quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

BELCHIOR, BALTAZAR E OUTROS FIGURANTES


" À Edviges e aos que 'topam' alguma graça nesta espécie de humor"


Belchior, o rei negro, suponho que pobre, chegou à Madeira pelas mãos do Presidente da Câmara do Funchal que encheu a praça do município com um bolo-rei de 500kg. Éramos muitos e o bolo estava bom. Comi duas talhadas, e comprei uma velha laranjada para acompanhar, também ofereciam bebida, mas não dei pela coisa.


Muita gente trouxe bastante das sobras , um ver se te avias, edificante, e o Presidente lá cumprimentou os fregueses. Desta feita soube-se para o que foram as taxas municipais, serviram de pequena lembrança a milhares de funchalenses. Merecem.


Foi simpático. Por aqui encontrei um antigo colega do liceu, e estive com a minha irmã e algumas das suas colegas da Universidade de seniores - óptimo projecto do Ensino Público. Depois, muito mais tarde, fui interpelado por uma velhota sobre o bolo-rei, e lá lhe informei que já tinha feito a digestão dos bocados que tinha comido, e que para o ano haveria mais. Ela concordou e despedimo-nos. Outros, que não eu, vão dar o voto ao sr. Presidente, mas a ideia é 'porreira pá!' Bravo Sr. Presidente, nas festas estou sempre consigo e considero-o simpático, mas tem protegido pouco a zona costeira etc. etc., e, nisto, discordamos.


O Belchior da Medicina traz uma grande Boa Nova, daqui por mais uns anos, poderá detectar-se o cancro do cólon, sem colonoscopia. Hoje, também já se pode fazer algures por Portugal com uma micro câmara, mas custa mais de mil euros, logo, mesmo agora, o estado social no SNS não é igual para todos. Também já a análise para o cancro da próstata custa 30€ e não é comparticipada.a É um luxo, mas está para o homem, como as mamografias para a mulher, mas neste caso do PSA os homens calam-se, porquê?


Infelizmente, terei de fazer uma colonoscopia muito antes dos 5 anos necessários para a experimentação da análise de sangue. Mas saúdo a descoberta, por causa dos milhões que não vão ter de passar por aquela técnica intrusiva. Já fiz um clister opaco no Hospital Militar, e não fui nada bem tratado, tive de eu próprio ´enfiar pelo dito cujo' o tubo sem nenhum produto que não fosse a água do clister. Estavam presentes duas enfermeiras que se limitaram a serem monas. Malditas, ainda disse a médico, but...


Mas, também chegaram os Baltazares, julgo que os réis ricos, um da Europa, através de Durão Barroso que seguindo a cartilha do candidato Cavaco da Silva disse que nada referiria sobre os especuladores dos mercados. Eles fazem o papel deles, e ele, Durão Barroso, limita-se a declarar àqueles que podem especular o que quiserem com a divida de Espanha e Portugal que as finanças da Europa suportarão a gula, mas depois nós pagaremos.


Também Baltazar foi o ministro da economia ao dizer que os 3 e tal por cento de juros com que compraram a nossa dívida soberana foi um pouco abaixo do que os analistas diziam, logo, ele ficou muito contente, e julgo que com esse sinal, os tais especuladores sabem que segundo o ministro podem pedir um pouco mais que ele ficará sorridente.


Já não sei quem é que está psicótico, se sou eu, ou os os réis presepiais ( não exista a palavra, mas dá jeito e entende-se, e se Garrett inventou as palavras que lhe faziam falta, porque não pode um charruador da língua fazer das suas (Edviges ou isto é piada, ou mesmo ridícula loucura, mesmo psicótica).


Dos outros figurantes refiro os que foram ser ouvidos em tribunal, no processo, circo, ou farsa, de oculto, chamado. Eles riem-se, parecia que iam para uma festa, até lembraram-me o pessoal na hora de saborear o bolo-rei municipal. Continuo a pensar, se estão todos a fazer disto um circo, ou se mesmo tudo isto já não é um grande manicómio, onde, já ninguém se safa, estando eu na lista dos com um episódio psicótico agudo severo, ou, talvez mesmo, já numa situação de cronicidade.


TIREM-ME DESTE FILME. JÁ ME SINTO DENTRO DE UM COLETE DE FORÇAS, porque a passar as passas do Algarve ou em palpos de aranha estamos lixados aos milhões, só em Portugal. Mas o consumo no Carnaval das prendas aumentou, pessoalmente com tudo gastei cerca de 1,5 salários mínimos, considerando que tenho um filho com 25 anos, logo precisa de ir 'abanar o capacete' para algures etc.


andrade da silva.


PS. Bom dia de Réis.

1 comentário:

Anónimo disse...

ah ah ah ah! essa do dito cujo està muito bem caçada
maroto
assina quem riu ao ler