domingo, 23 de janeiro de 2011

INTERLÚDIO NO INFERNO DE DANTE




BOAS NOTÍCIAS


A União Europeia aprovou o relatório da deputada portuguesa Marisa Matias sobre a doença de Alzheimer. Grave doença degenerativa que afecta milhões de idosos tornando-os em mortos-vivos, com um sofrimento incomensurável para os seus familiares e com custos extraordinariamente elevados na compra de remédios pouco mais que ineficazes, como foi no caso da minha mãe, apesar do seu custo, na ordem dos 200€/ mês, na parte não comparticipada, para além dos cuidados não médicos que exige, ou seja, para além da disponibilidade e amor das famílias é preciso muito dinheiro, mesmo com as os apoios não negligenciáveis do SNS. Sem a comparticipação deste tudo ainda seria pior, como já tive oportunidade de referir.


Com a aprovação deste relatório poderá intensificar-se a pesquisa e a investigação cientificas, a medicina preventiva e os apoios. É preciso saudar estas medidas que pecam por tardias, mas é importante que passem à prática, o que, exigirá muito atenção dos cidadãos, facto que infelizmente não é a regra.


É muito positivo que na Tunísia, os tunisinos exijam a investigação e a punição dos crimes de corrupção, aquisição ilegal de bens móveis e imóveis e outros, negócios financeiros ilegais e outros de toda a camarilha corrupta e cúmplice que governou nos últimos anos o país.


Como seria bom que tivessem êxito e o seu exemplo servisse para acordar muitas consciências adormecidas perante a corrupção em Portugal, desde logo, os deputados que deviam e têm de legislar no sentido de que a votação popular não possa substituir-se à justiça, o que, exige que esta seja justa, célere, independente e eficaz .


Foi também muito importante que o Presidente da China, Hit Jintao - que não seja só para americano ver - tenha dito que é preciso avançar muito no respeito dos direitos humanos na China ( ouvi a tradução directa do discurso). De facto na 2ª economia do Mundo, que cresceu 261% nos últimos 10 anos, enquanto, a economia japonesa cresceu 5%, é inaceitável e desumano que nos preços finais dos bens transacionáveis só esteja incorporado 5% de remuneração aos trabalhadores, na indústria com vencimentos médios de 75 a 100€/ mês.


Todavia o império é muito grande e milhões de chineses têm sido retirados da miséria total, e se por cá, ( todos bem, lembram-se) hoje, depois de 40 anos de fascismo e 40 de democracia, o período mais longo que em dez séculos de história se viveu em liberdade, 48% dos portugueses dizem que se vivia melhor social e economicamente no fascismo, o que, para além de ser objectivamente mentira revela a grave desvalorização que o povo português dá à liberdade, em parte, ou mesmo bastante, por causa da péssima qualidade e probidade dos partidos, dos políticos e dos agentes do estado.


Foi também importante que o PCP/Madeira tenha proposto uma taxação adicional aos bilionários madeirenses, o que poderia ser um modo de financiar alguns serviços que o Estado Social presta aos que caíram em indigência e no desemprego, muitas vezes por falta de investimentos produtivos desses bilionários, mas a proposta foi chumbada pelo partido madeirense que se diz social-democrata, o PSD, mas como?


Nunca é demais sinalizar esta grande vitória de Abril que são as eleições livres e democráticas, o que sempre todo o MFA saudou. Contudo há muito para fazer ao nível das eleições, onde, as centenas de milhares de euros de custo das campanhas e a dificuldade dos cidadãos se organizarem de um modo independente, mas necessário, sobretudo nas Presidenciais e outros obstáculos, podem impedir o surgimento de candidaturas Nacionais vitoriosas pelo voto maioritário do povo.


Mas, como já referi, nesta área, a que voltarei, a candidatura de Fernando Nobre em 2011 e a de Manuel Alegre de há 5 anos dão uma dimensão inegável das forças destas candidaturas, que mais do que outras sustém mais grave abstenção, apesar dos discursos enviesados que começam a surgir, para atirarem areia para os erros sistemáticos que se cometem e pelos vistos quer-se continuar a cometer - erro fatal, é insistir no erro.


andrade da silva

5 comentários:

andrade da silva disse...

Lirios do Campo

Seria bom que humildemende se lesse o que tenho escrito sobre os votos nas candidaturas de Manuel Alegre de há 5 anos e as de 2011 de Fernando Nobre. Dá para ver, o que é importante ver e analisar.

Rui Rio fala, hoje, de Salazar. Se Salazar tivesse a votos teria ganho sucessivas eleições, obviamente, o que só revela que Salazar era ditador por vontade própria e por uma grave falta de inteligência politica, social, cultural e economica de Salazar.
asilva

Marília Gonçalves disse...

Companheiro amigo
para que as pessoas possam consultar mais facilmente os arquivos, de acordo comm as noticias que procuram, tzlvez nzo fosse mau, instalar um motor de buscas interno no blogue, veja se possivel esta assunto com o nosso Companheiro Jeronimo Sardinha
Qaunto ao seu artigo, é o tom em que foi redigido, que me empolga!
pis a luta é alrgada ao Mundo
internacionalista até à medula, so o posso apoiar, com todas as minhas forças!
o momento é de esperança Capitao, porque a Resistência começou!
e nunca acabarà enquanto o obscurantismo se imposer pela desonestidade de seus procedimentos
abraço Companheiro
Vamos à Luta! que se for preciso
descer à arena: pelo que trago em mim da voz de tantos,Aqui Estou!
Marilia Gonçalves

andrade da silva disse...

Salazar ganharia também porque:

Mas ganharia eleições também pelas trágicas alianças desde há muito estabelecidas em Portugal: Igreja, poder politico conservador, poder financeiro, grandes empresários e comunicação social.
asilva

Marília Gonçalves disse...

nunca pensei que os bufos tivessem proliferado tanto
e nao se esqueça que quem sai aos seus...
as histôrias mal contadas pela maldosa intençao de par com a imensa e total falta de cultura,fazem os descendentes, seguir caminhos distorcidos
Desafio à nossa capacidade
Mas um grito de luz e fura as trevas de longe faz-se ouvir!
Abrao
Marilia

Anónimo disse...

E BEATRIZ?