porque o sr. Passos Coelho sabe, porque em Portugal houve um 25 de Abril, a revisão que propõe é para ser chumbada, logo o seu objectivo é outro, é desde já entrar em campanha eleitoral para futuras legislativas. O que o PSD, mais parecido com um qualquer PDO, quer, é tão somente dizer, como vai governar,com esta ou com a sua constituição, se for governo, como julga que vai, logo após a próxima consulta popular, mas pode perder,mostrou as gsrras cedo demais.

O PSD, mais semelhante com um PDO , sabe que pode governar contra a Constituição, como sempre aconteceu com mais alguma dificuldade, mas não é uma impossibilidade, é nisto que está a sua aposta, o resto é uma manobra de mera diversão, simplesmente mostraram as garras, depois entenderem-se-iam com o CDS. Sem nenhuma dúvida que o PS, mesmo com a actual liderança recusará aquela proposta de revisão constitucional, mas depois, se continuar na mesma linha, apoiaria o PSD e o CDS na legislação normal que prossegue aqueles objectivos.

Como o cidadão normal entende, as decisões do tribunal constitucional dependem da sua composição que é definida pelos partidos, através da Assembleia da República, e que ainda a violação da letra da constituição é facilmente contornada com virgulas, pontos, entre parêntesis e sinónimos. É, sobretudo, uma mera questão semântica e,ou ideológica.

Por tudo isto, o apelo à mobilização para a contra-contrarevolução, como, claramente, se definiu no Alerta N+9, é uma necessidade urgente. Mas Portugal é Portugal, eterno, na sua surdez e arrogância, portanto, apesar de em tantas previsões aqui se ter acertado, continuaremos a ser ignorados, mas aqui vão ficando, a título de diário, partilhado por alguns, as previsões de tanta desgraça que se consumaram, e podia não ter sido assim, parece, evidente, se se tivesse percorrido caminhos alternativos de convergência, ou ousadia de rompimento. Mas não se fez nem ou, nem outra coisa .Todos defenderam a segurança dos seus territórios, e deram e vão dar a vitória as forças das trevas. Arrogância, estupidez, masoquismo?

No alerta de hoje N+10, fala-se de fase pré-final, porque depois da tomada do poder pela direita não valerá a pena alertar ninguém para o abismo, depois de lá estarmos enterrados e empilhados. Depois lutem, numa luta cruel com vitória incerta, mas que um optimismo fixado poderá sempre dizer que a vitória no espaço de um milénio será a possibilidade, o que, é uma verdade virtual, tão verdadeira como o seu contrário.

Parece-me, no entanto, mais urgente pensar-se que no espaço das gerações presentes, em que já está a acontecer desemprego massivo, nomeadamente entre os jovens, emprego precário para milhões de cidadãos, cuidados de saúde em franca degradação, impunidade para os poderosos (nós conhecemos as suas aldrabices -porque houve violação do segredo de justiça - e eles são absolvidos e gozam-nos, ou são condenados e continuam a gozar-nos) uma corrupção grave, falta de segurança física muito grave, ordenados exíguos, consumo excessivo de lixo, com base num crédito bancário desregrado - agora com alguma contenção. Neste momento, está em alta as casas de penhores- completa e total perversão das solidariedades: os aposentados ingleses estão mais preocupados com a as acções da BP, do que com o derrame do petróleo. As suas pensões são asseguradas pelo êxito da BP, este é um dos efeitos da privatização da segurança social. etc etc.

São todas estas questões que têm de ser discutidas com as pessoas, de um modo claro e objectivo, demonstrando-lhes que as politicas actuais do PS nos conduziram a isto, e que, as politicas do PSD, e CDS com o PS só nos podem conduzir a uma situação pior que a actual. E é preciso demonstrar que se houver uma convergência global à esquerda, incluindo todos os militantes e simpatizantes do Partido Socialista ( escrevo intencionalmente com todas as letras ), as demais forças de esquerda do Parlamento, da sociedade e dos sindicatos pode haver uma alternativa a esta Governança de desastre, sem todavia se pretender, agora, nesta fase, ultrapassar o sistema capitalista.

