quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VIVA O 25 de ABRIL de 1974


                           

                           ABRIL SEMPRE!
Depois de hoje, pela 1º vez, ter lido a entrevista que em 1999 dei a SIC, para se fazer o programa “ A hora da Liberdade”, e que agora será publicada pela editora Pedra da Lua, confrontado com a luminosidade dos propósitos e com a grandeza de Alma com que foi feito todo aquele movimento, tenho de apaixonada, mas também racional e sociologicamente dizer:
Abril foi um grande feito para a aceleração do Futuro, ou mesmo, para a mudança de Portugal e do mundo, que, infelizmente sempre, ontem, como hoje, mais serviu às toupeiras de todas as matizes, do que aos que generosamente quiseram e querem fazer de Portugal um país livre, desenvolvido, justo, moderno e decente, e o mesmo desejaram e desejam para todos os  povos do mundo, mas, de um modo muito especial, para os países de comunidade lusófona,  nomeadamente da África de da Ásia.
Mas também ao falar de Abril Sempre, lembro-me de Salgueiro Maia, Fabião, Vasco Gonçalves, Costa Martins, Rosa Coutinho, Victor Alves, Chico Patrício, Ti Jaime,  o Zé e  a Modesta do Couço e tantas outras amigas e amigos que já partiram e de que quero falar, sobretudo do Chico Patrício ( pai da Carla Patrício, nossa leitora) e do Ti Jaime de Vendas Novas.
andrade da silva

8 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Quem é que está na foto?
Capitão, diga à gente que ninguém fica a saber, ninguém nos escuta
mesmo assim sempre gostava de saber o que publico
acho que desconfio... mas claro, nunca se tem certeza
abraço fraterno
Marília

andrade da silva disse...

Na foto está um actor. A foto é o cartaz que anuncia o filme, para o qual dei a entrevista.
abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

ah muito bem
quanto mais trabalhos divulgarem Abril, melhor!
Era até urgente que um largo trabalho de divulgação que no fundo é HISTÓRIA de PORTUGAL, FOSSE feia junto de Jovens e Crianças, a minha neta de dez anos, ainda onde esteve a falar comigo e a fazer-me perguntas sobre o que se vê no filme Capitães de Abril,perguntou-me se se via alguma violência e expliquei-lhe que a única cena em que se vê matar pessoas, nem é muito demorada, porque o que se vê mais dessa parte do filme é o ódio sem fim que a PIDE e o regime fascista tinham pelo povo de Portugal, realmente só um grande ódio, uma grande falta de respeito, podem fazer tanto mal, durante quarenta e oito anos, sem sombra de arrependimento!
pois a minha neta agora quer ver o filme que nunca foi imposto, mas aos poucos foi sabendo o que se viveu em Portugal
é importante que jovens e crianças saibam, olhe que tenho conhecimento de filhos de portugueses aqui, viram o filme quando saiu, e ficaram com um orgulho em Portugal e em Abril, sem medida, hoje são uns homenzinhos e a paixão deles por Portugal nunca mais acabou! o do meio (são três) quando pode escapa-se para Portugal e quando tem que voltar é sempre com lágrimas. Para que posam amar Portugal, verdadeiramente, têm que se orgulhar do país a que pertencem. E que melhores representantes de tal motivo de orgulho Pátrio, que a generosa e corajosa acção que foi o libertar Portugal do horror e do silêncio?
Seria mesmo muito importante a intervenção de Capitães de Abril, em escolas, liceus, debates a que fossem convidados, primeiro a ver o filme e depois a fazer perguntas directamente aos HOMENS sem SONO, sobre tudo o que toca Abril, para dizer a verdade nem compreendo como tais acções, não fazem parte, do programa escolar! é uma grande lição de humanismo, ver militares tão pesadamente armados e a fazerem tudo para não serem obrigados a servir-se das Armas!
Quem pode ficar indiferente diante de tal calor humano. A mais bela Revolução! que por nada devemos deixar esquecer, para que horrores do passado se não repitam mais! Porque Capitães de Abril, não sei se surgirão outra vez para Libertar Portugal e seu Povo de tantos anos de sofrimento. Esse sofrimento que esvaziou Portugal de seus filhos e deixou tantas terras que podiam ser produtivas ao abandono!
por tudo isso Capitães, Obrigada!
porque nos escancararam as portas do Futuro, agora é importante que nunca mais as tente fechar de novo, e que nunca mais Portugal de esvazie de suas gentes! porque quando todos partem é que tem que haver uma razão muito forte!
e a propósito, não é isso que está outra vez a acontecer? Como reerguer Portugal se fazem fugir os braços produtivos que o podem construir!
é preciso continuar Abril, restaurar direitos que ao longo dos anos se foram perdendo, porque por um pequena brecha, não fechada por nossos cuidados, o pior pode entrar e isso nunca mais!
25 de Abril Sempre! do fascismo nem a pálida sombra, NUNCA MAIS!
só políticas que abranjam todos os sectores da vida do Povo Português, podem tornar Portugal um país produtivo, inventivo e Criador de trabalho e de soluções para cada problema!
e para encontrar tais soluções é importante votar, que ninguém falte, que todos votem, conscientes, que é através das eleições, pelo candidato em quem votamos, que podemos contribuir para que a vida de cada um em Portugal seja uma continuidade de Direitos e Deveres! Se sempre por onde passaram os portugueses ergueram países, também têm força para erguer Portugal!
Vamos rerguer Portugal, contribuindo a reerguer Abril!
convosco sempre

Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

O Jazz e o Poder são antagónicos"
José Duarte





José Duarte, 69 anos, uma vida inteira dedicada a ensinar os portugueses a gostar de jazz. No escritório de sua casa no bairro da Lapa, em Lisboa, entre paredes preenchidas por livros, discos, fotografias, encontra-se toda uma imensidão de objectos relacionados com o universo musical. Defende o jazz como uma música sempre em movimento e nunca em consonância com o poder. No entanto, não esconde o desalento ao fim de tantos anos devotados ao jazz, sem saber se o balanço desse tempo é positivo ou negativo. Agora, diz, falta-lhe arrumar as coisas para se ir embora. Para tal doou o seu precioso acervo à Universidade de Aveiro, com o que contribuiu para a criação do primeiro Centro de Estudos de Jazz em Portugal. Ele é o provedor do jazz, desde quando o jazz era ainda música de resistência a um regime que impedia os portugueses de ler, ver filmes, ouvir música.

http://www1.ci.uc.pt/sdp/rualarga98/subseccoes/detalhe.php?PnID=635

Marília Gonçalves disse...

Felizes são os audazes


Felizes são os audazes
pois não resignam
nem imploram
debatem
partilham
escutam
e só depois decidem

felizes são os audazes
destituídos que são do interesse
e da cobiça
em vez disso são crentes
e pioneiros
são as vozes da humanidade
arquitectos da paz
e da esperança

José Gomes Ferreira

andrade da silva disse...

Marília

O filme da SIC é muito mais documental que o filme da Medeiros, o da SIC dá a conhecer as 24 horas de grande tensão. Veja se o consegue na SIC, páginas tantas estará na internet, mas não sei.
Veja se na sua roda de amigos, alguém a ajuda ou na SIC, também é natural, porque aquela reportagem fala dos gloriosos militares de Abril, que muitos não tenham dado grande atenção, mas de facto o 25 de Abril 74, neste dia, somente foi feito pelos militares e pelo povo que esteve na rua, é certo que houve um antes e um depois mas naquele dia foi assim, o que muitos querem matizar, mas…

abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

Companheiro
e como se chama o filme.
"o dia dos heróis"?
isso fui agora espreitar está no youtube
vou ver se é isso
se for ponho link
abraço
Marília

Marília Gonçalves disse...

A HORA DA LIBERDADE

ACHEI

LINK

http://www.youtube.com/results?search_query=SIC+25+DE+ABRIL+1974&aq=f