sábado, 24 de julho de 2010

DESTAS COISAS!?...




GIRO DO HORIZONTE


Zero graus:

Uma mulher e o seu filho
Caem,
Morrem de fome.
São milhões!

Treze graus:

Uma Mulher é lapidada
São milhares.

Dezoito graus:

Sapartacus reergue-se da Tumba,
Segue em frente -
Luta!
É acompanhado por duas dúzias de Marias
E dez inválidos.
Somente!


Noventa graus:

Doze cegos estóicos
reclamam por luz,
mas, o mundo está submerso pela escuridão.


Cem graus:

Meia dúzia de heroínas
E Três heróis,
Descalços de fortuna,
Lutam pelo amanhã.
Sós!


Dos cento e um graus aos trezentos e sessenta:

Traidores,
Imbecis anafados,
Sanguessugas, piolheira,
Vivem, como eunucos,
do deboche, da ganância, do crime.
São os senhores da cidade.


Trezentos e sessenta graus de giro do horizonte:

Uma dúzia de espíritos, meus irmãos,
Milhões de desgraçados,
Meus irmãos, também,
Dez por cento de plutocratas e seus amigos
que tudo devoram.
E nada mais resta
que não um rasto de morte,
destruição, fome e infortúnio.


andrade da silva






6 comentários:

GiaSantos disse...

João
Não interessa se somos poucos a clamar por uma sociedade mais justa, mesmo que sejamos coxos, cegos ou marrecos, o importante é estarmos convictos que a mudança é inadiável. Também o pavio que denota a bomba é um simples fio.
A mudança vai ocorrer conquanto, sejamos um povo passivo para lá do razoável, as novas gerações não estão habituadas a viver sem determinadas mordomias, não creio que assistam impávidas ao roubo dos mais elementares direitos de sobrevivência.
Vivemos tempos difíceis e mais uma vez são os mais desfavorecidos que mais sofrem com a crise, contudo, a dita classe média também já a sente e pondera no futuro dos filhos.
Um abraço
Luzia

andrade da silva disse...

Luzia

Mas aí é que a porca torce o rabo, as mordomias, quando faltarem será a revolta e não a REVOLUÇÂO, pode ser o 28 de Maio e não o 25 de Abril, aí está o intelegentissimo paulo portas a dizer que passos coelho deu um tiro no pé a falar de liberalização de despedimentos e do SNS etc. espertalhão.
bjo
joão

francisco c santos disse...

Pois é João, eu percebo o teu grito de revolta que te vai na alma, a porca ainda tem que torcer muito, muito mais o rabo para haver revolta! Para a pequena e média burguesia, que se tem acomodado com umas pequenas benesses que os neo fascistas que fizeram o 25 de Novembro.
Para nós que acreditamos nos verdadeiros ideais do 25 de Abril isto já não se resolve com estas lutas de galos, que não pertencem há nossa capoeira, mas como não temos espírito de resignação, temos de continuar a lutar e ir denunciando estes vendedores de ilusões que todos os dias aparecem nos m. De c. Social a vender banha da cobra, vivem em permanente campanha eleitoral, para eles o que conta são os votos, para mais uns deputados, diga-se tachos. Mas se a direita toma todo o poder, parlamento, presidência, etc, etc, ai não sei se não vamos todos pagar o pato.
Um abraço F. Santos

GiaSantos disse...

João
Hoje alguns jovens já não alinham em manifestações porque não acreditam em pacifismos e acreditam que isto só lá vai pela força, muito já viram que neste país à beira mar plantado, os nossos gestores só irão tremer quando virem as costas quentes e os seus bens a arder.
Éramos um país de analfabetos, hoje somos um país de indiferentes em que o rumo das nossas vidas e das gerações futuras nos passa ao lado, deixando-o nas mãos dos vampiros que nos governam.

Pois é meu Mano quase gémeo, não pela idade mas pela alma, não te esqueças que "pequena e média burguesia" somos todos nós o que nos entretemos por aqui a dar os nossos "bitates", só não fizemos o 25 de Novembro, o qual a ti, ao João e a muitos outros custaram lágrimas de sangue.
Hoje é necessário esquecermos velhas guerras e repensá-las novas como forma de minorar os mais desfavorecidos e acabar de vez com esta corja de corruptos que na sua ânsia de poder e de fortuna até do sangue dos mais desfavorecidos se alimenta.
Pobres loucos não aprenderam nada com a história.
Bjs

andrade da silva disse...

Amiga e Amigo

Eu ouvi todo o discurso de João Jardim. Discurso fascista aplaudido por milhares de pessoas em extase e há milhares e milhares de pessoas disponiveis para seguir muitos outros Bocaças, ele não está só.

Claro que o jovens marcharão, resta saber ao som de que tombetas. As da direita num longinquo 76 tocaram e o que aconteceu a violência, e depois o 25 de Novembro que consagrou a vitória da direita e as esquerdas no dia 25 de Novembro foram dormir para debaixo das camas.

O livro de carlos brito sobre o 25 de Novembro é um vomito, claro que o aasunto já está registado na forma manuscrita no meu quase diario,logo passa,passarei para aqui.

Quem quiser constroi castelos na areia, depois não se queixem, da minha parte já vivi muita basófia, traição e também evitei, em parte a sublevação armada no alentejo no 25 de Novembro e queira ou não o PCP onde eu aparecesse nem tudo a voz do PCP comandava, como pelo menos o Francisco sabe e também sabe o canejo do Couço, este até por acções à margem da ,linha oficial do PCP.

Há tanta história para fazer, por aqui vão ficando uns elementos dispersos deste quase diario louco, pessoal, lido por meia duzia de amigas e amigos, em que alguns até terão medo de ler o que aqui digo e muito mais de alguma vez repetir os factos que aqui narro,porque são do index.

Esta democracia está cheia de mentira, interditos, falsos heróis, fanfarrões. Conheci alguns no terreno e isso faz de mim um diabo - um pobre diabo - o que lhes irrita mais.
Mas porque não me calo?
Abraço
asilva

andrade da silva disse...

Luizia

Penso que são precisas novas formas, também tenho falado delas por aí, lá para setembro publicarei por aqui: apresentei-as em várias tertulias, até com africanos e em cursos de verão de seniores: uns quase me atiravam borda fora, outros aplaudiram, mas logo disseram utopia, maior do que a de MOre. Também apresentei-a no momento do nascimento do Movimento nova esquerda, but....

abraço
asilva