De facto a luta para o superar já, tem de estar fora desta aliança, e só pode ser uma luta revolucionaria intensa de que, as idas e vindas, à rua, são um mero e simples prelúdio, muito pouco doloroso, para os sacrifícios e as batalhas muito duras e quiçá cruentas que seriam necessárias para ultrapassar o capitalismo.

Ultrapassar o capitalismo será uma meta, mas não é uma probabilidade evidente, neste momento, contrariamente, aos que leram mal os sinais desta crise e avaliaram mal a possibilidade da direita recuperar, razão porque devem estar muito surpreendidos com as respostas eleitorais das massas populares. Todavia não há nada de surpreendente para quem analisa a realidade concreta, o que é surpreendente, isso, sim, como desde há dois anos ando a escrever e a gritar, é a incapacidade de se mostrar outra alternativa e a tornar credível, junto das pessoas, nomeadamente dos militantes e simpatizantes do PS.

Compreendo as dificuldades desta convergencia global à esquerda, depois dos inesperados apelos no interior do PS à consagração da sua actual linha politica, o que, não é nada útil, nem necessário ao Povo Português e a Portugal.

A Portugal e aos Portugueses interessa uma outra politica de defesa dos direitos e liberdades conquistadas em Abril, e que têm sido perdidas e estão, agora, sob uma ameaça de morte pela conjugação das politicas neo-liberais do capitalismo financeiro, especulativo e de desastre que têm sido prosseguidas na América, Europa e Portugal, indistintamente, por partidos conservadores ou socialistas.

Seja como for, sem uma resposta global da esquerda, dos democratas e os humanistas não se poderá aproveitar este assombramento do actual PSD que poderia ser o princípio do fim da sua sonhada vitória, se o PS tomar o seu lugar na defesa de Abril com os comunistas e todos os demais cidadãos livres e independentes deste novo Portugal, que querem, de novo, prender.


20 julho

andrade da silva
PS: 20 julho data do rascunho, postado,no entanto, em 21 julho às 18h.

3 comentários:

Fernando Barbosa Ribeiro disse...

Caro Andrade da Silva

A questão de se pôr fim aos serviços sociais, à prestação de direitos fundamentais aos mais desfavorecidos, etc, para beneficiar os ricos, faz-me lembrar célebres máximas... como a da "lei do mais forte" e a da pena de talião - "olho por olho, dente por dente". Reconheço que ainda existem umas agulhas de esquerda no mei do palheiro neo-liberal que é hoje o PS (apesar de, reconheçamos, nunca nenhum deles ter estado à frente do PS como secretário-geral deste: Mário Soares a aderir ao imperialismo foi a primeira prova viva disto que acabo de afirmar - com a adesão à então CEE, hoje UE). Toda a esquerda, seja PS, PCP, MRPP, etc (se bem que, arriscando-me a parecer sectarista, de esquerda só há um dessa lista infindável), deve encontrar uma convergência: defender Abril, defender o povo e os trabalhadores portugueses, em suma: DEFENDER PORTUGAL! Não falo em salvar, senão arrisco-me a soar como alguns Antónios e Caetanos que tiveram o desdém de passar por cá, mas falo em defender. Defender dessa ofensiva de direita, neo-liberal, capitalista. A actual linha do PS leva-me a dar-lhe um outro nome, também. Passou a ser o PNS, recordando assim aquele partido onde soavam os "sieg heil" que espero ninguém queira voltar a vê-lo... sim, o resultado da sigla é "nacional-socialista". É esse o papel que tem desempenhado, e que pela aparência que mantém, irá continuar a seguir.
Encontrada a convergência, resulta a união. E dessa união, a luta: uma luta que deverá ser extremamente ponderada. Falar com a população é uma óptima ideia, mas insuficiente - quantas vezes ouvimos um "está bem" por parte de com quem conversamos, e no fim não dá em nada. E note-se: nem sempre é por fraco discurso (no sentido qualitatito), mas sim por uma surdez cerebral que foi impregnada pelo neo-liberalismo. As palas da burrice imperam, e para as desviar será necessário muito mais do que o simples esclarecimento ou diálogo com a população... agora que "algo" será esse, igualmente desconheço e confesso-o - mas entre quem tem uma mesma linha, um mesmo fim, etc, já é possível a troca de ideias e o encontro de uma resposta possível, e quiçá encontre-se a resposta ao problema. Revolução também, mas cuidado: antes de Abril sabia-se muitíssimo bem quem estava do lado de quem (assim temos: como desenhador, ou autor do projecto, a esquerda - destaque do PCP mas não só, que soube estudar muito bem quem estaria do lado da revolução e quem seria o traidor - e mesmo assim teve falhas, como fomos verificando; como sapateiro, os que estiveram no "campo de batalha" a 25 de Abril de 1974; como utilizadores do sapato, temos o país), actualmente é extremamente mais complicado - mas não é impossível! E por não ser impossível, lutemos unidos, devagar vai-se ao longe mas não faz mal nenhum (aliás, é imprescindível) acelerar um pouco e com um motor que não dê alarido, até que se atinja a primeira etapa: a união dos verdadeiros socialistas. Logo a seguir, a segunda etapa, constituída pelo desenho do sapato e respectiva realização. Por último e mais importante ainda: a meta gloriosa do fim do neo-liberalismo e do capitalismo, que não é impossível - só é extremamente difícil e complicado.

