DEMITIR ESTA CLASSE POLITICA COM QUEM E PARA QUÊ?
Como é fácil de verificar pela profusão de textos na página da manifestação de um milhão não é possível saber se há duas ideias semelhantes.
Todavia nenhum movimento com alguma ideia de mudança pode ter como objectivo a demissão de toda a classe política. É BONITO SOA BEM, mas é um mero devaneio poético, ou uma deriva totalitária. É algo que não faz sentido. É SUICIDÁRIO, porque o que há a fazer é dignificar a politica, criar um código ético do servidor público e pôr os políticos a trabalharem segundo politicas correctas e justas para o bem de todos os concidadãos.
Objectivamente seria importante premiar os políticos dignos, correr com os indignos, e exigir que os tribunais funcionassem rapidamente contra os corruptos, e seria também importante reconstruir a democracia participativa, mas nada disto se faz com uma, duas ou uma dezena de manifestações. É preciso muito mais, como seja organização, liderança.
Naturalmente que um movimento que hoje exige a demissão de toda a classe politica também pode pedir de todos os magistrados, militares, etc. seria o retomar da histórica luta do cidadão contra o estado, e o regresso ao bom selvagem de Rousseau, ou à anarquia que com o seu manto de liberdade total, esconde os piores déspotas e totalitários.
Todavia temos razão em querer que estes políticos se vão embora. O método proposto para alterar este desastre em que vivemos é que não será o eficaz, porque pede o impossível, o que é bom, estóico, motivador e mobilizador. Todavia a conquista do IMPOSSÍVEL tem um preço elevado, pode mesmo exigir o sacrifício da vida, e é sempre bom saber o que cada um, para além do ruído, é capaz de fazer.
O objectivo proposto parece de facto para quem quer fazer disto um jogo lúdico de facebook, que nas actuais circunstâncias seduz muita gente, porque quanto mais demagógica e estonteante for a proposta mais seduz faixas de pessoas desesperadas, e pode até vir ocupar a rua, como já fizeram os camionistas e a comissão de utentes da ponte. Podem não mudar toda a classe politica, mas provocar perturbações que levem à queda do governo. Preocupantemente nesta iniciativa está presente na página, como se pode verificar, a frente portuguesa com adeptos que transportam a bandeira nazi, logo…
andrade da silva
9 comentários:
ALERTA POVO DE ABRIL
ALERTA
e nós aqui no blogue Liberdade e Cidadania,temos avisado, prevenido, denunciado o perigo!
e claro o oportunismo histórico é mais uma vez encabeçado pelos que tentam atentar contra a Democracia, instaurada com o 25 de Abril de 1974
será povo de Abril, que mais uma vez, sem um sobressalto te vais deixar degolar?
tudo está nas tuas mãos! ainda está...mas se não despertas desse medo, ou desse estranho sono pode deixar de estar
e desta vez as condições politicas e militares não serão as mesmas, outro 25 de Abril, pode por isso mesmo, nunca mais acontecer
ALERTA POVO DE ABRIL ALERTA
Capitães, pelo meu lado, aqui estou, por Abril, por Portugal, pelo Povo esquecido que se perde, mas que amamos, a vosso lado sempre
Marília Gonçalves
a comentários que fiz, eis a resposta democratica:
Antonio Gomes da Silva 8 de Fevereiro de 2011 10:57
Estes provocadores que se intrometam na manif. levam o papo bem apertado. Lembrem-se que esta força é constituída por todas as classes sociais e com todas as capacidades. Aqui não há cobardes, mas sim gente de bom senso. Saberemos responder na altura certa com os meios adequados à situação que se depare.
... Só falta assinar...
"Rudolf Hess".
Rudolf Hess?...
O que assinaria ele?
Novos comentários identificadores de quem é quem:
"Os aventais é que nos roubaram o ouro! Julgam que são proprietários dele, desde que os maçons fugiram de França e vieram alojar-se na hispânia. Ficaram mais fulos quando o Estado novo confiscou os bens da maçonaria. Agora pensam estar a reaver tudo, olha o exagero..."José Barros
ou
direita, esquerda, centro, andam é todos de avental isso sim... não nos esquecemos de vocês.
O POVO TEM O DIREITO de triunfar, mas esta não é a gente, nem este o caminho. A Revolução que propõe com estes objectivos é TOTALITÁRIA de cariz nazi em parte ou no seu todo.
Marilia
A maioria dos capitães fazem de mortos, ressuscitam nos dias 25 de Abril de cada ano, para serem ovacionados, aliás ninguém parece preocupar-se com isto que se vai alastrando com descontentes até de áreas à esquerda com cidadãos mais politizados.
Parece que se dá pouca atenção a estes novos métodos de fazer politica via internet, mas eles são muito fortes e eficazes.
coisas...