Um enorme e fraterno abraço amigo
Fernando Barbosa Ribeiro

francisco c santos disse...

Pois é João, agora é que o leão mostrou as garras, eu já esperava isto ! Passos Coelho, é o candidato que a direita, já há muito tempo estava a incubar e para nós ou seja para a grande maioria do povo Português, que tem andado distraído? Ou tem ignorado! Os alertas que tu, e outros, têm lançado.
É um facto que o P.S.com a sua actual direcção nos conduziu para situação em que nos encontramos, eu acredito que ainda há gente de esquerda nas bases do PS terá que haver a mobilização de essa gente e de toda a esquerda para travar a direita, que finalmente tem um líder “Passos Coelho”.A luta deveria ter começado com um candidato para as presidenciais, mas infelizmente não encontramos nenhum que obtivesse o consenso das esquerdas!!! Agora com a provável reeleição do Cavaco, e a provável vitória da direita para o parlamento, esta é realidade que se avizinha? é altura de mobilizar toda a gente, porque quando estivermos no fundo do fosso já é tarde demais
Um abraço F. Santos

andrade da silva disse...

Caro Fernando

Abraço.
Vamos por partes o PS tem desde há muitos anos uma deriva neo-liberal e é um dos pilares do actual sistema. Todavia o PS quer em termos globais, quer em vários dos seus núcleos e sobretudo nestes é ainda um garante da liberdade e da democracia e do estado social, apesar de bastante maltratado.

É preciso presente que o PSD e o CDS desejam é a chegada à direita conservadora, como se em Portugal nunca tivesse havido o 25 de Abril 74.

Passos Coelho animado de uma ganância excessiva mostrou as garras fora do tempo, o seu interesse será o lançamento da campanha eleitoral para as legislativas, mas o seu exagero pode sobretudo vir a beneficiar o PS neo-liberal, como o mal menor, o que, continuará a ser se não houver a convergência da esquerda global, ou outra solução à esquerda que em termos de numero de votantes não vejo qual.

O MRRP para mim é um partido da extrema direita e nada tem a ver com a esquerda.

Caro Francisco
abraço

Nunca nos podemos queixar do povo, mas dos dirigentes. Sei bastante o que o MFA fêz no Alentejo com esse mesmo povo e não eram todos comunistas, alguns até depois do 25 de Novembro 75 depois de me terem acompanhado cuspiram nas suas caras ao subscreverem em Coruche um abaixo - assinados contra mim realizado pelos latifundiários de coruche entre os quias os Ribeiros Teles.

Também comandei filhos do povo durante 42 anos sei do que são capazes de fazer de bem e de mal, conforma as suas lideranças. Naturalmente que a questão também está no grau de alienação do nosso povo, mas sobretudo nos que a produzem, ou são incapazes de a combater e, isto levs-nos para os lideres. Vê o meu giro do horizonte que vou publicar.

abraços
asilva