Companheiro
é impossível que todos os Capitães estejam indiferentes a quanto se passsa quer em Portugal quer no Mundo, meu Capitão eu acredito no ser humano, vê? estamos sempre de acordo por Abril e tudo o que o toca, mas eu nunca fui atingida pelo cepticismo crónico, apesar de ter também sofrido umas coisinhas. Mas mesmo se tropeço e caio, é a esperança e a confiança nesse Amanhã, que trago desde garota, que me levanta e me guia, a furar a noite por vezes sombria, até ao dia! e penso mesmo que se não fora essa crença, acabava-se-me o ar de vez
A vida nem sempre nos leva para onde queremos ir. Eu que detestava viver em França em miúda, encontrei-me aqui, para salva um filho numa altura em que em Portugal lhe deram 15 dias de vida;e creia é o horror que se vive a este anúncio!
e <depois a pouco e pouco foi a Arte, os artistas que me reconciliaram com a distância, porque na universalidade da Arte, senti que tinha que olhar as coisas que me rodeavam de outro modo.
E apesar da saudade sem fim, consegui um pouco de serenidade, e mesmo de longe o bater-me por Portugal, faz-me sentir em casa
Gostava de apesar desta distância de 2000km o poder contaminar de Esperança, sei que foi muito magoado depois de Abril, já lhe escrevi sobre isso, e reconheço que é muito mais doloroso ser magoado por pessoas que julgávamos estarem a nosso lado, mas foram uns quantos que o magoaram, não se pode pôr sobre os ombros de todos, queira mal a esses, compreendo, mas não aos outros, que também se ferem, se atacados injustamente. Porque você tem um excelente coração tenho esperança que este lhe fale
sua amiga sincera meu Capitão, e você sabe-o bem!
um grande abraço
Marília Gonçalves
Marilia
Não falo de mágoas falo de factos. Se os capitães de Abril que estão sempre à boca do palco para receberem ovações falam, não sei onde falam.
Agora sei que divulgam umas informações, como contra a iniciativa da formação da Associação Vasco Gonçalves e não outras por exemplo, sobre a divulgação do estudo que fizemos sobre deficientes e pior sobre a sinopse do mesmo.Um comportamento totalitário
"E por mar nunca dantes navegados" e que nunca deviam ser navegados, por causa de um pós-revolucionário proto-fascista fecharam um blogue em 13 de Junho de 2008.
Não são mágoas, falo de factos e como sempre lá se foi dizendo e nisso acredito só a verdade é revolucionária, ou como Marx disse o critério de verdade é a prática o resto... o resto... é com cada um...
Como nunca aspirei a nada, nem nunca esperei nada dos cínicos, não tenho mágoas por qualquer ingratidão, mas ver o país e o povo ser enganado por lobos disfarçados, isto REVOLTA-ME PORQUE È UMA TRAIÇÂO AO 25 de Abril e ao POVO PORTUGUÊS, facto que mais do que mágoa provoca-me, sim, indignação que devia trazer às ruas não um milhão de Portugueses, mas 9 milhões de enganados, não sob bandeiras nazis, mas sob a bandeira da DIGNIICAÇÃO DA DEMOCRACIA E DO DESENVOLVIMENTO. De uma democracia participativa dirigida com e pelo povo com gente proba, livre, não cínica, nem totalitária. Todos os inimigos da liberdade de pensamento são santuários de totalitarismo da inquisição ou do tipo salazarista, são títeres e não lideres de povo livre.
Não estou magoado, ESTOU REVOLTADO COM E COMO MILHÔES DE PORTUGUESES, o que é, bem diferente.
abraço
asilva
Tenho ouvido muitos daqueles que me rodeiam, e...
Ouço jovens que trabalham e fumam drogas venerar Salazar, antigos (mais velhos) venerar o passado, mesmo em tempos de ditadura, ex militares orgulharem-se da sua "não participação" no 25 de Abril.
Os portugueses não querem progredir!
Querem ser nada ou ninguém, de momento que tenham vinho (sofrimento anestesiado!), futebol e a sua mente prostituída (consentimento "da doutrinação vulgar politizada), no adiamento que as suas inteligências individuais promovem, em nome da paradoxal insatisfação agradável!
Um povo que quer viver assim..
Não existe, nem existiu, algum ponto cultural estratégico, representativo das prioridades (ansiedades) culturais, que interligasse as gerações conhecedoras do passado, aos potenciais participadores do presente, em nome de um futuro inteligente (evolutivo).
Abraço
Caro Pierrot
Humberto Delgado falava de povo escravo, eu digo que somos mais espezinhados por elites miseráveis, cínicas e mentirosas que enganam o povo e lhe enfiam a canga, e vão sempre dizendo que o povo não é estúpido, quanto lhe mais enfiam a canga.
É muito difícil passar as mensagens sempre que falo com jovens eles gostam de me ouvir, mas o mais difícil é ir onde eles estão e normalmente quanto ao 25 de Abril quem escolhe quem vai aqui ou além são os que não querem que uns falem.
Isto está tudo podre, é um chiqueiro a precisar de uma grande lavagem, mas poucos querem olhar de frente a vergonhosa porcaria em que vivemos, dando oportunidade a que os fachos todos se levantem para limparem a estrumeira. Estamos assim, claro que é como vejo, há outros que vêm outras coisas diferentes, mas o que sei é 48% dos portugueses dizem que no fascismo estavam melhores em dadas áreas.
abraço
asilva
Enviar um comentário